Durante o estudo, a pressão arterial, a freqüência cardíaca, a saturação de oxigênio e os ritmos cardíacos são registrados e monitorados até ao ponto final que provoque a síncope, o que indica um resultado positivo do exame TILT TEST.
O resultado do exame costuma demorar até 5 dias e é considerado negativo se não houve muitas alterações na pressão arterial durante as mudanças de posição da maca, porém quando o resultado é positiva significa que a pressão arterial mudou muito durante o teste.
A síncope vasovagal costuma ser a principal causa de desmaios em pessoas sem problemas cardíacos e pode ser desencadeada pela mudança de posição do corpo, por isso o tilt test é o principal exame para identificar esta condição.
Síncope é definida como uma perda transitória e autolimitada da consciência, seguida de recuperação espontânea sem intervenção terapêutica, e habitualmente acompanhada de perda do tônus postural. O mecanismo final comum a todas as formas de Síncope, seja qual for a causa, é a hipoperfusão cerebral transitória.
Exames simples como o eletrocardiograma, o Holter, o Teste Ergométrico e o Ecocardiograma já permitem uma estratificação bastante apurada dos casos de síncope.
15 curiosidades que você vai gostar
Os primeiros sintomas do desmaio envolvem súbita fraqueza, tontura e vertigem. Quando falamos de síncopes provocadas por problemas mais graves, os sinais envolvem dor no peito e falta de ar.
Como é feito? Com o paciente deitado em uma maca basculante motorizada conhecida como tilt table (mesa de inclinação). Durante todo o exame, a pressão arterial e os batimentos cardíacos são monitorizados continuamente.
O desmaio ocorre pela diminuição do fluxo de sangue no cérebro. Em alguns casos, há fluxo adequado, mas insuficiência de oxigênio e/ou glicose. Outras causas associadas à síncope são doenças da válvula cardíaca, embolia pulmonar ou ataque cardíaco.
Síncope é a perda súbita da consciência e do tônus postural, mais conhecida como desmaio. O indivíduo fica flácido, cai e recupera-se espontaneamente. É comum que o desmaio seja antecedido por membros frios, pulso fraco e respiração superficial.
Os sintomas da síncope incluem:visão turva (sem clareza ou nitidez);ligeira incapacidade de falar;náusea e ânsia de vômito;cefaleia (dor de cabeça);pensamentos confusos;pressão arterial baixa;respiração lenta;pulso fraco;
Dentre os medicamentos mais prescritos no tratamento para síncope vasovagal, destacam-se os corticoides e estimuladores do sistema nervoso central. Porém, os médicos costumam evitar o seu uso pois na maioria dos casos, o tratamento não medicamentoso é eficaz.
Reação vagal, reflexo vagal ou síncope vasovagal é uma resposta relacionada à ativação inapropriada do nervo vago. Esse reflexo vagal acaba, muitas vezes, ocasionando episódios de síncope (desmaio). A síncope, portanto, não é uma doença, mas sim, um sintoma.
Pacientes que apresentam síncope vaso-vagal não são proibidos de doar sangue de maneira nenhuma. Devem apenas ficar atentos pois episódios de desmaio podem acontecer após a doação.
As síncope vasovagal é provocada por queda da pressão arterial e dos batimentos cardíacos devido a certos estímulos ao nervo vago.
A síncope (desmaio) é definida como a perda transitória de consciência devida à diminuição da circulação cerebral e caracterizada por um início rápido, uma duração curta e recuperação espontânea completa.
O que fazerAfastar a vítima de local que proporcione perigo (escadas, janelas etc.).Deitá-la de barriga para cima (decúbito dorsal), e elevar as pernas acima do tórax (com a cabeça mais baixa em relação ao restante do corpo).Lateralizar a cabeça para facilitar a respiração.Afrouxar as roupas.
A recuperação da síncope costuma ser espontânea e o paciente volta ao normal, depois de passar alguns segundos ou minutos desmaiado, sem precisar de nenhum auxílio adicional. A principal causa da síncope é a diminuição rápida e acelerada do fluxo de sangue que sai do coração em direção ao cérebro.
Tem como prevenir o desmaio?Evitar ficar em pé por períodos longos.Beber bastante água, pois ela ajuda a aumentar a pressão arterial.Evitar álcool.Evitar ambientes quentes ou fechados.Movimentar as pernas e panturrilhas enquanto estiver em péSe começar a sentir algo estranho, deitar com as pernas elevadas.
Os principais tipos de Sincope (desmaios) são: Cardíaca, Cardiovascular e Vasovagal.
Para detectar as causas desse problema, o Fleury Medicina e Saúde oferece o Teste de Mesa Inclinada (TILT test), na Unidade Higienópolis, em São Paulo (SP). Para realizar o exame, o cliente passa por uma entrevista com o especialista, na unidade.
O estudo eletrofisiológico é um método de avaliação invasiva das propriedades elétricas do coração e sistema de condução.
O desmaio, também denominado síncope, é uma perda súbita de consciência. Ele ocorre quando a pressão arterial cai e não há oxigênio suficiente no cérebro. Às vezes, o desmaio pode parecer convulsão.
Um desmaio geralmente dura de alguns segundos a alguns minutos. Em alguns casos, o desmaio é precedido por sensações como vertigem, tontura, fraqueza e náuseas. Uma recuperação completa geralmente leva apenas alguns minutos após o desmaio.
O que pode causar um desmaio? Há diversos fatores que podem causar desmaios: ficar longos períodos sem comer, exposição demasiada ao sol, sofrer fortes emoções, estar em locais apertados e com pouco ar, cefaleia (dor de cabeça) e problemas no fluxo sanguíneo para o cérebro são uns dos principais causadores.
Não existe um tratamento específico para a síndrome vasovagal. Se o seu diagnóstico for confirmado, medicamentos podem ser receitados em alguns casos, para evitar a queda da pressão arterial, mas geralmente os cuidados são comportamentais.
Como podemos conceituar a temperatura?
É possível depositar cheque em caixa eletrônico?
Qual o material da fita crepe?
Qual o Dia Nacional da abelha?
Estou perdendo peso muito rápido?
O que é preciso para fazer o cartão do SUS para filhos?
Quais os princípios de funcionamento de furadeiras e fresadoras?
Quanto tempo dura o realinhamento capilar?