A comunicação não verbal engloba o uso da linguagem corporal, quando o indivíduo é capaz de se expressar utilizando o seu corpo, através de expressões faciais, posturas corporais, distâncias físicas e gestos que são de caráter inconsciente ao comunicador.
Linguagem verbal: também chamada de linguagem verbalizada, é expressa por meio de palavras escritas ou faladas. Linguagem não verbal: utiliza signos visuais, como, por exemplo, os gestos, postura, ilustrações, placas, músicas.
Porém, a comunicação não verbal também possui grande relevância, pois a linguagem corporal diz muito sobre uma pessoa. Gestores que sabem dominar suas expressões faciais, contato visual, gestos e tom de voz, por exemplo, conseguem transmitir mais credibilidade e solidez no ambiente de trabalho.
Quando as palavras saem de cena, a comunicação não verbal ganha destaque. Neste tipo de linguagem, são considerados aspectos como: o tom de voz e as expressões faciais e corporais. Para transmitir confiança e segurança ao falar em público, seja para muitas ou poucas pessoas, é preciso atenção na comunicação não verbal.
Na linguagem não verbal, a comunicação ocorre sem a utilização de palavras. É uma forma de comunicação que ocorre por meio de signos visuais ou sonoros. São exemplos de signos visuais as placas, as sinalizações de trânsito, os slogans, os logotipos, as cores, as fotos etc.
33 curiosidades que você vai gostar
Como comunicação não verbal entende-se também todos os tipos de simbologia textuais, como placas, gestos, aparências, cores, desenhos, entre outras imagens que agem como transmissoras de informações, emoções e sensações. Exemplo: placas e sinais de trânsito. Saiba mais sobre o significado de linguagem corporal.
Outros exemplos de linguagem não verbal podem ser: linguagem corporal, gestos, pinturas, esculturas, apresentações de dança, dentre outros.
Enquanto a comunicação verbal auxilia na comunicação dos eventos externos, a comunicação não verbal ajuda a estabelecer e manter as relações interpessoais.
Gestos e expressões faciais podem substituir a verbalização quando “nossa cara diz tudo”. Uma pessoa que chega em casa com uma expressão abatida pode comunicar que teve “um dia e tanto”, sem dizer uma palavra. A regulação do que estamos dizendo se dá pela sinalização dos momentos pelos gestos.
Que remédio é bom para sarna de gato?
Como conectar um PS4 em uma TV antiga?
O que quer dizer redução do espaço discal L5 S1?
Pode usar preenchimento na glabela?
Como pega olho de peixe no pé?
Como tratar sinusopatia maxilar?
O que fazer com ouvido coçando?
Como depositar dinheiro no meu caixa tem?
Como usar o Xbox Live no Xbox 360?
Como fazer uma balaiagem passo a passo?
Como se faz prática clínica em terapia cognitiva comportamental?