Após receber carvão do Pátio de Matérias-Primas, a planta da Coqueria realiza uma mistura e a leva à bateria de 100 fornos em alta temperatura, atingindo uma média de 1.230 °C. ... O coque fornece carbono para o aço e também tem influência no rendimento do Alto-Forno.
De forma resumida, o processo de coqueificação é a “destilação” por pirólise ou decomposição térmica do carvão mineral ao abrigo do ar, que após o desprendimento da matéria volátil obtêm-se um resíduo sólido, poroso e carbonoso denominado coque.
A coqueria é um dos grandes responsáveis pelo consumo de energia na siderurgia e também um gerador de combustível. A busca de maior produtividade da planta, da melhoria da qualidade de seus produtos e da redução do consumo de combustível desencadeia reduções de energia nas plantas clientes da coqueria.
A coqueria é a área responsável pela produção do coque, que é o produto da destilação e aglomeração do carvão mineral. ... O coque é o insumo redutor do minério de ferro carregado no alto-forno. O gás gerado na coqueria é utilizado nos demais processos siderúrgicos e na termelétrica como fonte de calor.
Podemos destacar como sub-produtos da coqueria: O alcatrão, sulfato de amônio, piridina, óleos leves e gás combustível [4].
O carvão mineral para siderurgia a coque é denominado carvão coqueificável, que forma uma massa sólida ao ser aquecido. ... Utilizado na redução do minério de ferro a ferro metálico, este combina com o oxigênio, na presença de calcário, criando dióxido de carbono, ferro e escória.
Por que esse processo precisa ocorrer na ausência de oxigênio? Durante a queima são liberados gases oriundos da composição do carvão mineral que podem entrar em combustão, prejudicando o produto final, que no caso é o coque.
O coque é obtido pelo processo de "coqueificação", que consiste, em princípio, no aquecimento do carvão mineral a altas temperaturas, em câmaras hermeticamente fechadas (exceto para saída de gases). ... A qualidade do coque depende muito do carvão mineral do qual se origina, principalmente do seu teor de impurezas.
Podemos destacar como sub-produtos da coqueria: O alcatrão, sulfato de amônio, piridina, óleos leves e gás combustível [4].
Ferramentas operacionais para coqueria
As operações de uma coqueria se resumem, basicamente, em carregamento, coqueificação, descarregamento, apagamento e expedição do carvão transformado em coque.
O coque se forma preferencialmente onde há maior proporção de vitrinita e menor quantidade de material pulverulento (em forma de pós). Essas segregações resultam da britagem coletiva, que envolve as seguintes etapas: pilhas, silos, dosagem, mistura, britagem coletiva e homogeneização.
Esta unidade de processo tem como principal característica o aquecimento indireto do carvão mineral dentro de fornos fechados (células) para remoção da matéria volátil nele contida. O coque é o insumo redutor do minério de ferro carregado no alto-forno.
Ao ser aquecido, o material atinge primeiro a temperatura Ta e depois a temperatura Ti, e, sucessivamente, as temperaturas Tm, Tb e Tr, sendo então transformado em coque. Esta faixa de temperaturas, de Ta a Tr, corresponde ao intervalo no qual ocorrem as reações de transformação do carvão em coque.
Quando termina com Y acrescenta?
Quem foi a mulher mais poderosa da história?
O que é bom para cachear os cabelos naturalmente?
Qual o nome da obra que iniciou o Romantismo no Brasil?
Como deve ser a relação professor-aluno no contexto da aprendizagem?
Quando o nódulo da tireoide é considerado grande?
Qual o nome da tinta para pintar porta?
Qual a frota de aviões da Força Aérea Brasileira?
Qual a diferença entre gratificação comissão e premiação?
Como é feito o teste de Finkelstein?
Quais os meios de transporte utilizados na agricultura?
Qual a marca de joia mais cara do mundo?
Como a psicanálise explica o desenvolvimento humano?
Quais são os tipos de pesquisa TCC?
Como estender a tela no Windows?