O temperamento é como a base da personalidade. O edifício é construído por meio do caráter. O caráter nos diz que podemos trabalhar a nossa personalidade tanto positivamente, adquirindo virtudes, quanto negativamente, adquirindo defeitos. Dessa forma, todas as pessoas podem "trabalhar" sua personalidade.
O temperamento seria considerado como a base biológica para a estruturação da personalidade e um dos fatores que influenciam o comportamento, enquanto a personalidade seria um termo mais amplo que inclui outras estruturas importantes além dessas, tais como as estruturas cognitivas, e auto conceito.
Personalidade é um conceito individual e único. ... "De maneira simples, se considera que a personalidade de cada indivíduo é formada pelo temperamento (base biológica-genética dos comportamentos) e todas as influências das aprendizagens ambientais a partir do nascimento (caráter e demais aprendizagens)", define Wainer.
substantivo masculino Estado fisiológico característico de um indivíduo e que condiciona suas reações psicológicas; índole, personalidade. Conjunto de tendências; caráter: temperamento violento.
Quando falamos de temperamento, nos referimos àquela parte inata da nossa personalidade que é determinada por nossa herança genética. Por isso, é considerada a dimensão biológica e instintiva da personalidade. De fato, o temperamento é primeiro fator da personalidade a se manifestar.
Caráter é um conjunto de características e traços relativos à maneira de agir e de reagir de um indivíduo ou de um grupo. É um feitio moral. É a firmeza e coerência de atitudes. O conjunto das qualidades e defeitos de uma pessoa é que vão determinar a sua conduta e a sua moralidade, o seu caráter.
Temperamento designa em psicologia um aspecto especial da personalidade: as particularidades do indivíduo ligadas à forma do comportamento, principalmente ligadas aos "três As da personalidade": afetividade, atividade (excitação) e atenção.
Ou seja, engloba ambos os aspectos. É, talvez, essa coesão que permite elucidar mais claramente as diferenças entre personalidade, temperamento e caráter. Por isso não a podemos considerar somente fruto da herança genética, mas também consequência das influências ambientais a que a pessoa está sujeita.
Alguns aspectos diferenciam o que se percebe que está relacionado ao temperamento e à personalidade. – Refere-se à função de integrativa do comportamento humano. Ao passo que as características temperamentais podem ser identificadas, já cedo, na infância, a personalidade é moldada durante os períodos de desenvolvimento infantil.
Por ser de origem genética e fruto da constituição hereditária, o temperamento dificilmente pode ser modificado, manipulado ou trocado pelas circunstâncias. Sempre, de alguma forma, existirá essa tendência; embora não seja menos verdade que possamos usar recursos para aumentar ou inibir sua manifestação.
Temperamento representa a peculiaridade e intensidade individual dos afetos psíquicos e da estrutura dominante de humor e motivação. Foi um dos primeiros estudos na medicina sobre a correlação entre os humores corporais com as reações humanas, divididos entre fleumático, colérico, sanguíneo e melancólico.
Como faço para entrar no meu Gmail antigo?
Quanto tempo demora para receber o prêmio da Tele Sena?
Qual o valor para reconhecer firma no cartório?
Como reduzir o tamanho de uma imagem no Photoshop?
Qual o melhor lugar para registrar um domínio?
O que precisa para registrar um funcionário no MEI?
Como diminuir o tamanho dos aplicativos?
Como você pode imprimir em formato de livro?
Pode impugnar justiça gratuita Na contestação?
Como mandar um arquivo zipado?
Como fazer um boneco com coisas de casa?
Como imprimir o licenciamento anual 2020?
Como manter as plantas irrigadas?
Como ver o perfil de uma pessoa que me bloqueou no Facebook?
Como mandar o mesmo e-mail para várias pessoas de uma vez?
Como fazer um amplificador de som 12v?
Como ter privacidade morando no térreo?
Quantas assinaturas são necessárias para uma petição Municipal?