Soldagem TIG (Tungsten Inert Gas) ou GTAW (Gas-Shielded Tungsten Arc Welding) é um processo que utiliza um eletrodo sólido de tungstênio não consumível. O eletrodo, o arco e a área em volta da poça de fusão da solda são protegidos por uma atmosfera protetora de gás inerte.
Abreviatura do inglês Tungsten Inert Gas, o processo de soldagem TIG ou solda TIG caracteriza-se por um arco elétrico criado entre um eletrodo sólido de tungstênio não consumível e o material a ser soldado, protegidos do ar atmosférico por um gás inerte.
Em MIG/MAG os equipamentos utilizados para a realização da soldagem manual são a tocha, o motor de alimentação do arame e a fonte de energia, enquanto em TIG, a soldagem manual requer uma tocha de soldagem, com eletrodo de tungstênio, fonte de energia e gás de proteção.
MIG: envolve alimentação de arame conectado a um eletrodo que derrete junto com o projeto. TIG: envolve um eletrodo de Tungstênio, pelo qual passa uma corrente para os metais que você quer soldar.
Solda TIG:A solda TIG foi idealizada por Charles L. Coffin, mas foi só desenvolvida e aperfeiçoada por Russell Meredith da Northrop Aircraft em 1941, ele chamou o processo de Heliarc pois ele usava Gás Hélio como proteção para o eletrodo de tungstênio, mas também é referido como Tungsten Inert Gas Welding (TIG).
21 curiosidades que você vai gostar
A soldagem a arco de gás tungstênio – TIG (GTAW) surgiu de uma ideia de C.L. Coffin para soldar em uma atmosfera de gás não oxidante, que ele patenteou em 1890. O conceito foi refinado por H.M. Hobart, que usava hélio para blindagem e P.K. Devers, que usou argônio.
Já a primeira máquina de solda portátil foi inventada em 1911, sendo que em 1916, foi desenvolvida a primeira versão do processo de soldagem MIG (Metal Inert Gas). Durante os anos de 1930, a soldagem foi um dos fatores que contribuiu para o estabelecimento da indústria naval de estaleiros.
O processo ficou caracterizado no mercado como MIG/MAG, ou seja, MIG (metal inert gas), quando o gás de proteção utilizado para proteção da poça de fusão é inerte, ou MAG (metal active gas), quando o gás de proteção da poça de fusão é ativo.
A soldagem mais resistente é o processo TIG (esse método é conhecido por criar uma solda limpa e eficaz) e o motivo dessa escolha é a alta taxa de eficiência. O processo TIG possui várias aplicações. Eles são capazes de produzir soldas com integridade em materiais de alumínios, por exemplo, peças automotivas.
Na soldagem TIG e MIG / MAG, a distância da tocha da peça de trabalho deve permanecer constante o tempo todo. Na soldagem MMA, no entanto, o porta-eletrodo deve ser continuamente trazido em direção à peça de trabalho para manter a distância entre o eletrodo e a solda fundida constante.
A função do eletrodo é de conduzir a corrente elétrica para aquecer o local a ser soldado, formar a poça de fusão, fundindo a peça com a outra parte ou com o material adicionado, que pode ser uma vareta do mesmo material. O processo TIG, utiliza gás inerte na proteção da solda.
Vamos lá ao primeiro tipo de solda.Soldagem com eletrodo revestido (SMAW)Soldagem MIG/MAG (GMAW)Soldagem com Arame Tubular (FCAW)Soldagem TIG (GTAW)Soldagem por feixe de elétrons (EBW)Soldagem a Hidrogênio Atômico (AHW)Soldagem a arco de plasma (PAW)
Espessura do material a ser soldado
Você consegue soldar metais grossos com maior rapidez, utilizando o processo MIG. Agora, se for o caso de estar trabalhando com metais/peças de menor espessura, utilizar o processo TIG pode ser melhor.
TIG é o processo de soldagem ao arco elétrico com proteção gasosa que utiliza eletrodo de tungstênio, um gás inerte, para proteger a poça de fusão. Na Alemanha, o processo TIG é conhecido como WIG, sigla de Wolfranium Inert Gas. ...
Tensão do arco elétrico
A distância entre o eletrodo e a peça; A corrente de soldagem; Tipo de gás de proteção; Afiação do eletrodo.
Apesar de possuir vantagens e diferenciais incríveis, o processo, assim como qualquer outro, carrega as suas limitações, como: possui possibilidade de emissão intensa de radiação ultravioleta, impossibilidade de soldagem com corrente de ar, processo com baixa taxa de deposição e possibilidade de inclusão de tungstênio ...
A solda MIG é indicada para soldagem de materiais não ferrosos tais como alumínio e suas ligas, cobre e suas ligas, bronze entre outros. Processo solda MAG: Soldagem com arame protegido do ar atmosférico por um fluxo de gás ativo, normalmente CO² (dióxido de carbono) e ou misturas, que interage com a poça de fusão.
Soldagem MIG/MAG
Mais eficiente e com maior produtividade que a soldagem por eletrodo revestido, o processo MIG/MAG é feito com um arame de soldagem – o que facilita o progresso da soldagem vez que não é preciso ficar parando a todo momento.
A soldagem MIG é o processo mais simples (possuindo uma facilidade operacional). Essa forma de soldadura é frequentemente vista como mais amigável para iniciantes. Porém, lembre-se que será essencial um soldador experiente para parametrizar o equipamento, o que pode vir a ser difícil para iniciantes.
Como funciona a soldagem MIG/MAG? Introduzida na década de 1920 e viabilizada comercialmente a partir de 1948, a soldagem MIG/MAG consiste em um processo de alimentação constante de um arame consumível (polaridade +), que é direcionado a uma peça metálica (polaridade - ), sob uma atmosfera de proteção gasosa.
A solda MIG usa um arame de solda e este passa pela tocha para deixar o metal em estado líquido. Nessa soldagem é utilizado o curto circuito. O gás MIG, portanto, serve como uma proteção no momento da soldagem.
O gás de proteção básico para soldagem MIG/MAG é o argônio (Ar). Hélio (He) pode ser adicionado para aumentar a penetração e fluidez da poça de fusão. Argônio ou mistura argônio/hélio podem ser utilizadas para soldagem de todas as ligas.
II – Soldagem MIG/MAG (GMAW)
A soldagem MIG é comumente utilizada em materiais não-ferrosos. Já a soldagem MAG é usada em materiais ferrosos, como o aço. “MIG/MAG é um processo de soldagem a arco voltaico, que utiliza um arco elétrico entre um arame alimentado continuamente e a poça de fusão.
Em 1877, a soldagem por resistência foi estudada e, em 1885, foi desenvolvido a soldagem por arco elétrico, utilizando um eletrodo de grafite - que mais tarde foi substituído por um arame metálico e que décadas depois se tornaria o processo de solda mais popular entre todos até os dias de hoje.
Quais pecados geram excomunhão?
O que acontece se cortar um sinal de carne?
Pode juntar novos documentos no recurso inominado?
Qual a principal consequência das reformas religiosas?
Quais são os custos fixos e variáveis?
O que abre amanhã em Maceió 27 de agosto?
Quais as leis do Coren e do Cofen?
O que gera nulidade no contrato?
Quem é o pai de Lúcia Veríssimo?
Como fazer desaparecer as borbulhas da cara?
O que não pode comer quando toma antibiótico?
Quais são as 4 obras mais famosas do mundo?