Conhecido por desequilibrar os níveis de açúcar no sangue, o diabetes é uma doença crônica que se caracteriza pela incapacidade de produzir insulina – hormônio essencial para o controle do açúcar – ou por uma disfunção que não permite ao organismo usar a substância de uma maneira adequada.
O diabetes é um dos principais fatores de risco para doenças cardiovasculares como: infartos, acidentes vasculares cerebrais (AVC) e entupimentos das artérias, especialmente das pernas e pés, além de formação de aneurismas – dilatação de um vaso sanguíneo.
O diabetes é um dos principais fatores de risco para o desenvolvimento da aterosclerose, o depósito de gordura na parede dos vasos sanguíneos, que é a principal causa de infarto do miocárdio.
Quem tem diabetes tem 2x mais chance de ter um ataque cardíaco ou derrame do que pessoas sem diabetes. SABE POR QUÊ? Diabetes pode danificar os seus vasos sanguíneos e nervos. Pessoas com o diabetes tipo 2 podem também ter pressão alta, colesterol alto ou sobrepeso.
Apesar de não ser uma doença cardíaca, com o passar do tempo, o diabetes sem controle adequado leva a um excesso de açúcar (glicose) circulando no nosso sangue, danificando os vasos sanguíneos e até o coração.
O diabetes pode causar o aumento da glicemia e as altas taxas podem levar a complicações no coração, nas artérias, nos olhos, nos rins e nos nervos. Em casos mais graves, o diabetes pode levar à morte.
Se o diabetes não for tratado de forma adequada, podem surgir complicações, como retinopatia, nefropatia, neuropatia, pé diabético, infarto do miocárdio, acidente vascular cerebral, entre outros.
O problema está no fato de que os diabéticos podem eventualmente não sentir a dor do infarto por causa de complicações neurológicas típicas do diabetes. É a chamada isquemia ou infarto silencioso. Os especialistas estimavam que até 60 % dos diabéticos poderiam sofrer um infarto silencioso.
A pressão alta, também chamada de hipertensão arterial, pode favorecer o infarto por que devido ao aumento da pressão sanguínea dentro das artérias, o coração passa a trabalhar mais, engrossando a parede das artérias e, assim, dificultando a passagem de sangue.
Diabetes é uma doença causada pela produção insuficiente ou má absorção de insulina, hormônio que regula a glicose no sangue e garante energia para o organismo. A insulina é um hormônio que tem a função de quebrar as moléculas de glicose (açúcar) transformando-a em energia para manutenção das células do nosso organismo.
Apesar de não ser uma doença cardíaca, com o passar do tempo, o diabetes sem controle adequado leva a um excesso de açúcar (glicose) circulando no nosso sangue, danificando os vasos sanguíneos e até o coração.
A causa do diabetes tipo 2 está diretamente relacionado ao sobrepeso, sedentarismo, triglicerídeos elevados, hipertensão .e hábitos alimentares inadequados. Por isso, é essencial manter acompanhamento médico para tratar, também, dessas outras doenças, que podem aparecer junto com o diabetes.
Cerca de 13 milhões de brasileiros sofrem com a doença, segundo a Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD), o que representa 6,9% da população. Apesar de existirem dois tipos da patologia, o tipo 2 está relacionado a 90% dos casos diagnosticados.
Porque Jesus teve que ir para o Egito?
Como calcular um prisma pentagonal?
Quais os benefícios da geoterapia?
O que é parcela residual do Bolsa Família?
O que foi a Revolução do Porto de 1820?
O que uma menina deve levar na nécessaire para a escola?
Como agir depois de um primeiro encontro?
Tem limite de transferência no Pix?
Qual a importância dos fatores abióticos para os seres vivos?
É normal a tatuagem parece borrada nos primeiros dias?
Quanto tempo leva para a cerveja sair do organismo?
Quais são os sintomas de paranoia?
Onde fica o Jardim do Éden nos dias de hoje?
Faz mal usar sabonete fora da validade?