Os desequilíbrios ácido-base são alterações patológicas da pressão parcial de dióxido de carbono (Pco2) ou de bicarbonato sérico (HCO3−) que tipicamente produzem valores de pH arterial anormais. Acidemia ocorre quando o pH plasmático é < 7,35. Alcalemia se dá quando o pH plasmático > 7,45.
Há 3 mecanismos gerais para a sua instalação: 1- a perda de ácido (ex.: perdas de ácido clorídrico nos vómitos); 2- Aporte de bases (ex.: administração de bicarbonato na ressuscitação); 3- Contração do volume extracelular, com perda de fluídos contendo mais Cl- do que HCO3-.
Distúrbios do equilíbrio ácido-básico (DAB) são problemas clínicos frequentes e o tratamento adequado depende do diagnóstico correto do distúrbio em questão.
Os parâmetros importantes para análise do estado de equilíbrio ácido-base são o pH, a tensão parcial de dióxido de carbono no sangue (PCO2) e o teor de bicarbonato (HCO3). O pH define se há acidose ou alcalose, se seu valor estiver abaixo ou acima da faixa de normalidade do sangue.
Para a investigação etiológica da acidose metabólica, é importante o conhecimento de alguns dados laboratoriais como sódio, potássio, cloro, fósforo, albumina, lactato, glicemia e cetoácidos. O primeiro passo é o cálculo do ânion gap (AG).
O equilíbrio do corpo entre acidez e alcalinidade é denominado equilíbrio ácido-base. O equilíbrio ácido-base do sangue é controlado com precisão, visto que até mesmo um pequeno desvio da faixa normal pode afetar gravemente muitos órgãos.
Como fazer panfletos personalizados?
Qual o salário base de um motorista carreteiro?
Quem não se converter como uma criança?
Quais são os testes projetivos de personalidade?
Qual a diferença entre o fogo e o incêndio?
Qual zoológico tem urso panda no Brasil?
Como testar produtos de graça?
O que é alfabético ortográfico?
O que é tarifa de luz convencional?
Quando se usa tem com acento circunflexo?
O que acontece se não assinar a advertência?
Quanto custa para resolver infiltração?
Como enviar 500 e-mails de uma vez Outlook?