Taxas de natalidade e de mortalidade são indicadores de desenvolvimento humano. Ambas representam a quantificação e o estudo da população. As taxas de natalidade e de mortalidade representam a dinâmica da população mundial.
Taxa de natalidade (TN): indica a número de nascimentos por mil habitantes no período de um ano. Taxa de mortalidade (TM): corresponde ao número de óbitos anuais por mil habitantes.
Número de nascidos vivos, por mil habitantes, em determinado espaço geográfico, no ano considerado. Expressa a freqüência anual de nascidos vivos. A taxa bruta de natalidade é influenciada pela estrutura da população, quanto a idade e sexo.
Número de óbitos em 1000 habitantes de um país ou de uma região verificado em determinado período de tempo (em geral um ano).
Natalidade é estudo que relaciona a ocorrência de crianças nascidas vivas com a população total. Fecundidade é estudo que relaciona a ocorrência de crianças nascidas vivas com a população feminina em idade reprodutiva (convencionou-se considerar como idade reprodutiva da mulher a faixa de 15 a 49 anos de idade).
Como mostrei em artigo “O impacto da pandemia da covid-19 na dinâmica demográfica brasileira”, publicado no Portal do Envelhecimento (21), mostra que o número de nascimentos caiu de 2,77 milhões de bebês em 2019 para 2,6 milhões em 2020 e o número de óbitos subiu de 1,26 milhão para 1,45 milhão no mesmo período ...
Também chamado de crescimento natural, representa a diferença entre a taxa de natalidade e a taxa de mortalidade no período de um ano. Se em um determinado local o resultado da taxa de natalidade é maior que o de mortalidade, a população está crescendo.
Como calcular a taxa de natalidade? O cálculo da taxa de natalidade é bastante descomplicado, consistindo apenas na divisão do produto entre 1.000 e a quantidade de nados-vivos de um ano pelo número total de habitantes de certa área. Veja, logo abaixo, a fórmula do índice: P: quantidade total da população.
→ Cálculo da taxa de mortalidade O cálculo é realizado com base na relação entre o número de mortos no período de um ano e o número de habitantes de um determinado lugar. O resultado é expresso em porcentagem. Suponhamos que em um lugar haja 500.000 habitantes e morram por ano 1.000 pessoas, a taxa de mortalidade será de 2‰.
Por exemplo, se em um determinado lugar a taxa de natalidade é maior que a taxa de mortalidade, é possível constatar que, de forma geral, a população está crescendo. Se por outro lado, a taxa de mortalidade for maior que a taxa de natalidade, a população do local estará diminuindo.
Como ocorre a liberação de insulina pelo pâncreas?
Quem trouxe o quiabo para o Brasil?
Como os assessores de investimento ganham dinheiro?
Como é a promoção Vivo Pré Turbo?
Como calcular a rentabilidade das ações?
Como se dá a reprodução assexuada das pteridófitas?
Como funciona a relação de uma moto?
O que acontece quando se quebra um contrato de estágio?
Como e onde se forma o quartzo?
É possível renegociar um empréstimo consignado?
Como tirar o pacote de renovação automática da Claro?
Como o glucagon regula a gliconeogênese?
Como os fungos podem se reproduzir?
Como funciona a rentabilidade dos fundos de investimento?
Como se dá a reprodução dos cnidários?
Quem trouxe o queijo para o Brasil?
Como funciona o sistema brasileiro?
O que acontece no corpo quando toma a pílula do dia seguinte?