A técnica de pulpotomia consiste na amputação da polpa coronária, tratamento do remanes cente pulpar vital com medicamento, restauração da polpa coronária com óxido de zinco e eugenol ou outro material de base e restauração definitiva do dente.
O capeamento pulpar direto consiste na colocação de um fármaco diretamente sobre a exposição pulpar na tentativa de permitir a cicatrização da polpa e conseqüente formação de tecido dentinário.
Introdução: A pulpotomia em dentes decíduos é uma técnica conservadora de terapia pulpar amplamente utilizada em Odontopediatria, sendo de fundamental importância para evitar a perda prematura desses dentes, quer seja por alterações provocadas pela cárie dentária ou traumatismo dentário.
O capeamento pulpar direto (CPI) é indicado quando há lesão de cárie profunda sem envolvimento pulpar e o dente tem cor normal e ausência de mobilidade. Radiograficamente, deve apresentar radiolucidez no ápice das raízes ou na região de furca, lamina dura intacta e espaço normal do ligamento periodontal.
O capeamento pulpar indireto (CPI) é um tratamento conservador realizado na tentativa de ma- nutenção da integridade e vitalidade pulpar. Consiste na manutenção do tecido cariado afetado no fundo de uma cavidade profunda visando evitar uma possível exposição pulpar.
32 curiosidades que você vai gostar
O capeamento pulpar indireto consiste da remoção parcial da cárie seguido da restauração definitiva do elemento dentário. Nesse método, os microorganismos remanescentes do tecido cariado tornam-se inviáveis devido à perturbação do biofilme e ao isolamento da cavidade.
Consiste em aplicar medicação diretamente sobre a polpa exposta, na tentativa de preservação da vitalidade dental. A diferença fundamental entre a pulpotomia é a extensão da remoção do tecido pulpar remanescente.
Como é feito o capeamento pulpar?Capeamento pulpar direto – o capeamento pulpar direto é feito de forma simples. ... Capeamento pulpar indireto – o capeamento pulpar indireto também é uma alternativa para o tratamento de lesões que afetem a polpa do dente.
Em pacientes com dentes que apresentem pulpites crônicas ulcerativas ou hiperplásicas e rizogênese incompleta, indicamos a pulpotomia na expectativa de tentar manter a vitalidade pulpar radicular, com consequente crescimento e reforço radicular.
A principal diferença entre capeamento pulpar indireto e a escavação gradativa ou tratamento expectante é que o capeamento pulpar indireto remove quase completamente a dentina afetada deixando uma leve camada de dentina desmineralizada sobre a parede pulpar, não existindo a necessidade da reabertura, sendo realizada ...
Às vezes, durante o processo de remoção da cárie profunda, a polpa fica exposta e, sem tratamento, pode infectar-se com bactérias e até mesmo morrer. Nessas situações, o dentista pode optar por fazer uma pulpotomia.
De acordo com a Academia Americana de Odontopediatria (AAPD, 2011) a realização da pulpectomia está indicada quando o elemento apresentar dados clínicos e radiográficos que levam ao diagnóstico de um tecido pulpar que deve estar em um processo inflamatório irreversível ou necrótico, ou tratamento dentário para ...
Pulpotomia: remoção da porção coronária da polpa, mantendo a porção radicular quando ela é passível de se manter viável e sem infecção. Já nas dores espontâneas, podemos pensar em duas opções: pulpite irreversível ou necrose pulpar. Em ambos os casos o tratamento mais adequado é a pulpectomia.
Proteção pulpar direta.Técnica: bolinha de algodão esterilizada embebida em solução de soro fisiológico sobre a exposição para hemostasia; solução de Ca (OH)2 sobre a exposição; Ca (OH)2 P.A. sobre a exposição; segue técnica de proteção pulpar convencional.
“Cada dente tem um valor, mas na média os preços variam entre 700 e 1500 reais para os dentes anteriores e entre 1000 e 2000 reais para os dentes posteriores”, conta o Dr.
Mediante a exposição pulpar, um procedimento de capeamento pulpar ou pulpotomia busca preservar a vitalidade da polpa, permitindo o desenvolvimento radicular normal. Historicamente, o hidróxido de cálcio foi o material de escolha para estes procedimentos e apicificação [1, 2].
A pulpotomia é um procedimento conservador e consiste na preservação da vitalidade pulpar radicular, ou seja, consiste na remoção de polpa dental coronária afetada por diferentes causas e a proteção do remanescente com um material capeador, conhecido também como revestimento .
Pulpite - causas
De entre as causas mais frequentes desta afeção benigna da polpa dentária, a cárie dentária destaca-se das demais. Na cárie ocorre uma destruição dos tecidos duros, ficando o dente cariado em consequência da atuação de determinadas bactérias presentes na boca.
“Endodontia é a especialidade da Odontologia que trata da prevenção, diagnóstico e tratamento das enfermidades da polpa e de suas repercussões sobre os tecidos da região periapical”. “É um campo da Odontologia que trata da morfologia, fisiologia e patologia da polpa dental humana e dos tecidos periapicais”.
Os tratamentos conservadores da polpa são descritos como os capeamentos pulpares, curetagem pulpar e pulpotomia. A proteção pulpar e o capeamento têm um enfoque preventivo, visando manter a polpa sem intervir nela.
É utilizado para forramento de cavidades e proteção pulpar, em procedimentos restauradores. Hydcal não inibe a polimerização de resinas compostas usadas em restaurações. Ainda, possui alta resistência à dissolução pelo ácido fosfórico utilizado no condicionamento ácido das estruturas dentárias.
A proteção pulpar ou recobrimento pulpar refere-se aos procedimentos e materiais que o médico dentista aplica, após a remoção do tecido afetado por cárie ou trauma e antes da restauração, e que são necessários para preservar a vitalidade pulpar e prevenir a sensibilidade dentária.
O cimento de hidróxido de cálcio é o material biológico de escolha para a técnica do capeamento indireto, sendo colocado sobre a dentina afetada. Possui propriedade antimicrobiana e estimula a formação de tecido mineralizado (dentina reacional e esclerosada) em aproximadamente 45 a 60 dias.
A distinção entre a dentina infectada e afetada foi feita realizada através de critérios clínicos: a primeira apresentava-se úmida, altamente amolecida sem resistência para remoção; a segunda, apresentava-se seca, resistente à remoção mecânica e aspecto clínico “em lascas”.
Sim, a remoção seletiva da dentina cariada e o posterior selamento adequado da cavidade são capazes de reduzir significativamente o número de micro-organismos presentes e paralisar a progressão da lesão cariosa, além de prevenir exposições pulpares(1).
Como regular freio a disco Shimano mecânico?
Como consultar processo em Goiânia?
Como funciona o freio a disco de bicicleta?
Como saber o nome das empresas na bolsa de valores?
Como regular a temperatura da cervejeira Philco?
Como saber se preciso de um advogado?
Como ler o medidor de pressão?
Como fazer o recadastramento no app do FGTS?
Como regular o freio de mão da Ranger 2015?
Como ajustar o carrinho do selim da bike?
Como reverter a laqueadura naturalmente?
O que fazer em caso de perda óssea no dente?
Como reverter uma infecção generalizada?
Como reverter insuficiência renal crônica?
Que rochas são conhecidas como rochas magmáticas?
Como aquecer antes de fazer barra?