Fototróficos Os micro-organismos fototróficos contêm pigmentos que os permitem utilizar a luz como uma fonte de energia e, portan- to, suas células são coloridas (Figura 2.2).
1.2 FOTOHETEROTRÓFICOS: utilizam como fonte de carbono compostos orgânicos, como carboidratos e ácidos orgânicos.
Os microrganismos utilizam o carbono como fonte de energia para o seu metabolismo, além de outros componentes. Com relação às necessidades de carbono, os microrganismos podem ser divididos em litotróficas ou autotróficas e as bactérias em organotróficas ou heterotróficas.
As litotróficas usam compostos inorgânicos, tais como água, sulfureto de hidrogênio ou amônia; As organotróficas usam compostos orgânicos, tais como açúcares ou ácidos orgânicos.
Quimioautotróficos ou quimiolitotróficos: usam os compostos químicos (gás sulfídrico (H2S), enxofre elementar (S), amônia (NH3), gás hidrogênio (H2), nitrato (NO3 -), nitrito (NO2 -) e ferro (Fe2+) como fonte de energia e usam o CO2 como fonte de carbono.
As bactérias clorofiladas são fototróficas, pois utilizam como fonte de energia a luz, para realizar a fotossíntese. ... Durante a fotossíntese, esses micro-organismos utilizam a radiação solar para a conversão da água, dos compostos de enxofre ou dos compostos orgânicos em hidrogênio, a base de condições anaeróbicas.
Para os autotróficos, uma fonte energética (tal como a luz) e uma fonte de carbono inorgânico (como o dióxido de carbono) é suficiente para a sua dieta alimentar. ... Estes fenómenos - fotossíntese - traduzem-se na conversão de energia luminosa em energia química constituinte dos seres vivos.
Alimento. Se considerarmos a forma de obtenção de alimento, podemos classificar as bactérias em autotróficas e heterotróficas. Entre as autotróficas, existem as fotossintetizantes (ou fotoautotróficas) e as quimiossintetizantes (ou quimiautotróficas).
De acordo com a fonte de energia e carbono os organismos se classificam em: Fotoautotróficos – utilizam luz como fonte de energia e dióxido de carbono como fonte principal de carbono. Ex: Algas, plantas e cianofíceas. Fotoheterotróficos– utilizam luz como fonte de energia e compostos orgânicos como principal fonte de carbono.
As fontes de carbono mais comuns são os açucares e os glicídios (pentoses, hexoses, polissacarídeos). Outras fontes de carbono menos comuns abrangem uma ampla faixa de compostos, indo desde os mais simples como metano e metanol às mais complexas como celulose e hemicelulose.
CARBONO É o componente básico para a biossíntese, fazendo parte de todos os compostos sintetizados pela célula. Geralmente a mesma fonte de carbono serve como fonte de energia. As fontes de carbono mais comuns são os açucares e os glicídios (pentoses, hexoses, polissacarídeos).
Para os microrganismos autotróficos a única fonte de carbono é o CO 2 ou o íon bicarbonato, a partir dos quais consegue sintetizar todos os compostos orgânicos que necessita. Fungos e a maioria das bactérias são heterotróficos, exigindo fontes orgânicas de carbono, como proteínas, carboidratos e lipídeos.
Quantos metros quadrados tem um rolo de lã de vidro?
Quanto custa uma máquina de mineração de bitcoin?
Como a genética explica a ocorrência de Síndrome de Down em um indivíduo?
Como ter um bom relacionamento com as pessoas?
Quais cursos podem tirar Crea?
Quais as três Matérias-primas que constituem o sistema de informação em saúde?
Porque o papagaio fica espirrando?
O que é melhor dipirona ou ibuprofeno?
Qual a maneira de purificar a água?
Como se vestir para um casamento boho?
Qual é o jogador mais baixo do mundo?
Pode comer pão integral todo dia?