Em direito civil, mandato é o contrato por meio do qual uma pessoa, denominada mandatário , recebe poderes de outra, designada mandante , para praticar atos jurídicos ou administrar interesses, em nome e por conta desta última.
Procuração é o instrumento pelo qual alguém nomeia outrem de sua confiança como seu representante (procurador), para agir em seu nome em determinada situação em que não queira ou não possa estar presente.
A procuração, por sua vez, poderá ser de diferentes tipos. Ela poderá ser feita por instrumento particular ou público, dar poderes gerais ou especiais, ser por prazo determinado ou indeterminado, ser gratuita ou remunerada, e permitir ou não o substabelecimento (espécie de sub-procuração).
Para que o advogado possa representar o seu cliente no processo judicial, é necessário que a ele sejam concedidos poderes para atuar em seu nome. Ou seja, a procuração – no âmbito jurídico – é uma autorização que o cliente dá ao seu advogado para que ele possa praticar todos os atos necessários dentro do processo.
Podem receber procuração todas as pessoas capazes. Também pode ser procurador a pessoa maior de dezesseis (16) anos e menor de dezoito (18) anos, mas, neste caso, o outorgante não tem, como regra, direito de ação contra eles em caso de má gestão.
23 curiosidades que você vai gostar
Para emitir uma procuração o documento deve conter dados da localidade onde foi emitida, validade, e dados pessoais do outorgante e outorgado, como: a naturalidade, o estado civil, a profissão, o endereço, o RG e o CPF.
Para fazer uma procuração pública, o outorgante, que é quem concede poderes, deve dirigir-se a um cartório de notas de sua preferência. Não é necessário o comparecimento do procurador (o outorgado, que recebe poderes).
A procuração é um documento em que alguém dar "carta branca" para a outra pessoa representá-lo. Então, é fundamental que o procurador seja alguém confiável. Na documento deve constar quais poderes estão sendo delegados para o outorgado. A finalidade pode ter poderes gerais ou especiais.
A procuração deve conter, além da qualificação das partes CLIENTE (OUTORGANTE) e ADVOGADO (OUTORGADO), (nome, estado civil, profissão, nacionalidade, RG, CPF e endereço), a data e o lugar em que foi realizada, expressamente quais os poderes que estão sendo outorgados, e pode conter, para a segurança do cliente, ...
O que dá alterado no hemograma quando está com apendicite?
Como instalar dreno ar condicionado janela?
Como entrar com uma ação contra o Banco do Brasil?
Qual a pena mínima para o tráfico de drogas?
Como fazer intercâmbio pela PUC?
Como saber que a música não tem direitos autorais?
O que dizer na hora de se declarar pra ela?
Como calcular os metros quadrados de um cômodo?
Como fazer para retirar um boletim de ocorrência?
Como ver as pessoas que gostaram do vídeo no YouTube?
Onde vai o reembolso do AliExpress?
Como fazer divulgação de canecas personalizadas?
Quando o namoro não é recíproco?
Como posse de bola o jogador pode dar quantos passos e em seguida deve fazer o quê no handebol?
Como saber se a raiz é exata ou não?