Após receber carvão do Pátio de Matérias-Primas, a planta da Coqueria realiza uma mistura e a leva à bateria de 100 fornos em alta temperatura, atingindo uma média de 1.230 °C. ... O coque fornece carbono para o aço e também tem influência no rendimento do Alto-Forno.
De forma resumida, o processo de coqueificação é a “destilação” por pirólise ou decomposição térmica do carvão mineral ao abrigo do ar, que após o desprendimento da matéria volátil obtêm-se um resíduo sólido, poroso e carbonoso denominado coque.
A coqueria é um dos grandes responsáveis pelo consumo de energia na siderurgia e também um gerador de combustível. A busca de maior produtividade da planta, da melhoria da qualidade de seus produtos e da redução do consumo de combustível desencadeia reduções de energia nas plantas clientes da coqueria.
A coqueria é a área responsável pela produção do coque, que é o produto da destilação e aglomeração do carvão mineral. ... O coque é o insumo redutor do minério de ferro carregado no alto-forno. O gás gerado na coqueria é utilizado nos demais processos siderúrgicos e na termelétrica como fonte de calor.
Podemos destacar como sub-produtos da coqueria: O alcatrão, sulfato de amônio, piridina, óleos leves e gás combustível [4].
O carvão mineral para siderurgia a coque é denominado carvão coqueificável, que forma uma massa sólida ao ser aquecido. ... Utilizado na redução do minério de ferro a ferro metálico, este combina com o oxigênio, na presença de calcário, criando dióxido de carbono, ferro e escória.
Por que esse processo precisa ocorrer na ausência de oxigênio? Durante a queima são liberados gases oriundos da composição do carvão mineral que podem entrar em combustão, prejudicando o produto final, que no caso é o coque.
O coque é obtido pelo processo de "coqueificação", que consiste, em princípio, no aquecimento do carvão mineral a altas temperaturas, em câmaras hermeticamente fechadas (exceto para saída de gases). ... A qualidade do coque depende muito do carvão mineral do qual se origina, principalmente do seu teor de impurezas.
Podemos destacar como sub-produtos da coqueria: O alcatrão, sulfato de amônio, piridina, óleos leves e gás combustível [4].
Ferramentas operacionais para coqueria
As operações de uma coqueria se resumem, basicamente, em carregamento, coqueificação, descarregamento, apagamento e expedição do carvão transformado em coque.
O coque se forma preferencialmente onde há maior proporção de vitrinita e menor quantidade de material pulverulento (em forma de pós). Essas segregações resultam da britagem coletiva, que envolve as seguintes etapas: pilhas, silos, dosagem, mistura, britagem coletiva e homogeneização.
Esta unidade de processo tem como principal característica o aquecimento indireto do carvão mineral dentro de fornos fechados (células) para remoção da matéria volátil nele contida. O coque é o insumo redutor do minério de ferro carregado no alto-forno.
Ao ser aquecido, o material atinge primeiro a temperatura Ta e depois a temperatura Ti, e, sucessivamente, as temperaturas Tm, Tb e Tr, sendo então transformado em coque. Esta faixa de temperaturas, de Ta a Tr, corresponde ao intervalo no qual ocorrem as reações de transformação do carvão em coque.
Como saber se seu número está ativo?
Quanto custa um Big Mac na Turquia?
Como abrir conta bancaria no exterior?
Pode usar primer no dia a dia?
Onde Passar o Réveillon 2022 perto de SP?
Quantos quilos um osso humano suporta?
Como fazer bebê 4 meses dormir a noite toda?
O que é a integração de funcionários?
O que visitar no norte portugal?
Como era o trabalho na Antiguidade Clássica?
Quais as residências médicas menos concorridas?
O que fazer quando der match no Tinder?
Quantos empregos foi criado em 2021?
Quanto custa implante de cabelo?