A mais-valia está para o capital variável como o mais-trabalho para o necessário, ou a taxa da mais-valia m/v = mais-trabalho/trabalho necessário.
Mais-valia (calque do alemão Mehrwert) ou mais-valor é o termo famosamente empregado por Karl Marx à diferença entre o valor final da mercadoria produzida e a soma do valor dos meios de produção e do valor do trabalho que é a base do lucro no sistema capitalista.
As duas mais-valias conferem lucro aos empregadores através de formas diferentes: a mais-valia absoluta através da extensão das horas de trabalho (mantendo o mesmo salário), enquanto a mais-valia relativa reduz o valor da força de trabalho.
A Mais-valia não apenas não existe, como seria irracional e extremamente prejudicial tentar fazer com que o empregado ficasse com 100% de sua produção. Assim como a maioria das ideias de esquerda, esse é mais um exemplo de como até ideias ruins e já refutadas conseguem transcender o tempo e os livros de história.
Marx tipificou duas formas de mais-valia: a absoluta e a relativa.
29 curiosidades que você vai gostar
O sistema de mais-valia, explicado por Marx, é baseado na exploração do sistema capitalista, onde o trabalho e o produto produzido pelos trabalhadores é transformado em mercadoria com o intuito do lucro. Assim, os trabalhadores acabam recebendo um valor inferior que não condiz com o trabalho realizado.
Conceito central da teoria marxista, o modo de produção caracteriza a articulação, capaz de se reproduzir, entre as forças produtivas e as relações de produção, constituindo a base ou a infraestrutura da formação económica e social.
Utilizando o materialismo dialéctico, Marx explica o modo como as sociedades humanas se desenvolvem. Dizia ele que as mudanças sociais ocorrem de acordo com as forças dinâmicas internas da sociedade que, em consequência, são o resultado das relações de produção da sociedade.
Para Durkheim, o trabalho é um fato social presente em todos os tipos de sociedade, ou seja, o trabalho é algo que se impõe a nós indivíduos, independente da nossa vontade. A divisão social do trabalho, para este autor, promove a coesão social e, por isso, deve ser preservada.
Marx mostra que o valor tem uma forma social constituída de trabalho humano socialmente igual. O valor ganha independência e autonomia no seio da sociedade capitalista na medida em que permanece alienado dos seus verdadeiros produtores.
A Mais Valia, de Karl Marx, também discutia outro aspecto importante do capitalismo, a alienação. Segundo a teoria marxista, como os trabalhadores não controlam os meios de produção e precisam vender sua força de trabalho, tornando-se também uma mercadoria, eles ficam alheios ao produto final.
A mais valia representa a disparidade entre o salário pago e o valor produzido pelo trabalho. ... No sistema capitalista, com o afastamento do trabalhador de seu produto final, ele é incapacitado de medir o valor de seu trabalho, o que, de acordo com Marx, possibilita ao capitalista apropriar-se de parte desse valor.
O que é Materialismo histórico:
O materialismo histórico é uma teoria marxista que defende a ideia de que a evolução e a organização da sociedade, ao longo da história, ocorrem de acordo com a sua capacidade de produção e com suas relações sociais de produtividade.
Junto a Friedrich Engels, elaborou uma teoria política que embasou o chamado socialismo científico. Suas contribuições para a Filosofia Contemporânea incluem, além da análise social e econômica, um novo conceito de dialética, baseado na produção material da humanidade.
Por entender a sociedade através da metáfora de um corpo, Durkheim afirma que a divisão do trabalho mantém a harmonia do sistema. Por fim, Weber aponta a existência de distinções na divisão social do trabalho entre católicos e protestantes. Segundo ele, esses últimos estão mais aliados com o capitalismo.
O sociólogo francês Émile Durkheim pensa a divisão do trabalho a partir da interação social, que por sua vez, está inserida em uma organização maior: a sociedade. ... Os indivíduos que compõem essas sociedades não compartilham das mesmas crenças religiosas, das mesmas formas de organização e nem das mesmas crenças.
Conforme o pensamento de Marx, o trabalho sempre se concretizará como condição eterna do gênero humano de satisfazer suas necessidades básicas através da transformação da natureza. ... O trabalho, nesse sentido, não é uma forma de realização humana, mas sim uma forma do indivíduo sobreviver na sociedade.
Libertação dos trabalhadores
A ideia central de Marx era a convicção da derrocada da sociedade capitalista, à qual se seguiria a vitória do comunismo, libertando a classe trabalhadora da exploração por parte do empresariado.
As principais ideias de karl Marx, suas ideias mais notáveis, são: a transição gradual para o comunismo, a ditadura do proletariado, o materialismo histórico e materialismo dialético, o socialismo científico, o modo de produção, a mais-valia, a luta de classes, a teoria marxista da ideologia e da alienação e o ...
Modo de produção em economia, é a forma de organização socioeconômica associada a uma determinada etapa de desenvolvimento das forças produtivas e das relações de produção. ... Existem 7 modos de produção: Primitivo, Asiático, Escravista, Feudal, Capitalista, Socialista e Comunista.
Modo de produção socialista, Modo de produção capitalista, Modo de produção feudal, Modo de produção asiático, Modo de produção escravista, Modo de produção primitivo.
Relações de Produção é um conceito elaborado por Karl Marx e que recebeu muitas definições e utilizações posteriores. Resumidamente, as relações de produção são as formas como os seres humanos desenvolvem suas relações de trabalho e distribuição no processo de produção e reprodução da vida material.
Em resumo, o método de calcular a taxa de mais-valia é o seguinte: tomamos o valor total do produto e igualamos a zero o valor do capital constante que apenas reaparece nele. A soma de valor restante é o único produto de valor realmente produzido.
A acumulação primitiva permanente no Brasil está baseada na apropriação privada do território e dos bens públicos pela minoria privilegiada, na retenção especulativa da propriedade e do dinheiro e na preponderância da esfera da circulação, e não da produção, no espaço nacional.
Principais características do materialismo histórico
O materialismo histórico buscou entender as relações entre o trabalho e a produção de bens materiais ao longo da história; O homem vai viver suas relações sociais segundo as relações econômicas, ele não tem autonomia. ... As ideias não influenciam a vida social.
Tem como deixar o MEI inativo?
Como saber se o pinheiro está morto?
Como aquecer arroz em Banho-maria?
É normal ter um lado maior que o outro?
Em qual alimento posso encontrar o ácido clorídrico?
Quando emagrecer a papada some?
Como o organismo absorve as vitaminas?
Como estudar faltando pouco tempo para a prova?
Qual é o cargo acima do desembargador?
O que é hereditariedade Cite exemplos?
Para quem é indicado o implante coclear?
Quem é o cara mais rico do YouTube?
Como alegar legitimidade passiva?
Qual produto usar para lavar carro branco que está encardido?
Como se obtém o açúcar invertido?