O terraceamento se refere à técnica de cultivo que visa à contenção dos efeitos da erosão na agricultura, formada por grandes volumes de água.
Terraços são superfícies relativamente planas, geralmente estreitas e alongadas, horizontais ou com pequeno declive, limitadas por flancos escarpados.
Baseia-se no parcelamento de rampas niveladas, requerendo muita mão de obra, elevados conhecimentos técnicos e aceitam pouca mecanização. Quando bem planejado e bem construído, reduz as perdas de solo e água pela erosão e previne a formação de sulcos e grotas.
Por isso, desenvolveu essa forma de produzir os seus alimentos, que foi utilizada por cerca de um século. Atualmente, a utilização do terraceamento é mais comum no sudeste do continente asiático, sobretudo no Vietnã, onde a produção de arroz é predominante.
A principal técnica utilizada hoje no Brasil para diminuir os problemas causados pela erosão é o Sistema de Plantio Direto (SPD). O SPD é baseado em três pilares essenciais para aumentar a conservação do solo e da água.
As curvas de nível são aplicadas em terrenos já irregulares, ou seja, a plantação acompanha o desnivelamento natural. No terraceamento, os desníveis são artificiais.
O terraceamento é uma técnica agrícola de plantio elaborada para a contenção de erosões causadas pelo escoamento da água em áreas de vertentes. Essa técnica é aplicada ao parcelar uma área inclinada em várias rampas.
Terraços ou terraceamento é uma técnica agrícola de conservação do solo em terrenos muito inclinados, que permite o cultivo ao mesmo tempo que previne a erosão pela água. ... Esses são terraços construidos para reter água das chuvas, permitindo sua infiltração no solo.
O terraceamento da lavoura é uma prática de combate à erosão fundamentada na construção de terraços com o propósito de disciplinar o volume de escoamento das águas das chuvas.
A técnica do terraceamento é útil para evitar erosões, ampliar a área de cultivo e intensificar o aproveitamento de água. ... Com isso, as águas das chuvas, ao escoarem superficialmente, perdem sua força, removendo menos sedimentos do solo e causando menos impactos sobre ele.
Na prática, o terraceamento consiste na construção de terraços para reduzir o volume de escoamento das águas das chuvas, principalmente quando for um volume elevado em pouco tempo, minimizando o índice de erosões por ela causadas.
Os terraços de armazenamento são os mais construídos para a elaboração de canais que provoquem a infiltração da água no terreno. Sua aplicação é recomendada em solos que apresentem um relativo nível de porosidade, ou seja, onde a água se infiltra com maior facilidade.
Apesar de semelhantes, essas técnicas diferenciam-se pelo fato de essa última ser aplicada em terrenos já acidentados, onde o plantio acompanha os desníveis naturais do terreno, enquanto no terraceamento tais desníveis são artificiais. Compartilhe!
Partes Componentes de um Terraço. Os terraços têm a finalidade dereter e infiltrar, ou escoar lentamente, as águas provenientes da parcela do lançante imediatamente superior, de forma aminimizar o poder erosivo das enxurradas cortando o declive.
Qual o jeito certo para pegar o hamster?
Como massagear corretamente o rosto?
Como aumentar o volume do som do celular?
O que colocar na água para evitar mosquito da dengue?
Quem o Kratos mata no God of War 3?
Quem fez a Nina pequena em Avenida Brasil?
Como agendar reunião na agenda do Google?
Como compartilhar reels no Story?
O que fazer para matar a bactéria da acne?
Onde é realizada a prova prática do Detran SP?
Quantos países fazem parte do Tratado da Antártida?
O que é bom para matar bactéria na boca?
Como tudo deve ser é de qual álbum?
Como eliminar bactérias da axila?
Como tratar a bactéria Pseudomonas aeruginosa?