O modo indicativo é um modo verbal que expressa uma certeza, um fato. Há divisões e subdivisões, no caso do pretérito e do futuro.
O modo indicativo é utilizado para exprimir um fato ou ação habitual em sua certeza quando refere-se ao presente, passado e futuro. Este é o modo da oração principal. Em resumo, é usado: Para exprimir uma ação habitual: Às sextas-feiras vou à novena do meio-dia.
O modo indicativo é usado geralmente para indicar ações verbais tidas como reais ou verossímeis, certas de ocorrerem em algum momento no passado, no presente ou no futuro. Compõe um dos modos verbais, sendo os outros dois o modo subjuntivo e o modo imperativo. ...
Os tempos verbais do Modo Indicativo são: presente, pretérito perfeito, pretérito imperfeito, pretérito mais-que-perfeito, futuro do presente e futuro do pretérito. Além disso, eles são formados por 6 tempos simples e 4 compostos.
Os Modos Verbais (indicativo, subjuntivo e imperativo) indicam as maneiras como os verbos se expressam: Indicativo - exprime fatos, certezas. ... Imperativo - exprime ordens, pedidos.
35 curiosidades que você vai gostar
Deter-nos-emos aqui em estudar o modo verbal chamado IMPERATIVO, que expressa uma ordem, pedido, recomendação, alerta, convite, conselho, súplica, etc. Exemplos: Vamos, corram! Perdoe-me, eu lhe imploro.
No modo imperativo a pessoa falante leva o seu interlocutor a realizar uma ação, expressando o que quer que ele faça. Assim, a ação transmitida por um verbo no imperativo é um pedido, convite, exortação, ordem, comando, conselho ou súplica.
Os modos verbais são definidos como indicadores de como os verbos serão expressados, podendo ser classificados em: indicativo, subjuntivo e imperativo. Cada um desses tipos tem as suas características e particularidades, e você vai conhecê-las agora.
Rigorosamente, são três os modos verbais: INDICATIVO, SUBJUNTIVO e IMPERATIVO. Porém, alguns gramáticos incluem, também como modos verbais, o PARTICÍPIO, o GERÚNDIO e o INFINITIVO. Alguns autores, no entanto, as denominam FORMAS NOMINAIS DO VERBO.
Forma nominal verbal que caracteriza uma ação em andamento
O gerúndio é a palavra que expressa uma ação contínua e é uma das formas nominais do verbo assim como o particípio e o infinitivo. ... O objetivo do gerúndio na língua escrita é justamente dar ao verbo a ideia de continuidade temporal.
O modo subjuntivo mostra o tempo verbal como provável, duvidoso, desejoso ou possível. Aparece nas orações principais e independentes, mas prioritariamente é empregado nas orações subordinadas que apresentam incerteza, probabilidade e hipótese.
No presente do modo indicativo, o verbo é empregado das seguintes formas: a) Exprime fato atual ou simultâneo ao momento da enunciação, podendo exprimir, também, fato recorrente: Eu gosto de ler os livros de Shakespeare. Eu almoço no restaurante da esquina todos os dias.
As pessoas do verbo variam em número, havendo três pessoas do singular (eu, tu, ele) e três pessoas do plural (nós, vós, eles).
Quais tempos verbais existem no português? Bom, dentro do português existem três principais tempos verbais, que são o presente o pretérito (passado) e o futuro.
Dentro da língua portuguesa, existem três tempos verbais, indicando ações que podem acontecer no passado, no presente ou no futuro.
Imperativo significa autoritário, arrogante, prepotente.
É um adjetivo que expressa uma ordem, que manda com autoridade, que busca imposição. Ex.: Seu discurso tem um tom imperativo. Imperativo é o que representa algo imperioso, que governa de forma incontestável, indiscutível.
O modo imperativo, diferentemente dos demais modos, não possui tempos verbais. O imperativo tem duas formas: o imperativo afirmativo e o imperativo negativo.
Significado de Imperativa
adjetivo Que impõe algo com autoridade; que manda: fala imperativa. Que, numa discussão, argumenta de modo a se impor: ideias imperativas. De natureza autoritária: pessoa imperativa. substantivo feminino Ação, modo de agir ou gesto, que manda, dá um direcionamento, um comando.
ImperativoFaçam menos barulho!Pare imediatamente!Arrume essa confusão, por favor.Não espere por mim.Não mexam aí!Continuemos com o nosso trabalho.
Verbos da 1° conjugação: verbos terminados em –ar: andar, falar, brincar, namorar, estudar, amar, gostar,… Verbos da 2° conjugação: verbos terminados em –er: comer, correr, ler, saber, esquecer, entender, vender,… Verbos da 3° conjugação: verbos terminados em –ir: sorrir, partir, dividir, abrir, sair, decidir, rir,…
Aparece estruturada numa ordem convencionada. Existem três conjugações principais: a 1.ª conjugação para verbos terminados em -ar, a 2.ª conjugação para verbos terminados em -er e a 3.ª conjugação para verbos terminados em -ir.
São formas do verbo “ser”. “Fui” é a 1. ª pessoa do singular do Pretérito Perfeito Simples do Indicativo, e “era”, a 1. ª pessoa do singular do Pretérito Imperfeito do Indicativo.
O futuro do subjuntivo é um tempo verbal que indica possibilidade. Isso porque refere-se a algo que ainda não ocorreu, mas que pode acontecer no futuro. Ele é conjugado com o termo “quando” antes dos pronomes pessoais. Exemplo: Quando eu sair, tranque as portas.
O que colocar na porta para não entrar rato?
Como aprender a cantar na nota certa?
Qual a temperatura de um freezer vertical?
Como saber o CPC da palavra-chave?
Como saber que o GNV está acabando?
Como saber o CNPJ da Receita Federal?
Como saber em qual CPF está cadastrado meu chip Claro?
Como descobrir o CEP de outro país?
Como o racismo pode ser tratado no filme O homem que viu o infinito?
Quando é indicado tomar imosec?
Como usar removedor de tinta líquido?
Como tirar mau cheiro de suor do colchão?
O que fazer para tirar mau cheiro do climatizador?
Como desativar o Adobe GC Client Application?