Um galvanómetro consiste num instrumento de grande sensibilidade que permite a medição e deteção de correntes elétricas pouco intensas, geralmente por ação entre o campo magnético da corrente e o de um magnete.
Uma tensão UG aplicada sobre os terminais do galvanômetro gera uma corrente IG que é medida pela deflexão da agulha sobre a escala. A medida de tensão é feita multiplicando-se a corrente medida pela resistência do galvanômetro, UG = RGIG.
O galvanômetro, quando usado para medir corrente elétrica em um circuito elétrico, deve ter o fio do eletroímã conectado em série. Já para se medir tensão elétrica em um circuito, o galvanômetro deve ser conectado em paralelo.
Voltímetro: instrumento utilizado para medir a diferença de potencial entre dois pontos; Amperímetro: instrumento utilizado para medir correntes elétricas com escalas (ordem de grandeza) variáveis; Galvanômetro: instrumento utilizado para medir corrente elétrica com escalas geralmente pequenas.
O galvanômetro é um dispositivo que mede correntes de pequenas intensidades e que é composto, de uma maneira bem simples, por muitos condutores retilíneos sendo percorrido por uma corrente elétrica, mesmo princípio utilizado na construção de motores elétricos.
27 curiosidades que você vai gostar
O galvanômetro é um instrumento muito sensível utilizado para medir correntes de baixa intensidade, como por exemplo, correntes da ordem miliampére. O galvanômetro nada mais é do que um amperímetro muito sensível, com o ponteiro no meio da escala, podendo assim medir correntes nos dois sentidos do circuito elétrico.
Um galvanômetro tangente é um dos primeiros instrumentos de medição usados para medir a corrente elétrica. Ele funciona usando uma agulha de bússola para comparar um campo magnético gerado pela corrente desconhecida com o campo magnético da Terra.
Medido: para medir, inserimos o voltímetro em paralelo com os dois pontos entre os quais queremos medir a tensão, alterando o circuito portanto, pois estamos colocando a resistência interna do voltímetro em paralelo.
O voltímetro analógico é basicamente um galvanômetro, aparelho sensível a variações elétricas, com uma alta resistência elétrica. Já o voltímetro elétrico, geralmente contido em um multímetro, funciona através de sensores e algoritmos para adquirir o valor da ddp do circuito.
Como o seu nome já indica, o multímetro é um instrumento de medição que afere uma série de grandezas elétricas, como resistência, tensão e corrente. Através de seus sensores, oferece uma leitura precisa e alguns modelos ainda podem medir até mesmo a capacitância, indutância, frequência e a temperatura.
Como montar o galvanômetro experimental. A bobina é enrolada em torno de um objeto redondo de 7 a 10 cm de diâmetro como referência. Uma latinha de refrigerante é uma boa referência. Essa bobina consiste em 10 a 10 voltas de fio esmaltado de 22 a 26 AWG ou mesmo fio rígido comum fino.
Esses instrumentos possuem dois terminais (que permitem sua conexão a um circuito) e uma escala graduada (que indica o valor da corrente elétrica, no amperímetro; e da tensão elétrica, no voltímetro). Para medir o valor da corrente elétrica, o amperímetro deve ser conectado em série ao circuito.
Shunt (derivador resistivo):
Os shunts ou derivadores resistivos são utilizados para a medição de correntes de amplitudes geralmente elevadas. São na verdade resistores com baixo coeficiente térmico que ao serem percorridos por uma corrente elétrica (im) geram sobre si uma tensão elétrica (vm).
Exemplo: Um voltímetro que possui erro de 5% de fundo de escala está sendo utilizado na escala de 1000V, para medir uma tensão de 220V. Qual é o erro da medida? 5% do fundo de escala=5% de 1000V = ±50V. Logo, a medida será V=(220±50V) ou ainda V=220±23%.
(EEM – SP) É dado um galvanômetro de resistência interna igual a 0,25 Ω, que se funde, quando por ele passa uma corrente maior do que 0,15 A. a) Explique o que se deve fazer para se poder utilizar esse galvanômetro na medida de uma corrente de 5,0 A. 02.
Para medir a tensão entre dois pontos quaisquer de um circuito elétrico, liga-se um voltímetro em paralelo entre esses dois pontos. Todos os instrumentos de medida para utilização em tensão ou corrente contínua, tem em seus terminais uma indicação de polaridade.
A principal função do voltímetro é indicar a tensão contínua em volts do circuito elétrico do possante, podendo assim, mostrar se a bateria está perdendo carga e evitando que o carro “morra”.
Um voltímetro ideal possui resistência interna infinita e, quando mede uma diferença de potencial, nenhuma corrente é desviada para ele (YOUNG, FREEDMAN; 2008). Por se tratar de algo muito difícil de ser produzido, necessita-se que o voltímetro possua a maior resistência interna possível.
Um voltímetro ideal apresenta na entrada uma resistência elétrica de valor infinito, de modo que a corrente que o percorre é nula, não se estabelecendo uma diferença de potencial no aparelho. Tal característica garante a não interferência do aparelho no funcionamento do circuito.
Para encontrar essa tensão vamos precisar do valor da corrente que ainda não temos. Então, para chegar a este valor vamos usar a fórmula da lei de Ohm: Corrente é igual a tensão, dívida pela soma das resistências. A corrente é o que estamos buscando, a tensão é 24V, a resistência 1 – 6Ω e a resistência 2 – 2Ω.
Outra maneira de encontrar a corrente elétrica é através da potência elétrica (P), que é dada em Watt (W), considerando que P=V.I, ou seja, podemos encontrar a corrente elétrica pela variação dessa fórmula, sendo: I=P/V ou com relação da fórmula de potência elétrica com a de tensão, que é I=√(P/R).
O alicate wattímetro é um instrumento que tem a função de analisar a energia, multiplicando e calculando a potência e medindo a capacidade de força, distorções, corrente AC, tensão AC/DC, capacitância, corrente de partida, sinais modulados e largura de pulso.
Existem diversos tipos de voltímetros, sendo os mais utilizados os voltímetros de bobina móvel, os voltímetros de ferro móvel e os osciladores de raios catódicos, sendo estes últimos também utilizados como voltímetros.
Os instrumentos eletrodinâmicos possuem dois circuitos independentes que permitem que os mesmos sejam utilizados como amperímetros, voltímetros, wattímetros (medidores de potência ativa) e varímetros (medidores de potência reativa).
Como tratar de fungos na pele?
Como fazer ponto fuxico passo a passo?
Como reage uma pessoa egoísta?
Como preencher receituário controlado?
Como tirar sugestão de palavras do Google?
Como preencher um currículo comprado?
Como salvar as palavras no corretor?
O que está escrito na Certidão de Casamento?
Como recuperar o CPF de uma pessoa falecida?
Como preencher o formulário do visto americano?
Como preencher várias células com o mesmo valor no Excel?
Como tirar senha de arquivo protegido PDF?