Eles podem ajudar a evitar o bullying, faltas escolares e problemas de comportamento, além de promover a leitura e o desenvolvimento das habilidades sociais, ensinar sobre responsabilidade, reforçar a autoestima, e como apoio em casos de TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade) e autismo.
Um dos grupos que mais sentem os benefícios da “terapia” são os chimpanzés devido à sua personalidade explosiva e enérgica. O local onde moram é equipado com troncos, cordas, pneus, camas elásticas e um falso cupinzeiro. A mobília improvisada reproduz o ambiente natural da espécie: florestas tropicais e savanas.
A terapia assistida por animais (TAA) é uma prática com critérios específicos onde o animal é a parte principal do tratamento, objetivando promover a melhora social, emocional, física e/ou cognitiva de pacientes humanos.
A terapia assistida por animais (TAA) é um valioso instrumento para ajudar no tratamento de doenças e no suporte a pessoas acamadas e hospitalizadas, indivíduos com doenças psiquiátricas, idosos e crianças com necessidades específicas, incluindo aquelas com deficiências físicas ou intelectuais.
As atividades envolvendo animais permitem ganhos significativos imediatos, tanto no que diz respeito à interação, ao interesse e a quebra de barreiras e dificuldades para aprender ou ler, por exemplo.
Os dados apontam que o simples acariciar dos animais proporciona um relaxamento automático por liberar serotonina e ocitocina, os “hormônios da felicidade”, que são liberados quando estamos apaixonados, por exemplo.
Os especialistas explicam que quando em contato com os bichos, o ser humano ativa o sistema límbico, responsável pelas emoções mais instintivas. Ocorre assim a liberação das endorfinas, gerando a sensação de tranquilidade, bem-estar, melhora da autoestima, entre outros.
Além do amor, os cães, gatos e outros pets ajudam de outra forma o coração dos donos. Segundo pesquisas dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) e do Instituto Nacional de Saúde (NIH), nos Estados Unidos, criar um bicho em casa ajuda a reduzir a pressão sanguínea, o colesterol e o nível de triglicérides.
A Educação Assistida por Animais (EAA) caracteriza-se por utilizar animais como mediadores na promoção de uma estratégia pedagógica. Essa prática pode ser inserida em diversos públicos, entre eles, estudantes com necessidades educacionais especiais.
Benefícios da Terapia Assistida por Animais
Quais são as funções do celular K10?
Como se calcula a velocidade média de uma reação química?
Como saber se o celular e ARM ou x86?
Como transformar um celular em ramal?
Como saber se meu chip está ativo Tim?
Como achar o circuncentro de um triângulo?
Como pegar nível rápido no CS?
Como saber se o cadastro do cartão Bemol foi aprovado?
Como funciona internet por satélite?
Qual a quantidade de carvão ativado por litro da água?
Como calcular a altura de uma figura?
Como retirar uma encomenda no aeroporto?
Como usar o celular iOS como webcam?
Como calcular geração per capita?
O que ativa a melanina da pele?
Qual a diferença entre a taxa de natalidade e mortalidade?
Como fazer download de materiais no Passei Direto?
Como calcular o custo por mil?