Definição: Quantidade de urina eliminada pelos rins em um dado tempo. Contexto em Português: Colúria é um aspecto freqüente, mas poderá não ser facilmente percebido em razão do débito urinário aumentado nessa faixa etária, diluindo o material biliar.
Uma pessoa adulta saudável que tenha uma dieta comum produz entre 10 ml de urina por dia. Um volume diário de urina superior a 2,5 L foge ao padrão normalmente encontrado, a menos que o indivíduo beba líquidos em excesso ou sofra de alguma doença.
Dessa forma, o volume urinário de um lactente deve ser em média de 2 ml/kg/ hora e de pré-escolares, escolares e adolescentes varia ao redor de 30 a 60 ml/ m2/ hora.
O valor normal para debito urinário em cães é 1-2mL/kg/h (Shaw & Ihle 1997).
A avaliação do débito urinário (DU) é um fator importante para o diagnóstico e determinação do manejo e prognóstico de pacientes com IRA, sendo a diminuição deste um dos primeiros sinais de falha renal; este também pode refletir o volume sanguíneo circulante de um paciente, ser um indicador de perfusão tecidual e ...
Convencionalmente é classificada como oligúria uma diurese inferior a 400 ml/dia em adultos, e como anúria uma diurese inferior a 100 ml/dia.
Convencionalmente é classificada como oligúria uma diurese inferior a 400 ml/dia em adultos, e como anúria uma diurese inferior a 100 ml/dia.
Embora uma diminuição significativa da diurese seja geralmente indicativa de uma condição considerada séria e até mesmo potencialmente fatal, o débito urinário adequado pode ser restaurado com o tratamento médico oportuno. O débito urinário normal é 1-2 mL/Kg/hora.
Os pequenos cálculos (com menos de 5 mm de diâmetro) podem estar presentes no corpo sem causar sintomas. Por outro lado, os cálculos grandes (10 mm ou mais) geralmente levam a sintomas importantes, como dor intensa. Estima-se que cerca de 12% da população mundial sofra ou possa sofrer de cálculos urinários pelo menos uma vez na vida.
Os cálculos urinários podem permanecer no interior do parênquima renal ou do sistema coletor renal ou atravessar os ureteres ou a bexiga. Durante a eliminação, cálculos podem irritar o ureter e podem ali se alojar, obstruindo o fluxo urinário e causando hidroureter e, algumas vezes, hidronefrose. Áreas comuns de impactação incluem:
Algumas pessoas possuem um risco maior de desenvolver a doença devido a diversos fatores como baixa ingestão de água, fatores genéticos entre outro, 24% da população apresenta uma maior pré-disposição para formar cálculo. O paciente com cálculo urinário pode ser assintomático, e nesse caso pode permanecer por anos sem diagnóstico e tratamento.
O que faz um reator de fusão nuclear?
Como limpar fundo piscina fibra?
Quais são as formas de dar carinho?
O que tem dentro do rolo compactador?
Como é a educação dos guaranis?
Como funciona a rede de energia elétrica?
Como o sensor de luz funciona?
Como funciona um inversor de CC CA?
O que é um interruptor em um circuito elétrico?
Como funciona portabilidade Claro?
Como limpar o espremedor de fruta?
Como funciona a combustão do motor a diesel?