A distribuição entre ambas as classificações é a seguinte:
Um instrumento musical é um objeto construído com o propósito de produzir música. Os vários tipos de instrumentos podem ser classificados de diversas formas, sendo uma das mais comuns, a divisão de acordo com a forma pela qual o som é produzido.
Os sons são propagados através de ondas. ... A mesa e o ar estão em contato, logo as ondas se propagam pelo ar e chegam até os nossos ouvidos, que as captam. Isso explica como o som (música) sai de um instrumento e chega aos nossos ouvidos.
As particularidades de cada instrumento “Ao assoprar o instrumento, são geradas diversas frentes de ondas de ar, que se propagam dentro do tubo. Ai dedilhar o instrumento, os orifícios abrem e fecham, mudando o comprimento do tubo e gerando diferentes notas musicais”, explica Donoso.
Instrumentos musicais cuja vibração sonora principal se dá pelo ar. Podem ser classificados como livres e sopros. Entre os aerofones livres encontram-se zunidores, sanfona e órgãos, e nos sopros, flautas, trompetes e instrumentos de palheta.
O som transmite-se ao ouvido interno pelas vibrações dos ossículos do ouvido médio, os quais estão ligados à cóclea. Células microscópicas e sensíveis convertem essas vibrações num sinal electroquímico que é transportado pelo nervo auditivo para o cérebro, onde o som é finalmente ouvido e reconhecido.
São assim a guitarra, o violão, a viola caipira, o violino, a viola, o violoncelo, os baixos e contrabaixos, o cavaquinho, o alaúde, o banjo, o bandolim e muitos outros. Alguns instrumentos tem cordas de tamanhos variados como no caso do banjo de cinco cordas.
Todos são construídos em metal ou compostos por ligas metálicas e possuem uma sonoridade muito potente. Os mais importantes representantes deste grupo são a trompa, o trompete, o trombone e a tuba. Todos eles fazem parte da orquestra e também de bandas militares. Os antigos instrumentos deste grupo possuíam um tubo liso.
Se pararmos pra pensar um pouco, podemos enumerar um grande número de instrumentos de corda: violão, violino, piano, harpa, guitarra, contrabaixo, etc. Nesses instrumentos, o som é produzido a partir de cordas, que quando acionadas provocam compressões e rarefações no ar, chamadas ondas sonoras.
Quando fazemos vibrar a corda de um instrumento musical, diversos harmônicos, configurações de ondas estacionárias também chamadas de “ressonâncias”, podem ser formados ao mesmo tempo, que serão sempre múltiplos inteiros da frequência fundamental original.
Cada tipo de instrumento tem uma espécie de "assinatura", um conjunto de características sonoras associado que, embora possa parecer subjetivo, tem uma descrição matemática extremamente precisa. Anteriormente comentamos que o som pode ser representado pela soma de diversas ondas individuais, que chamamos de componentes de Fourier.
Quem pode receber bolsa de Iniciação Científica?
Quais são os desenhos de anime?
Qual a diferença entre abscesso e flegmão?
Como tirar linhas de expressão do rosto caseiro?
Quais são intervenções de enfermagem?
Qual a diferença entre revisor e editor?
Como fazer teste para saber se tem HPV?
O que será tremedeira no corpo e fraqueza?
Precisa do CPF da pessoa pra depositar dinheiro?
Tem anestesia no parto normal pelo SUS?
O que é artigo indefinido exemplos?
Quantos km roda o óleo 15w40 semi sintético?
O que abre dia 8 de dezembro em Recife?
O que dizer para uma amiga que está com câncer?
Como configurar o Waze para rota mais curta?
O que fazer para aliviar as dores da artrose?
Quem é mais inteligente Mello ou Near?