A dedução de vendas nada mais é do que o valor dos produtos devolvidos ou os cancelamentos de contrato do período. Os impostos, por sua vez, vão depender das responsabilidades tributárias do seu negócio, que variam de acordo com o seu tipo de empresa.
O que é faturamento líquido? Para chegar ao faturamento líquido é necessário descontar a diferença de entrada e saída de impostos e verificar se teve alguma devolução de vendas.
O faturamento bruto é a conta mais simples: basta multiplicar o preço de venda do produto ou serviço pelo total de unidades vendidas no período escolhido. No caso, é preciso aplicar o cálculo a cada um dos produtos ou serviços vendidos para chegar ao valor total faturado pela empresa.
Faturamento líquido A receita bruta é resultado de todas as vendas e serviços prestados pela empresa, enquanto a receita líquida passará a excluir, as devoluções de mercadorias, descontos comerciais e outros impostos sobre as vendas.
Dentro do faturamento pode-se dividi-lo em duas “modalidades”, sendo o faturamento bruto e líquido. O bruto é quando você tem o valor total arrecadado pela empresa, sem descontos, e o líquido é aquele que leva também em consideração os impostos pagos a partir da venda de produtos e serviços.
O faturamento é a soma dos ganhos obtidos por um empresa, enquanto o lucro é o faturamento menos os custos que essa empresa teve. O lucro de uma empresa pode ser dividido em lucro líquido e bruto. Por exemplo, uma loja vendeu 100 sapatos por R$ 50,00 cada.
O faturamento bruto é o valor total que uma empresa recebe a partir de suas vendas em determinado período. Para quem oferece mais de um produto ou serviço, basta fazer a conta acima para cada um e somar todos os valores.
O faturamento bruto de uma empresa é tudo aquilo que ela arrecadou em suas vendas e serviços prestados. Nesse caso, estão inclusos os impostos sobre o faturamento, como o ICMS. A diferença entre o faturamento e o lucro é que no primeiro não são considerados os custos que a empresa tem para se manter.
Vamos realizar um exemplo simples de como calcular o faturamento bruto e líquido da empresa. Ps: Não confunda Faturamento Bruto e Líquido com Lucro Bruto e Líquido.
A falta de conhecimento destes (impostos e faturamento) pode fazer com que você acabe gastando demais ou investindo alem da sua capacidade de honrar com os pagamentos e acabar por comprometer a saúde financeira da sua empresa. Vamos realizar um exemplo simples de como calcular o faturamento bruto e líquido da empresa.
Do ponto de vista financeiro, enquanto o faturamento é uma previsão dos valores que vão entrar no caixa, a receita é o total de pagamentos que já foram realizados e estão disponíveis no período. Por isso é comum ouvir a frase “faturei, mas ainda não recebi” nas empresas.
Outra utilidade do faturamento é servir como base de cálculo para os impostos que a empresa deve pagar ao governo. Dependendo do valor faturado pela organização no ano fiscal e do regime tributário escolhido, podem ser aplicadas diferentes alíquotas e regras de tributação.
Como ter uma boa comunicação na hora de gerar conteúdos para redes sociais?
Como fazer para tirar notas agudas no trompete?
Como ter uma banheira gastando pouco?
Como aprender a se equilibrar com as mãos?
Como colocar water cooler na parte frontal do gabinete?