A radioatividade é um fenômeno natural ou artificial, pelo qual algumas substâncias ou elementos químicos, chamados radioativos, são capazes de emitir radiações, as quais têm a propriedade de impressionar placas fotográficas, ionizar gases, produzir fluorescência e atravessar corpos opacos à luz.
Um decaimento radioativo ocorre quando isótopos instáveis têm seus núcleos rompidos em razão da instabilidade atômica. Para entender por que um isótopo se desintegra é preciso nos atentar para o núcleo atômico.
O decaimento radioativo natural ocorre quando o núcleo do átomo de algum elemento químico é instável e, então, ele como que “se parte”, liberando radiações eletromagnéticas e desintegrando-se.
A lei de decaimento radioativo é uma lei universal que descreve o comportamento estatístico de um grande número de nuclídeos. Como foi escrito, o decaimento radioativo é um processo aleatório no nível de átomos únicos, pois, segundo a teoria quântica, é impossível prever quando um determinado átomo decairá.
Desintegração radioativa, ou decaimento radioativo, é o nome dado ao fenômeno da transformação de um átomo em outro por meio da emissão de radiação a partir de seu núcleo instável. O núcleo de um átomo é instável quando a combinação do número de prótons e do número de nêutrons em seu interior não confere estabilidade.
19 curiosidades que você vai gostar
NÚCLEONS - São os prótons e/ou neutrons, isto é, são as partículas que compõem os núcleos. NÚCLEO PAI - É o precursor imediato de um núcleo filho. VEJA produto filho. NUCLÍDEO - É cada diferente tipo de átomo caracterizado por seu número de massa, número atômico e estado de energia de seu núcleo.
O processo de decaimento radioativo, sinônimo para tempo de meia-vida (t1/2) ou período de semidesintegração (P), é o fenômeno estatístico que permite prever por quanto tempo determinada quantidade de átomos produzirá emissões radioativas.
Ele é o tempo necessário para que metade da quantidade de átomos do elemento radioativo de uma amostra decaia. Por exemplo, se há 10 átomos radioativos em uma amostra, o tempo de meia vida será o tempo decorrido até que 5 átomos tenham decaído.
O relacionamento pode ser derivado da lei de decaimento, definindo N = ½ N o . Isto dá: onde ln 2 (o logaritmo natural de 2) é igual a 0,693.
Verifica-se que o número de núcleos que decaem aumenta com o número total de núcleos radioativos no qual o decaimento ocorre. ... A constante tem dimensão de 1/s e caracteriza a fração de núcleos que decaem na unidade de tempo, isto é, determina a taxa de decaimento radioativo.
A radiação de partículas ocorre quando um átomo instável (ou radioativo) se desintegra. A radiação eletromagnética (EM), por outro lado, não tem massa e viaja pelas ondas. A radiação EM pode variar de energia muito baixa para energia muito alta, e chamamos esse espaço de espectro eletromagnético.
Lixo nuclear, também conhecido como lixo atômico, é proveniente das escórias radioativas produzidas durante o processo de fissão nuclear. Esse tipo de lixo é gerado nos reatores nucleares.
Os elementos radioativos são aqueles que emitem radiação alfa, beta e gama a partir do núcleo de um átomo instável. ... Se o elemento químico apresenta número atômico igual ou superior a 84, a tendência é que todos os isótopos que formam esse elemento sejam radioativos, ou seja, instáveis.
Radioatividade é a emissão espontânea de radiação pelos núcleos dos átomos de determinados elementos. Perceba que falamos em radiação espontânea, ou seja, independe de estar ligado ou desligado. Um aparelho de raios-X emite radiação quando ligado, mas se o desligarmos a emissão cessa.
É chamado de lixo radioativo, ou lixo nuclear, todo material residual que possui elementos químicos radioativos em sua composição, send obtido ao final de processos que ocorrem em hospitais, usinas nucleares ou em centros de pesquisas.
A radioatividade apresenta-se com duas formas diferentes de radiações: partícula — alfa (α) e beta (β); e onda eletromagnética — raios gama (γ).
Lei de decaimento radioativo: N = Ne- λt
A taxa de decaimento nuclear também é medida em termos de meia-vida . A meia-vida é a quantidade de tempo que um determinado isótopo leva para perder metade de sua radioatividade.
taxa de decaimento radioativo. Taxa de transformação de metade dos átomos (meia vida) de um elemento radioativo em elemento radiogênico expressa em anos.
Decaimento Radioativo
Normalmente consideramos Q(0)=Qo a quantidade inicial do material radioativo considerado. Quando não conhecemos o material radioativo, devemos determinar o valor da constante k, o que pode ser feito através da característica de "meia-vida" do material.
Meia-vida, também conhecida como período de semidesintegração, é o tempo necessário para que metade do número de átomos do isótopo radioativo presente em uma amostra desintegre-se.
O conceito de meia-vida é dado como o tempo necessário para que metade do número de átomos de uma amostra de determinado isótopo radioativo se desintegre. Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;) Nota-se que em um período de exatamente 12 anos a massa de uma amostra de trítio se reduziu pela metade.
A meia-vida de um elemento radioativo consiste no tempo em que uma amostra desse elemento leva para reduzir-se à metade. A meia vida de um elemento radioativo é o intervalo de tempo em que uma amostra deste elemento se reduz à metade. Este intervalo de tempo também é chamado de período de semidesintegração.
“A radioatividade pode nos ajudar, e muito. Por exemplo, na medicina. Na parte de diagnóstico, a medicina nuclear nos ajuda a localizar tumores, com a tomografia. Ela também nos ajuda a tratar alguns tumores, com a radioterapia”, explica o professor, que lembra também da radiografia.
Medicina: A irradiação possui várias aplicações na medicina. Uma delas é a radioterapia, empregada no tratamento de tumores. Também existem os radiofármacos, usados em avaliações neurológicas e cardiológicas, e os radioisótopos, cujo elemento mais comum é o iodo 131, que auxilia no diagnóstico de doenças da tireoide.
A fissão nuclear já é utilizada para produção de energia, mesmo que não seja uma forma limpa de produção, já, que após a fissão, elementos radioativos são gerados. Um exemplo de elementos perigosos gerados após a fissão é o bário. Bombas nucleares funcionam por meio do processo de fissão.
Como saber o que minha pele precisa?
Qual a operação da conta corrente do Bradesco?
Como o atual estado do Acre foi incorporado ao território brasileiro?
Como funciona o mapa de revolução solar?
Como saber o seu raio de missão?
Quantos anos de casamento se comemora bodas?
Qual é o antónimo contrário de infeliz?
Como era chamado o cinema preto e branco?
Como saber se tenho poupança Digital?
Quais os tipos de cirurgia no nariz?
Como mudar a senha do cartão débito Bradesco?
Como ativar o pacote Office no notebook?
Como saber o tipo da minha aposentadoria?