1 Como é bom e agradável quando os irmãos convivem em união! 2 É como óleo precioso derramado sobre a cabeça, que desce pela barba, a barba de Arão, até à gola das suas vestes. 3 É como o orvalho do Hermom quando desce sobre os montes de Sião.
Oh! quão bom e quão suave é que os irmãos vivam em união. É como o óleo precioso sobre a cabeça, que desce sobre a barba, a barba de Arão, e que desce à orla das suas vestes. Como o orvalho de Hermom, e como o que desce sobre os montes de Sião, porque ali o SENHOR ordena a bênção e a vida para sempre.
De fato, Santo Agostinho achou este hino como o lema da vida monacal. Veja o texto, bastante breve, mas conciso: “Oh, como é bom, como é agradável para irmãos unidos viverem juntos. É como um óleo suave derramado sobre a fronte, e que desce para a barba, a barba de Aarão, para correr em seguida até a orla de seu manto.
Precisamos ser um só corpo, uma só família, companheiros um dos outros, e quando precisarmos da ajuda dos nossos irmãos, eles estarão ali do nosso lado para nos estende “suas mãos”. Essa união e companheirismo dos irmãos é citada por Davi em Salmos 133.
O salmo 133, então, convida-nos a olhar para o óleo perfumado e para o orvalho da manhã e entender que a vida só tem sentido se partilhada entre irmãos. Mesmo que houver dor e sofrimento, a solidariedade e a mão estendida dos irmãos tornam a vida bela e harmoniosa.
18 curiosidades que você vai gostar
O terceiro versículo do Salmo 133 diz que a união é tão boa e suave como o orvalho de Hermon que desce sobre os montes de Sião. Geograficamente, o monte Hermon e os montes de Sião estão distantes, mas um gera umidade e orvalho para outro mesmo à distância, um é precioso para o outro, é essencial e gera vida!
1 Como é bom e agradável quando os irmãos convivem em união! 2 É como óleo precioso derramado sobre a cabeça, que desce pela barba, a barba de Arão, até à gola das suas vestes. 3 É como o orvalho do Hermom quando desce sobre os montes de Sião. Ali o Senhor concede a bênção da vida para sempre.
No evangelho de hoje, de João 15,1-8, Jesus fala que é a videira e seu Pai, isto é, Deus, é o agricultor. Se estivermos unidos a Ele, precisaremos ser podados, para que possamos dar frutos em abundância. Para que isso aconteça, precisamos estar unidos a Ele, sempre!
União é também uma ligação ou combinação de esforços e de pensamentos: a união faz a força! Ser unido a alguém não significa apenas estar ao lado dessa pessoa os momentos bons e felizes e sim estar junto em qualquer momento, seja ruim ou bom. Um dos símbolos da união é a aliança.
O Salmo 133 nos traz a paz de espírito ao afirmar que é suave e bom a união; que o óleo precioso nos une ao ser superior; que o orvalho do Monte maior de Hermon se juntará ao Monte menor de Sião e que a terra santa de Jerusalém, de norte a sul, facilitará a vida com a benção de Deus.
C G G7 Para os Irmãos viverem unidos! C Am É como o óleo F G C Am Que desce da barba de Aarão F G C Am E transforma com a unção F G C A vida do meu irmão Am F G C Que bom, que bom, viver como irmãos! Am F G C Que bom, que bom, viver como irmãos!
Que darei ao Senhor? “Que darei eu ao Senhor, por todos os benefícios que me tem feito?” (Salmos 116:12). Quanto Deus já nos tem dado! A vida, a saúde, o sustento, e, em Cristo Jesus, ele nos deu a salvação.
Melhor é serem dois do que um, porque têm melhor paga do seu trabalho. Porque se um cair, o outro levanta o seu companheiro; mas ai do que estiver só; pois, caindo, não haverá outro que o levante.
Versículo 3 – Porque ali o Senhor ordena a bênção
“Como o orvalho de Hermom, e como o que desce sobre os montes de Sião, porque ali o Senhor ordena a bênção e a vida para sempre”.
Podemos dizer que é estabelecer vínculos, fazer amizades e adquirir conhecimentos. Mais do que nunca, nossos relacionamentos precisam ser revisados, seja no lar, no trabalho, na intimidade com Deus e até conosco mesmo.
A União Faz a Força
Por mais que nasçamos sozinhos, escolhamos sozinhos nossos caminhos, construamos nossas vidas com fundamento em nossas escolhas individuais, somos seres gregários e, em algum momento, necessitaremos da ajuda de outros para um crescimento sadio e eficiente.
Cultivar o espírito de união com pessoas afins é muito importante e saudável, pois, unidos, somos muito mais fortes. Deus criou o Universo e os seres com habilidades diferentes para que unissem suas forças em prol do bem comum.
Jesus não nos outorgou um sentimento de paz, mas Ele nos deu a sua paz. Pelo fato de muitos não terem essa compreensão, nos momentos de aflição, de dor, a pessoa culpa a Deus pelo o que se está vivenciando.
“Crê no Senhor Jesus que será salvo tu e tua família” (Atos 16.31). Se inspirar na própria família que Deus escolheu para Jesus aqui na terra é uma ótima maneira de demonstrar aos seus filhos como era seu relacionamento com sua mãe Maria e seu pai José.
Muitas pessoas encontram mais força e bênçãos em Deus e em sua família em tempos de dificuldades, pois Deus criou a família para podermos viver unidos e em paz. A Bíblia está repleta de ensinamentos que instruem as pessoas a terem uma família que agrade ao Criador.
Significado de Orvalho
substantivo masculino Precipitação atmosférica caracterizada pelo vapor de água que se condensa, permanecendo sobre o que está exposto ao ar livre, durante a noite ou pela manhã; rocio. [Por Extensão] Chuva muito rala, leve, passageira; chuvisco, garoa.
Importância do orvalho
É comum que, durante os dias de verão, a umidade venha do Mediterrâneo e se transforme em orvalho devido à drástica mudança de temperatura que costuma ocorrer durante a noite. Além disso, o fenômeno auxilia as plantas a remover o gás carbônico que elas retem do ar.
O Monte Hérmon (em hebraico: , transl. Har Hermon, "montanha sagrada"; em língua árabe: جبل الشيخ, transl. Djabal el-Sheikh, "montanha do xeque", ou "montanha nevada") é uma montanha localizada na porção terminal sul da cordilheira do Antilíbano, na fronteira Líbano-Síria.
Eclesiastes 4:9a,10a
A primeira vez que ouvi este texto bíblico foi numa cerimônia de casamento.
Um cordão representará o noivo, outro a noiva e o terceiro Deus. Durante a cerimônia a passagem bíblica é lida, explicada e o casal é convidado a trançar os 3 cordões de forma a transformá-lo em uma corda que vai representar a união sagrada que aquela nova família fez com Deus no dia do casamento.
Quanto tempo Jennie e Kai namoraram?
O que é distúrbio no ramo direito do coração?
O que escrever em uma avaliação de desempenho?
É normal a pele ficar manchada depois do peeling?
O que são padrões de projeto e por que eles são importantes?
Quais são os tipos de patrimônio cultural?
O que são as fontes de financiamento?
O que usar no cabelo para fortalecer e crescer?
Por que não deve malhar em jejum?
Qual é o número da ambulância no GTA 4?
Qual a relação ideal cálcio magnesio no solo?
Quais são os benefícios dos quilombolas?
É bom tomar chá de canela à noite?
Qual o melhor alimento para baixar a glicose?
Porque muriçoca gosta de escuro?