Uso: monitoramento de processos inflamatórios em geral. A alfa 1 glicoproteína ácida é um marcador de fase aguda, sendo também o principal componente da mucoproteína de Winzler. Embora o fígado seja apontado como local exclusivo de síntese, alguns tumores podem produzir esta proteína.
O exame laboratorial de alfa 1 glicoproteína ácida, também conhecido como Alfaglic soromucóide, AGP A, é útil no diagnóstico e no acompanhamento dos processos agudos resultantes de várias causas. A AGP é solicitada pelo médico para ajudar realizar um monitoramento de processos inflamatórios em geral.
É uma proteína de fase aguda, não específica, surgindo 12 horas após a injúria e permanecendo por 3 a 5 dias. Níveis elevados ocorrem em processos inflamatórios, neoplasias e terapia com corticóides. Níveis diminuídos ocorrem na síndrome nefrótica, gravidez, terapia com estrógenos e enteropatia perdedora de proteínas.
É um dos melhores indicadores de atividade inflamatória. Aumenta na artrite reumatóide, no LED, na ileite de Crohn, em neoplasias, sobretudo metastáticas, queimaduras, trauma, infarto do miocárdio, estados associados com proliferação celular exagerada e após exercício físico violento.
As mucoproteínas são uma fração heterogênea de glicoproteínas solúveis que podem ser separadas por eletroforese em 5 subfrações, conhecidas pelo nome genérico de proteínas de fase aguda. Por definição proteína de fase aguda é aquela cuja concentração aumenta ou diminui em resposta ao estímulo inflamatório.
29 curiosidades que você vai gostar
São consideradas proteínas de fase aguda, encontrando-se valores elevados em episódios de inflamação. Valores aumentados estão presentes na febre reumática, artrite reumatóide, lúpus eritematoso disseminado, dermatomiosite, neoplasias malignas, infarto do miocárdio, esclerodermia.
No exame de proteínas totais e frações são medidas as quantidades de proteínas presentes na circulação sanguínea do indivíduo, permitindo mensurar os valores de componentes como albumina e globulina, além dos valores totais de proteína.
- É um teste útil no diagnóstico da síndrome do anticorpo antifosfolípide (SAF) e recentemente foi incorporado aos critérios de classificação desta enfermidade. O teste baseia-se na pesquisa de anticorpos IgG e IgM contra a beta-2-glicoproteína I por ensaio imunoenzimático em fase sólida.
Uso: marcador adicional no diagnóstico e avaliação de poliartrites inflamatórias. Fator reumatóide (FR) é o termo empregado para definir autoanticorpos humanos com especificidade para a porção Fc de moléculas de IgG. Estes são usualmente da classe IgM, mas é possível sua presença na forma IgA ou IgG.
O que acontece quando se retira a vesícula?
Como se chama a filha de Sabrina Sato?
Que características Lineu usou para classificar os seres vivos?
Qual é a solução da equação X² 5x 6-0?
O que fazer da vida aos 45 anos?
Como representar a fração 9 3?
Porque um profissional deve se reinventar?
Como voce relaciona ética e cidadania?
Como resolver as ligações iônicas?
Como estudar para o vestibular em um mês?
Como diferenciar o sal do açúcar?
O que devemos fazer para evitar a corrosão?
O que é um espaço na Geometria?
Por que é importante ter hábitos de higiene?
Porque o sol sempre nasce no leste?
Como dividir uma circunferência em 8 partes iguais com 3 cortes?