Dentre os principais efeitos que pode causar ao organismo destacam-se a insônia, a hipertensão arterial, diabetes, úlceras gástricas, perda de massa óssea e dificuldades de cicatrização das feridas. Hormônio eritropoetina, a droga mais usada por ciclistas, triatletas, maratonistas e outros esportes de resistência.
Drogas. Também chamado de “dopagem” é a administração ilícita de uma droga estimulante ou estupefaciente com vistas a suprimir temporariamente a fadiga, aumentar ou diminuir a velocidade, melhorar ou piorar a atuação de um animal ou esportista.
Fisiológico
Um atleta flagrado pelo exame antidoping tem o direito de tentar se explicar, mas, se for comprovado o doping, ele é punido conforme a substância utilizada. A penalidade mais comum é a suspensão, que pode variar de três meses a dois anos. Em caso de reincidência, o competidor pode até ser excluído por toda a vida.
Além dos esteroides, existem as substâncias estimulantes, como as anfetaminas, que podem ser utilizadas em alguns esportes para que o atleta tenha mais 'explosão', como na natação, no futebol e atletismo”, aponta Lyra. Além de ser proibido, a utilização de esteroides e anfetaminas é extremamente perigoso.
Os esteróides anabolizantes têm uso indevido por bodybuilders, atletas e fanáticos pela aparência musculosa que acham que assim ganham vantagem competitiva ou melhoram a aparência física. Esteróides têm o propósito de aumentar a massa muscular, força e agressividade.
Os principais tipos de doping banidos pela Wada (Agência Mundial Antidoping) são: Estimulantes: são substâncias que agem diretamente no cérebro e também no corpo. Elas contribuem para o estado de alerta do atleta, de competitividade e de agressividade, diminui o cansaço e dá sensação de força e disposição.
O doping é o uso de substâncias, drogas ou métodos ilícitos usados para melhorar o desempenho esportivo. Esses métodos artificiais podem aumentar a resistência do corpo e dão vantagens competitivas físicas e psicológicas em relação aos outros adversários de forma totalmente desonesta.
O doping é o uso de substâncias, drogas ou métodos ilícitos usados para melhorar o desempenho esportivo. Esses métodos artificiais podem aumentar a resistência do corpo e dão vantagens competitivas físicas e psicológicas em relação aos outros adversários de forma totalmente desonesta.
O infográfico abaixo apresenta o primeiro caso conhecido de doping ocorreu em 1904, em St. Louis nos Estados Unidos e outros casos de doping em outros eventos Olímpicos até a última edição em Pequim (China) 2008. O segundo infográfico nos mostra alguns casos de doping ocorridos no esporte brasileiro.
Mas isso significa que o doping foi banido dos esportes? Professor, para responder essa pergunta a sugestão é dividir a aula em quatro momentos.
Como já foi comentado, casos de doping são descritos desde os Jogos Olímpicos da Antiguidade. O infográfico abaixo apresenta o primeiro caso conhecido de doping ocorreu em 1904, em St. Louis nos Estados Unidos e outros casos de doping em outros eventos Olímpicos até a última edição em Pequim (China) 2008.
Com o seu uso, o atleta tem o seu consumo de oxigênio aumentado e, consequentemente, capacidade de exercer uma intensidade de esforço maior se utilizando do metabolismo aeróbio para a produção de energia. Dentre os principais efeitos causados pelo uso deste hormônio destacam-se o aumento da viscosidade sanguínea em decorrência do ...
O que acontece se eu apertar CTRL ALT DEL?
Precisa pedir gratuidade de justiça no cumprimento de sentença?
O osso temporal articula-se com quais ossos?
Pode fazer atividade física com o Holter?
O que é a tolerância religiosa?
O que é um argumento em filosofia?
O que é um policial militar agregado?
Qual margarina que não engorda?
Quais são as vulnerabilidades mais comuns?
O que é uma matriz oposta de uma matriz?