Em síntese, pode-se dizer, em termos de sua determinação causal, que o processo saúde-doença representa o conjunto de relações e variáveis que produzem e condicionam o estado de saúde e doença de uma população, que variam em diversos momentos históricos e do desenvolvimento científico da humanidade.
Uma doença pode ser causada por fatores externos tais como agentes patogénicos ou por disfunções internas. Pode se entender que doença é a apresentação de anormalidades na estrutura e no funcionamento de um organismo, afetando-o de forma negativa.
SciELO - Saúde Pública - Modelos explicativos em saúde coletiva: abordagem biopsicossocial e auto-organização Modelos explicativos em saúde coletiva: abordagem biopsicossocial e auto-organização.
Para a Comissão Nacional sobre os Determinantes Sociais da Saúde (CNDSS), os DSS são os fatores sociais, econômicos, culturais, étnicos/raciais, psicológicos e comportamentais que influenciam a ocorrência de problemas de saúde e seus fatores de risco na população.
Para a Comissão Nacional sobre os Determinantes Sociais da Saúde (CNDSS), os DSS são os fatores sociais, econômicos, culturais, étnicos/raciais, psicológicos e comportamentais que influenciam a ocorrência de problemas de saúde e seus fatores de risco na população.
A saúde dos indivíduos e da população é influenciada por fatores de diferentes ordens entre os quais incluem-se: o lugar onde vivemos, as condições ambientais, os fatores genéticos, a renda dos indivíduos e o nível educacional e a rede de relações sociais.
Nessa trajetória, o conceito de saúde vem sofrendo mudanças, por ter sido definido como “estado de ausência de doenças”; foi rede- finido em 1948, pela Organização Mundial da Saúde (OMS), como “estado de completo bem-estar físico, mental e social”, passando de uma visão mecânica da saúde para uma visão abrangente e não ...
Processo saúde-doença. Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre. O processo saúde-doença é uma expressão usada para fazer referência a todas as variáveis que envolvem a saúde e a doença de um indivíduo ou população e considera que ambas estão interligadas e são consequência dos mesmos fatores.
Tal constatação nos remete à reflexão de que o processo saúde-doença-adoecimento ocorre de maneira desigual entre os indivíduos, as classes e os povos, recebendo influência direta do local que os seres ocupam na sociedade (BERLINGUER apud BRÊTAS e GAMBA, 2006).
O fato é que se passa a considerar saúde e doença como estados de um mesmo processo, composto por fatores biológicos, econômicos, culturais e sociais. Desse modo, surgiram vários modelos de explicação e compreensão da saúde, da doença e do processo saúde/doença, como o modelo epidemiológico baseado nos três componentes – agente, ...
Posteriormente, surgindo a explicação da multicausalidade na determinação da doença e não apenas a presença exclusiva de um agente, e finalmente, uma série de outros estudos e conhecimentos provindos principalmente da epidemiologia social. O homem sempre buscou uma maneira de explicar a origem das doenças.
Tem como ouvir PDF no celular?
Como usar vinagre de maçã para queda de?
Como parar o tempo no Minecraft sem mods?
Como parar de sincronizar pastas no Outlook?
O que marcou a chegada do hip hop no Brasil?
Como a matemática foi descoberta?
Como lavar o rosto de forma natural?
Qual tipo de cola para cerâmica na madeira?
Qual a descendência de Adão e Eva?
Como foi a participação da Itália na Segunda Guerra Mundial?
Como surgiu o fogo na Pré-história?
Como ocorreu a descoberta das vitaminas?
Como ocorreu a derrota do Japão na Segunda Guerra Mundial?
Como foi descoberto a pólvora?
Qual foi o motivo da Revolta de Vila Rica?
Como legalizar uma moto de rua para trilha?