Na escala de tempo geológico, o Cretáceo ou Cretácico é o período da era Mesozoica do éon Fanerozoico que está compreendido entre há 145 milhões e 66 milhões de anos, aproximadamente. O período Cretáceo sucede o período Jurássico de sua era e precede o período Paleogeno da era Cenozoica de seu éon.
Durante o Cretáceo há a proliferação das plantas com flores e após a extinção dos dinossauros houve a proliferação dos mamíferos placentários e surgimento da grama e das plantas rasteiras. A deriva continental seguiu determinante na especiação.
O período Cretáceo foi um dos períodos mais quentes da história da Terra. Os pólos estavam desprovidos de gelo e as temperaturas médias dos oceanos no Atlântico atingiram até 35°C apresentando um clima típico de estufa; alguns até se referem a Terra como protagonista de um efeito superestufa .
Cretáceo: corresponde ao período entre 135 a 65 milhões de anos atrás.
Páginas na categoria "Dinossauros do Cretáceo"Abelissauro.Abydosaurus.Acanthopholis.Achelousaurus.Acheroraptor.Achillesaurus.Achillobator.Acristavus.
21 curiosidades que você vai gostar
O Herrerasaurus é um dos mais antigos dinossauros de que se tem notícia e viveu há aproximadamente 200 milhões de anos.
Terapsídeos e arcossauros eram os principais vertebrados terrestres durante este tempo. Um subgrupo especializado de arcossauros, os dinossauros, apareceram pela primeira vez no Triássico, mas não se tornou dominante até o Jurássico.
Jurássico : Conhecida como a Idade dos Dinossauros, com gigantes como o Brachiosaurus e o Stegosaurus. Entretanto, os mamíferos eram minúsculos. ... Cretáceo: Surgimento das plantas com flores, pássaros verdadeiros, diversificação dos peixes e o aparecimento de tipos novos de dinossauros.
A Era Cenozoica é dividida em três períodos: Paleogênico (que dura de 65,5 milhões a 23 milhões de anos atrás), Neogênico (de 23 a 2,6 milhões de anos atrás) e Quaternário (começou há 2,6 milhões e dura até os tempos atuais).
Na escala de tempo geológico, o Jurássico é o período da era Mesozoica do éon Fanerozoico. Cobre 65,3 milhões de anos (desde o período Triássico, de há 201,3 milhões de anos, até ao início do Cretáceo, há 145 milhões de anos).
“Constatamos que no Cretáceo Superior o território paulista formava uma superfície achatada, cruzada por pouquíssimos rios efêmeros e caracte- rizada por um clima em geral seco, mas que alternava períodos mais áridos e mais úmidos”, explica Giorgio Basilici, professor do Instituto de Geociências (IG).
O clima neste período é árido e quente, mas mesmo assim foi neste período que começou o processo de dominação dos répteis pela terra e aparecimento dos crocodilos. Nesta fase do Jurássico, a região que hoje é a Amazônia, era tomada por um enorme deserto.
A Era Mesozoica também é chamada de Idade dos Dinossauros e durou entre 248 milhões a 65 milhões de anos atrás. É dividida em três períodos: Triássico, Jurássico e Cretáceo. No evento “extinção Permo-Triássica” ocorreu a maior extinção na Terra, dizimando 95% de toda a vida marinha e 70% da vida útil no planeta.
A extinção em massa de 66 milhões de anos atrás se chama evento K-Pg, sigla que se refere ao momento em que acaba o período Cretáceo (Kreide, em alemão) e inicia o período seguinte, o Paleógeno (Pg).
A Era Cenozoica iniciou-se logo após a grande extinção que ocorreu no final da Era Mesozoica, há aproximadamente 65 milhões de anos. Ela abrange dois períodos: o período Terciário e o período Quartenário.
Também no Cretáceo surgiram os mamíferos placentários primitivos e as plantas com flores. O Cenozoico é a era geológica que iniciou há 65,5 milhões de anos e que se estende até os dias atuais. Antigamente, era dividida nos períodos Terciário e Quaternário.
A Era Cenozóica se iniciou há 65 milhões de anos e se estende até os dias atuais.
A Era Mesozoica iniciou-se há cerca de 250 milhões de anos e durou em torno de 185 milhões de anos. Ela pode ser dividida em três períodos: o Triássico, o Jurássico e o Cretáceo.
É no período Triássico que surgem os primeiros dinossauros ao lado de répteis voadores, denominados pterossauros. Nesse período, a vida terrestre passa por intensa diversificação tanto na fauna, como na flora e começa o fenômeno da divisão do supercontinente Pangeia.
O que acontece é que a vida no planeta surgiu há cerca de três bilhões e meio de anos atrás, e os dinos vieram muito antes de Adão, Eva ou seus filhos e netos pensarem em nascer. “Os dinossauros viveram e se extinguiram bem antes de a espécie humana surgir”, diz o professor.
Estas criaturas são da época dos dinossaurosO peixe jacaré (atractosteus spatula)A arraia gigante (H. chaophraya)Crocodilo (Crocodylidae)Equidnas (tachyglossidae)Celacanto (Latimeria)Medusa ou água viva (Cnidaria)Tubarão duende (Mitsukurina owstoni)As tuataras (sphenodon)
Os paleontólogos concordam que os dinossauros surgiram alguns milhões de anos (quantos exatamente ninguém sabe) depois da maior extinção em massa registrada na Terra, ocorrida na passagem do período Permiano para o Triássico, há 252 milhões de anos.
Esse período é marcado pelo surgimento de animais com exoesqueleto (esqueleto externo) e micro-organismos filamentosos. Existência de mares rasos e de um mega continente são as principais características do período.
O que é organização e gestão escolar?
O que fazer para o crescimento pessoal?
Qual é o certo enjoo ou enjoo?
Como ocorre a deposição e mobilização de lipídios no tecido adiposo?
Como se escreve estrela de Hollywood?
Como se dá o processo de demarcação das terras indígenas?
O que significa a palavra percepção Extra-sensorial?
Quais os melhores e maiores efeitos do exercício no sistema imunológico principalmente de idosos?
Como ocorre a deglutição dos alimentos no padrão infantil?
Como escrever Akemi em japonês?
Como se escreve o nome hidratados?
Como é feita a comunicação escrita?
Porque hiperativo não tem hífen?