Em síntese, pode-se dizer, em termos de sua determinação causal, que o processo saúde-doença representa o conjunto de relações e variáveis que produzem e condicionam o estado de saúde e doença de uma população, que variam em diversos momentos históricos e do desenvolvimento científico da humanidade.
Uma doença pode ser causada por fatores externos tais como agentes patogénicos ou por disfunções internas. Pode se entender que doença é a apresentação de anormalidades na estrutura e no funcionamento de um organismo, afetando-o de forma negativa.
SciELO - Saúde Pública - Modelos explicativos em saúde coletiva: abordagem biopsicossocial e auto-organização Modelos explicativos em saúde coletiva: abordagem biopsicossocial e auto-organização.
Para a Comissão Nacional sobre os Determinantes Sociais da Saúde (CNDSS), os DSS são os fatores sociais, econômicos, culturais, étnicos/raciais, psicológicos e comportamentais que influenciam a ocorrência de problemas de saúde e seus fatores de risco na população.
Para a Comissão Nacional sobre os Determinantes Sociais da Saúde (CNDSS), os DSS são os fatores sociais, econômicos, culturais, étnicos/raciais, psicológicos e comportamentais que influenciam a ocorrência de problemas de saúde e seus fatores de risco na população.
A saúde dos indivíduos e da população é influenciada por fatores de diferentes ordens entre os quais incluem-se: o lugar onde vivemos, as condições ambientais, os fatores genéticos, a renda dos indivíduos e o nível educacional e a rede de relações sociais.
Nessa trajetória, o conceito de saúde vem sofrendo mudanças, por ter sido definido como “estado de ausência de doenças”; foi rede- finido em 1948, pela Organização Mundial da Saúde (OMS), como “estado de completo bem-estar físico, mental e social”, passando de uma visão mecânica da saúde para uma visão abrangente e não ...
Processo saúde-doença. Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre. O processo saúde-doença é uma expressão usada para fazer referência a todas as variáveis que envolvem a saúde e a doença de um indivíduo ou população e considera que ambas estão interligadas e são consequência dos mesmos fatores.
Tal constatação nos remete à reflexão de que o processo saúde-doença-adoecimento ocorre de maneira desigual entre os indivíduos, as classes e os povos, recebendo influência direta do local que os seres ocupam na sociedade (BERLINGUER apud BRÊTAS e GAMBA, 2006).
O fato é que se passa a considerar saúde e doença como estados de um mesmo processo, composto por fatores biológicos, econômicos, culturais e sociais. Desse modo, surgiram vários modelos de explicação e compreensão da saúde, da doença e do processo saúde/doença, como o modelo epidemiológico baseado nos três componentes – agente, ...
Posteriormente, surgindo a explicação da multicausalidade na determinação da doença e não apenas a presença exclusiva de um agente, e finalmente, uma série de outros estudos e conhecimentos provindos principalmente da epidemiologia social. O homem sempre buscou uma maneira de explicar a origem das doenças.
Como sacar dinheiro no caixa eletrônico Mercado Pago?
Qual é o limite de saque no caixa eletrônico do Banco Itaú?
Como fazer saque com cartão de crédito da caixa?
Qual o calendário do FGTS para 2021?
Onde sacar dinheiro Banco BS2?
Como instalar o CPF pelo celular?
Como sacar dinheiro do Mercado Pago no caixa 24 horas?
Como saber se uma reação e exotérmica e endotérmica?
Como sacar dinheiro do Sofisa?
Como sacar dinheiro no caixa eletrônico conta poupança caixa?
Tem que ser imenso pra saber se sozinho?
Porque devemos respeitar as pessoas como elas são?
Como se preparar para audiência trabalhista?
Como namorar alguém de outro país?
O que é ressignificar alguma coisa?