A doença ocorre por meio da dilatação do estômago, seguida da torção desse órgão. Com causas primárias ainda desconhecidas, a torção gástrica é um problema sério que atinge, principalmente, os cães de grande porte, podendo, ainda, acometer cachorros pequenos em casos muito raros.
O tratamento da torção gástrica em cães é realizado pelo veterinário, que irá introduzir uma sonda através da boca do animal até o estômago. Caso a sonda não consiga ultrapassá-lo, será confirmado o diagnóstico de torção gástrica.
O tratamento pode ser clínico emergencial, que consiste na descompressão gástrica e estabilização do paciente, ou pode ser cirúrgico, cujo objetivo também é a descompressão do estômago, a inspeção do baço e estômago para remoção de tecido danificado ou necrótico, correção do posicionamento do estômago e gastropexia ...
Mas o que causa essa anomalia? De acordo com Ítalo, o refluxo gastroesofágico é um processo normal, ocasionado principalmente por dilatação esofágica, esofagite e, mais comumente, pela ingestão de alimentos em maior quantidade que a capacidade de entrada estomacal.
Afinal, como ocorre a torção gástrica em cães? Quando o cão ingere uma quantidade exagerada de alimentos fermentáveis (feijão ou grãos variados) ou líquidos ocorre uma dilatação em seu estômago, e consequentemente pode haver a sua torção.
Segundo a Dra. Juliana, os motivos do porque a barriga do cachorro faz barulho podem ser: obstrução intestinal pela presença de corpo estranho, parasitas estomacais, doença inflamatória intestinal, alergia alimentar e outras enfermidades.
Os sinais clínicos comumente apresentados são: distensão e intensa dor abdominal, taquicardia, náusea, sialorréia, inquietação e sinais variados de choque (ULLMANN et al, 2015; O'NEILL et al, 2017).
a dilatação gástrica promove compressão mecânica direta sobre a veia cava cranial. a gastrocentese é um procedimento de alto risco e não é recomendada em casos de dilatação devido ao risco de ruptura. a antibioticoterapia não deve ser instituída a fim de evitar resistência bacteriana.
Embora a torção gástrica possa ocorrer em qualquer raça, são as maiores que têm mais tendência a sofrer dela, e também aquelas com o peito profundo, como o Poodle médio e o Boxer. É também uma das doenças mais comuns do Weimaraner. As causas que originam este problema são as seguintes:
Não existem remédios caseiros ou truques que possa aplicar, perante a torção gástrica do cão deverá ir ao veterinário de forma imediata uma vez que se trata de uma urgência na qual a vida do cachorro está em risco. Tente mexer nele com cuidado até chegar ao veterinário de confiança, assim como também deverá impedi-lo de mexer muito.
Caso a sonda não consiga ultrapassá-lo, será confirmado o diagnóstico de torção gástrica. O tratamento inicial consiste na descompressão do estômago através de intubação ou agulha, além de monitoramento do paciente até a estabilização completa.
A torção do estomago é mais comum em raças de grande porte, mas pode atingir cachorros pequenos em casos muito raros. Os sintomas da torção gástrica em cães são: - Extrema sensibilidade na região abdominal; - Aumento de volume crescente do abdômen, decorrente da fermentação do alimento e formação de gases;
Quais empresas consultam o SPC?
O que são movimentos migratórios e quais suas causas?
Quantos copos de 200 ml da um refrigerante de 2 l?
O que faz a gente sonha com uma pessoa?
Qual a melhor opção de terreno de aclive ou declive?
Quanto tempo demora uma cirurgia na bexiga?
Qual a diferença de justiça gratuita e assistência judiciária?
Como mostrar que está com depressão?
Porque a Austrália usa as cores verde e amarelo?
Como contar 30 minutos no celular?
Quais são as doenças cognitivas?
Quais são os íons formados é quais suas respectivas cargas?
Como é o nome do anjo da saúde?
Qual a melhor praia para morar em Santos?
Quanto custa uma averbação de divórcio 2021?
Quando aplicar compressa quente ou fria?