O temperamento é como a base da personalidade. O edifício é construído por meio do caráter. O caráter nos diz que podemos trabalhar a nossa personalidade tanto positivamente, adquirindo virtudes, quanto negativamente, adquirindo defeitos. Dessa forma, todas as pessoas podem "trabalhar" sua personalidade.
O temperamento seria considerado como a base biológica para a estruturação da personalidade e um dos fatores que influenciam o comportamento, enquanto a personalidade seria um termo mais amplo que inclui outras estruturas importantes além dessas, tais como as estruturas cognitivas, e auto conceito.
Personalidade é um conceito individual e único. ... "De maneira simples, se considera que a personalidade de cada indivíduo é formada pelo temperamento (base biológica-genética dos comportamentos) e todas as influências das aprendizagens ambientais a partir do nascimento (caráter e demais aprendizagens)", define Wainer.
substantivo masculino Estado fisiológico característico de um indivíduo e que condiciona suas reações psicológicas; índole, personalidade. Conjunto de tendências; caráter: temperamento violento.
Quando falamos de temperamento, nos referimos àquela parte inata da nossa personalidade que é determinada por nossa herança genética. Por isso, é considerada a dimensão biológica e instintiva da personalidade. De fato, o temperamento é primeiro fator da personalidade a se manifestar.
Caráter é um conjunto de características e traços relativos à maneira de agir e de reagir de um indivíduo ou de um grupo. É um feitio moral. É a firmeza e coerência de atitudes. O conjunto das qualidades e defeitos de uma pessoa é que vão determinar a sua conduta e a sua moralidade, o seu caráter.
Temperamento designa em psicologia um aspecto especial da personalidade: as particularidades do indivíduo ligadas à forma do comportamento, principalmente ligadas aos "três As da personalidade": afetividade, atividade (excitação) e atenção.
Ou seja, engloba ambos os aspectos. É, talvez, essa coesão que permite elucidar mais claramente as diferenças entre personalidade, temperamento e caráter. Por isso não a podemos considerar somente fruto da herança genética, mas também consequência das influências ambientais a que a pessoa está sujeita.
Alguns aspectos diferenciam o que se percebe que está relacionado ao temperamento e à personalidade. – Refere-se à função de integrativa do comportamento humano. Ao passo que as características temperamentais podem ser identificadas, já cedo, na infância, a personalidade é moldada durante os períodos de desenvolvimento infantil.
Por ser de origem genética e fruto da constituição hereditária, o temperamento dificilmente pode ser modificado, manipulado ou trocado pelas circunstâncias. Sempre, de alguma forma, existirá essa tendência; embora não seja menos verdade que possamos usar recursos para aumentar ou inibir sua manifestação.
Temperamento representa a peculiaridade e intensidade individual dos afetos psíquicos e da estrutura dominante de humor e motivação. Foi um dos primeiros estudos na medicina sobre a correlação entre os humores corporais com as reações humanas, divididos entre fleumático, colérico, sanguíneo e melancólico.
Como corrigir erro 12 Pokémon?
Como são utilizados os estabilizadores de humor?
Como são classificados os frutos carnosos e os frutos secos exemplifique?
Como são os fungos saprófagos?
Como corrigir código de erro Inet_E_Download_Failure?
Quais equipamentos precisam de tomada 20A?
Tem como baixar temas para PS4?
Quais IP posso colocar no roteador?
Como resolver equação com log?
Como resolver os problemas usando a equação?
Como tirar o espelho da tomada?
Como consultar o Pasep no aplicativo do Banco do Brasil?
Quem trabalhou de 1971 a 1988 tem direito?