O que é recurso regimental?

Pergunta de Afonso Alves de Silva em 30-05-2022
(38 votos)

O agravo interno, também conhecido como agravo regimental, é o meio de impugnação das decisões monocráticas proferidas pelo relator em Tribunal. Está estabelecido no art. 1.021 do Novo CPC e tem como objetivo impugnar decisões interlocutórias.

Quando é cabível o agravo regimental?

O agravo regimental é cabível apenas contra decisão individual de relator, afigurando-se manifestamente incabível a sua interposição contra acórdão do Tribunal, o que configura, portanto, erro grosseiro.


O que é recurso agravo regimental?

No processo civil, o agravo regimental é aquele interposto para impugnar decisões tomadas individualmente pelo relator de outro recurso. São também denominados "agravinhos" e agravo interno e estão previstos no regimento interno dos tribunais. O prazo para sua interposição é de quinze dias.

O que vem depois do agravo regimental?

Assim, a divergência doutrinária consiste em afirmar, de um lado, que após o julgamento do agravo interno será cabível agravo em recurso especial, na forma do art. 1.042 do CPC/2015, lido em conformidade com a Constituição, e de outro, que será cabível novo recurso especial ou extraordinário.

Quem julga o agravo regimental?

Esse agravo regimental é julgado em um colegiado, conforme a competência do caso. Quando a pessoa entra com um agravo regimental, essa pessoa tem por objetivo impugnar a decisão monocrática do desembargador. Essa decisão monocrática que o desembargador praticou se chama de decisão agravada.

AGRAVO REGIMENTAL - NOVO CPC


29 curiosidades que você vai gostar

Quanto tempo leva para julgar um agravo regimental?

O CPC fez questão de matar a controvérsia. Para qualquer agravo o prazo é de 15 dias, seja ele previsto em lei ou em regimento interno.

Quem é o relator do agravo interno?

O julgamento do agravo interno se faz necessariamente pelo órgão colegiado integrado pelo magistrado prolator da decisão monocrática agravada. Não se admite, aqui, o julgamento monocrático pelo relator, nem mesmo nos casos previstos no art. 932, III a V, do CPC.

Qual o recurso depois do agravo interno?

E cabe recurso em face de decisão proferida em sede de agravo interno? Sim! É cabível embargos de declaração quando a decisão proferida for omissa, contiver erro material ou for contraditória.

Qual recurso cabível contra agravo regimental negado?

O RECURSO CABÍVEL CONTRA DECISÃO QUE NEGA SEGUIMENTO A AGRAVO DE INSTRUMENTO É O AGRAVO INTERNO, A TEOR DO ART. 557 , § 1º , DO CPC , E NÃO O AGRAVO REGIMENTAL. APLICÁVEL, CONTUDO, O PRINCÍPIO DA FUNGIBILIDADE RECURSAL.



Outras questões

Quantas calorias tem o pão francês?

Como cadastrar profissional na Unimed?

Como escrever as letras ao contrário no Word?

Como se cultiva a cana-de-açúcar?

Onde nasceu Jeremias profeta?

Quais os cuidados com a palmeira Raphis?

Como é dançado o tango?

Como o Sharingan vira o rinnegan?

Como saber se tenho pendência na Receita Federal?

O que aconteceu na sexta temporada de Lost?

Como se joga o bingo de palavras?

Como lavar munhequeira de pulso?

Como que se faz um bumerangue?

Como fazer a saturação da creatina?

O que fazer com cilindro?

Como fazer um bulking saudável?

Qual a finalidade das KPI Key Performance Indicator em vendas?

Como funciona o cerimonial?

O que é brinquedo de sucata?

Como montar um case de uma empresa?

Política de privacidade Sobre nós Contato
Copyright 2024 - todasasrespostas.com