LobeSeparation ou “overlap”significa o tempo em que as válvulas (admissão e escape) estão desencostadas das suas sedes ao mesmo tempo. Considerando um comando que tenha de 1 de LobeSeparation, maior será o vácuo dentro do coletor obtendo-se uma lenta mais regular.
O levante de um comando de válvulas é o quanto teoricamente o came desloca a válvula do seu assento. O seu cálculo é obtido através da diferença da altura máxima de deslocamento em relação ao Círculo Base, menos o diâmetro do próprio Círculo Base.
O lob center é a diferença de tempo de abertura entre as válvulas de um mesmo cilindro, ou seja, depois que a válvula de admissão abriu, quando será aberta a de escape, e fechamento também é claro.
O comando de válvulas é um eixo de ferro com liga de níquel ou aço e usinado com vários ressaltos excêntricos, chamados cames. Por isso é também conhecido como árvore de cames. São esses cames que empurram os tuchos para abrir ou fechar as válvulas dentro da câmara de combustão. Por isso, a sincronia é tão importante.
Lift – Levante da válvula O seu cálculo é obtido através da diferença da altura máxima de deslocamento em relação ao Círculo Base, menos o diâmetro do próprio Círculo Base. Quanto maior é o levante, melhor o rendimento do motor em médias e altas rotações e sem afetar muito o torque em baixas rotações.
Chamamos de cruzamento o momento em que as válvulas de admissão e escape estão abertas ao mesmo tempo. Isso ocorre porque a rampa de fechamento do escape ainda não terminou e a rampa de abertura da admissão já se iniciou. O cruzamento também é chamado de Overlap.
Como o próprio nome diz, o comando de válvulas comanda a abertura e o fechamento das válvulas de admissão e escapamento. As de admissão são as responsáveis por permitir a entrada da mistura ar/combustível no cilindro (ou câmara de combustão).
Para escolher o comando de válvulas nós temos que saber qual o diâmetro e curso do pistão, relação R/L, diâmetros de válvulas, relação entre áreas, faixa de rotação máxima atual e pretendida, taxa de compressão e nos casos extremos outras informações ainda mais específicas são necessárias.
Assim como qualquer peça do carro, o comando de válvulas tem sua importância e precisa ser analisado nos mínimos detalhes para que possíveis defeitos sejam descobertos antes que algo mais grave aconteça. Caso a árvore de comando (outro nome dado ao sistema) não esteja funcionando de acordo, o desempenho do motor pode ser afetado diretamente.
Já o sistema VVT (comando variável de válvulas) permite variação no curso e no tempo das válvulas de acordo com a necessidade. Com base nas rotações o sistema opta por uma configuração econômica ou de potência. O sistema de comando variável de válvulas é desenvolvido por diversas montadoras, o que possibilita cada uma adotar um nome.
Escrito na categoria " Acessórios e opcionais " por André M. Coelho. Com a tecnologia em constante evolução, é de se esperar que surjam novidades a cada dia. Porém, ela demora a chegar nos produtos com preços mais acessíveis. É o caso do sistema VVT ou comando variável de válvulas.
Quais as Contra-indicações do TENS?
Que tipo de corpo pode usar decote ombro a ombro?
O que tem mais cafeína chá ou café?
Como usar geleia real no cabelo?
É melhor fazer yoga antes ou depois de comer?
Qual o primeiro sobrenome mais comum no Brasil?
Quando os países aboliram a escravidão?
Pode se alienar o bem hipotecado?
O que eu devo saber antes de entrar na faculdade de Direito?
Quem tem tatuagem pode entrar na Marinha?
Qual pão integral não tem glúten?
Tem como saber quem é o pai antes de nascer?