O que é o ICMS destacado na nota fiscal?

Pergunta de Cristiana Mia Rocha Domingues em 03-10-2025
(10 votos)

A advogada tributarista Rafaela Calçado, sócia do escritório Pereira do Vale Advogados, explicou que o ICMS destacado é aquele indicado na nota fiscal enquanto o ICMS recolhido é o imposto efetivamente recolhido, após descontados os créditos permitidos.

Quando o ICMS deve ser destacado na nota fiscal?

Basta se perseguir o que foi efetivamente agregado pelo contribuinte, o que não deveria ser alterado pela base ou alíquota daquele primeiro.


Quem paga o ICMS destacado na nota fiscal?

Se existir acordo: o remetente calcula e destaca o valor de ICMS-ST na nota fiscal e realiza o recolhimento via Guia Nacional de Recolhimento de Tributos Estaduais – GNRE. Se não existir acordo: o destinatário deve calcular o ICMS-ST para recolher via Documento de Arrecadação Estadual – DAR, DAE, DARE e outros.

Como calcular ICMS destacado?

Como vimos anteriormente, devemos pegar o valor dos produtos (R$ 5.000,00) e dividir por (100%-27,25%), na equação matemática (5000/(100%-27,25%)) = R$ 6.872,85. Essa é a base de cálculo do ICMS, assim, multiplicando essa base pelo percentual do ICMS (6.872,85 x 18%) temos R$ 1.237,11.

O que significa imposto destacado?

Caso tenha sido destacado o valor do imposto a maior, a empresa deverá escriturar o valor correto, e o crédito do ICMS corresponderá ao imposto efetivamente devido. Também deverá comunicar o estabelecimento emitente por meio de uma carta de não aproveitamento.

Diferenças entre ICMS destacado e ICMS pago


37 curiosidades que você vai gostar

Como resolver quando o valor do imposto destacado está menor?

Nesse tipo de situação o procedimento correto é emitir uma Nota Fiscal Complementar. Com isso, o novo documento fiscal com os dados corretos e o valor do ICMS corrigido deverá ser enviado para a outra parte envolvida na operação de forma que a nota fiscal seja registrada e o complemento do imposto seja pago.

Como entender os impostos de uma nota fiscal?

Como entender uma nota fiscal em 7 passosPasso 1: Considere as diferenças entre as notas fiscais. ... Passo 2: Identifique a entrada ou saída. ... Passo 3: Verifique as informações do emitente e destinatário. ... Passo 4: Analise se a forma de pagamento está de acordo. ... Passo 5: Veja as especificações do produto/serviço.

Qual imposto deve ser excluído ICMS recolhido ou ICMS destacado?

STF confirma que ICMS destacado na nota fiscal deve ser excluído da base de cálculo do PIS e da COFINS e modula os efeitos de sua decisão.

Como calcular o ICMS sobre as vendas?

Calcular o ICMS é um procedimento simples, onde se multiplica o valor da mercadoria ou serviço pela alíquota praticada no estado ou seja a porcentagem daquela operação. Se uma mercadoria X tem o valor de R$1.000,00 e a alíquota é de 18%, logo o resultado será de R$180,00, Deste valor R$:80,00 são o ICMS.



Outras questões

Qual o melhor curso de nail designer?

O que é linguagem formal e informal exemplos?

O que é considerado barulho em apartamento?

Qual é a maior classe social do Brasil?

Qual a cor de granito que não mancha?

Como identificar a hibridização?

Quanto vale 1 kA?

Qual o número de cromossomos nos gametas?

Quais as desvantagens de investir no Tesouro Direto?

O que significa a tatuagem de coração?

Porque o fogo e verde?

Qual é o ano base do PIS 2022?

Qual é o órgão que fiscaliza os bancos?

O que causa autismo leve?

O que fazer para aliviar crise de bronquite?

Quem é a herdeira do clã Hyuuga?

Quais foram os erros de Davi?

Porque as ações da Tesla subiram tanto?

Que consequências pode causar uma lesão no nervo?

Política de privacidade Sobre nós Contato Receitas
Copyright 2026 - todasasrespostas.com