A regra de três simples, na matemática, é uma forma de descobrir um valor a partir de outros três, divididos em pares relacionados cujos valores têm mesma grandeza e unidade. Além da regra de três simples, existe também a regra de três composta.
A regra de três simples e composta é a proporção entre duas ou mais grandezas, que podem ser velocidades, tempos, áreas, distâncias, cumprimentos, entre outros. É o método para determinar o valor de uma incógnita quando são apresentados duas ou mais razões, sejam elas diretamente ou inversamente proporcionais.
Regra de três simples1º) Construir uma tabela, agrupando as grandezas da mesma espécie em colunas e mantendo na mesma linha as grandezas de espécies diferentes em correspondência.2º) Identificar se as grandezas são diretamente ou inversamente proporcionais.3º) Montar a proporção e resolver a equação.
Ela é utilizada para descobrir um valor desconhecido, que segue a mesma razão de outros já conhecidos. De maneira mais simples, trata-se de descobrir um quarto valor a partir de outros três – daí vem o nome da regra.
A regra de três é uma técnica usada para encontrar uma medida quando conhecemos outras três, desde que essas quatro medidas formem uma proporção. Esse método, conhecido como regra de três, faz uso de alguns conhecimentos importantes: propriedade fundamental das proporções, grandezas e medidas, razões e proporções.
35 curiosidades que você vai gostar
Mediante a identificação desses pontos, podem ser usados dois tipos de regra de três: simples e compostas. A forma mais fácil de fazer essa diferenciação entre o tipo de regra de três ao qual recorrer é prestar atenção a quantidade de valores apresentados na situação.
Na primeira linha coloca-se o nome das grandezas em cada coluna. Na linha debaixo preenche-se os respectivos valores conhecidos das duas grandezas. Na terceira linha escreve-se o outro valor conhecido e na coluna do valor desconhecido coloca-se x.
Os métodos para resolver a regra de três simples e a regra de três composta são exatamente os mesmos. Primordialmente, o primeiro passo para resolver problemas de regra de três é construir uma tabela agrupando as grandezas de mesma espécie em colunas.
A interseção probabilística calcula, por exemplo, as chances de duas rolagens de dados resultarem no mesmo número. A chance de dois dados de seis faces diferentes caírem com o lado “6” para cima ao mesmo tempo, por exemplo: Como o dado tem 6 lados, a probabilidade de cair um número específico é resumida em: P = ?.
Como fotografar de cima para baixo?
Como tirar barra de volume da tela Windows 10?
Como limpar jóias de prata Pandora?
Como funciona as Licitações do Banco do Brasil?
Como parcelar conta da Cemig no cartão de crédito?
Como limpar a placa do microondas?
Como fazer um teste para atriz na Globo?
Como participar do assassinato do Radovid?
Como funciona a MC experiência?
Como que eu faço para falar com a Eliana?
Tem como parcelar o IPVA de 2020?
O que preciso saber para participar de licitações?
Como escrever em um fórum de discussão?
Como faço para entrar no leilão online?
Como alinhar impressora Epson l3150?