Tem mais depois da publicidade ;) O valor da pressão atmosférica ao nível do mar é definido como 1 atm (1 atmosfera). Esse valor é equivalente a 101.325 Pa (pascal), unidade utilizada para pressões no Sistema Internacional de Unidades. O pascal é, por sua vez, equivalente ao newton por metro quadrado (N/m²).
Um atmosfera (1 atm) corresponde à pressão exercida pela atmosfera terrestre ao nível do mar. Ou seja, essa pressão equivale a, aproximadamente, 1,01 x 105 pascal. Isto é, 1 atm = 1,01 x 105 Pa. Portanto quanto maior for a altitude em relação ao nível do mar, menor será a pressão sobre o corpo.
Sabia que ATM é uma unidade de medida da pressão atmosférica? Isso mesmo! Ela é a força exercida pelo ar. Por exemplo, quando estamos na superfície, no nível do mar, estamos a uma ATM.
O Barômetro é seguro e eficiente e funciona da seguinte forma: o tubo cheio de mercúrio mostra a pressão, o metal líquido escoa até o ponto de 76 cm, este será o valor de pressão obtido a nível do mar e é considerado o normal, pode ser representado por 760 mmHg ou 1 atmosfera (1 atm).
Barômetro de Mercúrio – Instrumento para medir a pressão atmosférica, a qual se equilibra com o peso de uma coluna de mercúrio. As unidades de medida são: milímetro de mercúrio (mm Hg), milibar (mb) e hectopascal (hPa).
32 curiosidades que você vai gostar
Eles utilizam o manômetro com a finalidade de realizar medidas de diferença de pressão entre pontos de um líquido contido em uma tubulação. O barômetro é um aparelho inventado pelo físico Torricelli. O barômetro é mais utilizado para medidas de pressão atmosférica.
Para medir a pressão da atmosfera os barômetros são os aparelhos preferidos, enquanto os manômetros são utilizados para a medição de pressões de fluídos de modo geral.
Usando o aplicativo Android, você pode visualizar a leitura da altitude diretamente na face do barômetro. Basicamente, a ideia é obter uma pequena leitura (zero ou um) no altímetro para que, à medida que você muda de posição e elevação, você saberá quão alto ou baixo está.
Fazer a leitura de um barômetro é relativamente simples se o usuário souber o que indicam os valores de pressão atmosférica. À medida em que uma pessoa vai subindo uma montanha, a pressão atmosférica vai diminuindo e, consequentemente, as moléculas de ar irão contrair.