Psicologia: de ciência da alma para ciência da vida mental O termo psicologia vem das palavras gregas psyché, que significa alma, no sentido clássico de “a vida que há no corpo”, e logos, que quer dizer ciência ou tratado. Ou seja, etimologicamente, psicologia é a ciência da alma.
A diferença entre alma e espírito não é muito clara. Algumas pessoas falam como se fosse uma coisa só, outros já fazem a distinção, dizendo que a alma é a responsável pela emoção e pelo pensamento, enquanto o espírito é ligado a Deus. É a parte divina no homem.
Esta função conduz ao sentido exclusivamente espiritual ou metafísico: a alma como princípio de pensamento, privilégio e essência do homem, dando acesso à liberdade e à moral.
A Psicologia surgiu como uma disciplina filosófica grega e metafísica, designada como o estudo racional da alma.
Mas o conceito geral de espírito e alma, inclusive dos dicionários de outras línguas, espírito e alma são a mesma coisa. E o espiritismo, a religião que mais estuda espíritos, ensina o que recebeu e recebe dos próprios espíritos: a alma é o espírito encarnado, e o espírito é a alma desencarnada, ou seja, a mesma coisa.
43 curiosidades que você vai gostar
Assim, a divisão de alma e espírito, referida em Hb 4.12, não é para a morte, mas para a vida ressurrecta de Cristo, no poder do Espírito Santo, que é encontrada somente do outro lado da cruz, depois que passamos por ela. Assim, sem cruz, não há a verdadeira vida abundante que Jesus veio nos dar.
É frequentemente considerado como um princípio ou essência da vida incorpórea (religião e tradição espiritualista da filosofia), mas pode também ser concebido como um princípio material (conjunto de leis da física que geram nosso sistema nervoso).
Alma é um termo equivalente ao hebraico néfesh, ao Sanscrito Ātman e ao grego psykhé e significa "ser", "vida" ou "criatura". Etimologicamente, deriva do termo em Latim animu (ou anima), que significa "o que anima". Sendo a vida de cada organismo, não sendo eterna, e nem separada do corpo, exatamente pelo contrário.
História e conceito da origem da alma. Na época em que se desenvolveu a Filosofia, como atividade cultural, anos 550 antes de Cristo, foi também o período de transição de mudança do conceito cultural em que a ideia de espírito era substituída pelo conceito de alma.
Para Aristóteles, a alma e o corpo coincidem de tal modo que um não sobrevive sem o outro. Assim, formam uma unidade substancial na qual a alma é ato perfeito do corpo. Na modernidade, vários filósofos também discutiram sobre o corpo e a alma dentre eles Descartes o qual será tomado como base deste estudo.
Teoria das Almas
Na filosofia de Platão encontramos a dualidade entre a alma e o corpo. Segundo ele, o ser humano era imortal e essencialmente alma, donde ela pertencia ao mundo inteligível (apreendido pelo intelecto) e não o mundo sensível (apreendido sobre os sentidos).
A alma não tem quantidade corporal, contudo, é uma coisa grande. Este estudo pretende refletir sobre os sete graus de atividade da alma, os quais o autor apresenta na sua obra De quantitate animae. São eles: a animação, a sensação, a arte, a virtude, a tranquilidade, o ingresso e a contemplação.
Assim, a alma humana, sendo embora uma e única, tem várias faculdades, funções, porquanto se manifesta efetivamente com atos diversos. As faculdades fundamentais do espírito humano são duas: teorética e prática, cognoscitiva e operativa, contemplativa e ativa.
A narrativa mítico-fundadora em Gênesis 2.7 declara: “E formou o Senhor Deus o homem do pó da terra, e soprou em seus narizes o fôlego da vida; e o homem foi feito alma vivente”. O espírito, no conceito bíblico, é o fôlego ou sopro de vida que Deus dá a cada criatura humana. ... Logo, a alma vivente também morre.
Os filósofos pré-socráticos (assim chamados por antecederem Sócrates, filósofo grego) preocupavam-se em definir a relação do homem com o mundo através da percepção. ... Sua principal preocupação era com o limite que separa o homem dos animais. Desta forma, postulava que a principal característica humana era a razão.
A teoria tripartite da alma de Platão é uma teoria da psique proposta pelo filósofo grego antigo Platão em seu tratado sobre a República, e também com a alegoria da carruagem em Fedro.
No conceito de Sócrates, a “alma” se apresenta como uma substância específica imaterial (espiritual) não composta (simples), essencialmente distinta do corpo material.
A alma é imortal, porque incorruptível: Num primeiro argumento da imortalidade com base em sua natureza, alegou Sócrates, que, por ser espiritualidade e simples, em tal estado não pode corromper-se. Em sendo incorruptível, decorre ser imortal. Não se pode desfazer, nem mesmo após a morte do corpo.
Durante o Renascimento, o cérebro assumiu o protagonismo, mas a sede da alma permaneceu diluída no líquor, o fluido contido nos ventrículos cerebrais. Mais tarde o tecido cerebral tomou conta, com a proposição de René Descartes (1596-1650), que chegou a apontar a glândula pineal como a “sede da alma”.
A alma tem três aspectos ou níveis, chamados Nefesh, Ruach e Neshamá. Na hora da morte os dois níveis mais elevados deixam o corpo. O mais baixo, Nefesh, passa por um processo de até 11 meses para se desprender do corpo. O Zohar fala que a Tzelem/sombra da alma começa a deixar o corpo 30 dias antes da morte.
substantivo feminino Princípio espiritual do homem que se opõe ao corpo. [Religião] Composição imaterial de uma pessoa que perdura após sua morte; espírito. Qualidades morais, boas ou más: alma nobre. Consciência, caráter, sentimento: grandeza de alma.
Como o espírito acessa todas as funções do corpo físico através do sistema nervoso central, em algum “ponto” há de se localizar a conexão entre o espírito e o corpo físico, e essa informação quem nos traz é o Benfeitor Espiritual Alexandre (6) dizendo que a conexão se dá através da epífise, ou glândula pineal, e que ...
Doutrinas majoritárias. O Espírito Santo é entendido como sendo uma das três Pessoas da Santíssima Trindade e, como tal, ele é pessoalmente e totalmente Deus, co-igual e co-eterno com Deus Pai e Deus Filho.
Segundo o Filósofo, todos nós dispomos de Alma e essa é composta por 3 (três) partes, que na verdade são “modos de desejar”, potências (dýnamis) de ordem Epitimética, Timocrática e Logística.
Qual a moeda mais valorizada do mundo 2021?
Como funciona a oferta e demanda?
Quanto tempo subir e descer escadas para emagrecer?
O que significa a palavra assume?
Qual a diferença de coalho e coagulante?
Como se dá a classificação das células?
O que acontece depois que um processo é suspenso?
Quanto custa um intercâmbio de 6 meses em Nova York?
O que constelação familiar sistemica?
Quais são os tipos de vistos no Brasil?
Quanto cobra um advogado para fazer uma interdição?