O regime não cumulativo do PIS e do COFINS consiste em deduzir, dos débitos apurados de cada contribuição, os respectivos créditos admitidos na legislação. A sistemática é denominada "regime de não cumulatividade do PIS e COFINS".
A base de cálculo das Contribuições ao PIS/PASEP e COFINS, com incidência não-cumulativa, tem como fato gerador o faturamento mensal, assim entendido o total das receitas auferidas pela pessoa jurídica, independentemente de sua denominação ou classificação contábil.
As pessoas jurídicas de direito privado, e as que lhe são equiparadas pela legislação do imposto de renda, que apuram o IRPJ com base no Lucro Real estão sujeitas à incidência não cumulativa, exceto: as instituições financeiras, as cooperativas de crédito, as pessoas jurídicas que tenham por objeto a securitização de ...
As alíquotas de PIS e COFINS são, respectivamente, 1,65% e 7,6%.
O contribuinte que é do Lucro Presumido usa o chamado regime de incidência cumulativa, onde a base de cálculo é a receita operacional bruta, sem deduções nas aquisições. ... O crédito, portanto, não é abrangente a todas as aquisições.
As receitas tanto do regime cumulativo como do não cumulativo podem ter exclusões, isenções e outros benefícios. Para exemplificar melhor podemos citar os valores de IPI das empresas contribuintes deste imposto, vendas canceladas e descontos incondicionais concedidos.
A principal diferença entre os impostos cumulativos e não-cumulativos está na forma de cálculo, conforme a maneira que incide durante o processo produtivo.
1) Regime de Incidência Cumulativa. A base de cálculo é a receita operacional bruta da pessoa jurídica, sem deduções em relação a custos, despesas e encargos. Nesse regime, as alíquotas da Contribuição para o PIS/PASEP e da COFINS são, respectivamente, de 0,65% e de 3%.
Agora, segundo princípio constitucional, os tributos pagos sobre a produção e a circulação de bens e de determinados serviços são não cumulativos e, portanto, devem ser abatidos nas operações seguintes. A legislação informa que apenas as pessoas jurídicas tributadas pelas regras do Lucro Real se enquadram nessa situação.
Como usar o foil na Silhouette?
Como são formadas as redes urbanas?
Como usar fontes no Photoshop sem baixar?
Como usar fermento biológico itaiquara?
Como funcionam os motores corrente contínua sem escovas?
Como usar formas de silicone no forno elétrico?
Como funcionam as senhas da vaquejada?
Como agem os anestésicos locais?
Como usar uma chave de catraca?
Como usar uma fonte baixada no Word?
Qual o benefício do formoterol e budesonida?
O que a distância da terra natal provoca no eu lírico?
Pode executar o fiador antes do devedor?
Como o eu poético descreve o papel do seu povo nessa sociedade colonial?
Quando o sarampo foi descoberto quais foram os primeiros casos registrados?
Como o ferro é retirado da natureza?
O que fazer quando te tratam mal no trabalho?
Qual a importância do ferro para o nosso cotidiano e para os avanços tecnológicos?