Taxas de natalidade e de mortalidade são indicadores de desenvolvimento humano. Ambas representam a quantificação e o estudo da população. As taxas de natalidade e de mortalidade representam a dinâmica da população mundial.
Taxa de natalidade (TN): indica a número de nascimentos por mil habitantes no período de um ano. Taxa de mortalidade (TM): corresponde ao número de óbitos anuais por mil habitantes.
Número de nascidos vivos, por mil habitantes, em determinado espaço geográfico, no ano considerado. Expressa a freqüência anual de nascidos vivos. A taxa bruta de natalidade é influenciada pela estrutura da população, quanto a idade e sexo.
Número de óbitos em 1000 habitantes de um país ou de uma região verificado em determinado período de tempo (em geral um ano).
Natalidade é estudo que relaciona a ocorrência de crianças nascidas vivas com a população total. Fecundidade é estudo que relaciona a ocorrência de crianças nascidas vivas com a população feminina em idade reprodutiva (convencionou-se considerar como idade reprodutiva da mulher a faixa de 15 a 49 anos de idade).
Como mostrei em artigo “O impacto da pandemia da covid-19 na dinâmica demográfica brasileira”, publicado no Portal do Envelhecimento (21), mostra que o número de nascimentos caiu de 2,77 milhões de bebês em 2019 para 2,6 milhões em 2020 e o número de óbitos subiu de 1,26 milhão para 1,45 milhão no mesmo período ...
Também chamado de crescimento natural, representa a diferença entre a taxa de natalidade e a taxa de mortalidade no período de um ano. Se em um determinado local o resultado da taxa de natalidade é maior que o de mortalidade, a população está crescendo.
Como calcular a taxa de natalidade? O cálculo da taxa de natalidade é bastante descomplicado, consistindo apenas na divisão do produto entre 1.000 e a quantidade de nados-vivos de um ano pelo número total de habitantes de certa área. Veja, logo abaixo, a fórmula do índice: P: quantidade total da população.
→ Cálculo da taxa de mortalidade O cálculo é realizado com base na relação entre o número de mortos no período de um ano e o número de habitantes de um determinado lugar. O resultado é expresso em porcentagem. Suponhamos que em um lugar haja 500.000 habitantes e morram por ano 1.000 pessoas, a taxa de mortalidade será de 2‰.
Por exemplo, se em um determinado lugar a taxa de natalidade é maior que a taxa de mortalidade, é possível constatar que, de forma geral, a população está crescendo. Se por outro lado, a taxa de mortalidade for maior que a taxa de natalidade, a população do local estará diminuindo.
Como se chama uma pessoa de Goiás?
Como transferir contatos de um chip para outro iPhone?
Quais os três componentes da Síndrome de Burnout?
Como chama cachaça no Nordeste?
Como é calculada a taxa de mais valia?
Como é a troca de categoria de B para D?
Como começar uma nova vida em outra cidade?
Como justificar o preço de um produto?
Como se caracteriza a física Aristotelica?
Como mudar de categoria B para ab?
Qual o nome das formigas do MIB?
Como mudar a senha do SIM Plus Intelbras?
Quais são os tipos de blusas femininas?
O que perguntar pro Crush quando o assunto acaba?
Como funciona uma asa do avião?