Você sabe o que é CFOP 5551? CFOP 5551, ou Código Fiscal de Operações e Prestações 5551 é um código que identifica a operação da venda de um ativo imobilizado em uma nota fiscal. É com esse código que a tributação sobre a operação será definida, e a prestação de contas acontecerá corretamente diante o fisco.
O ativo imobilizado de uma empresa são bens com a função de manter as atividades em funcionamento. Também conhecido como ativo fixo, é esperado que ele seja utilizado por mais de um período. O imobilizado da empresa é considerado nos ativos não circulantes ou realizáveis a longo prazo.
Venda ativo imobilizado Lucro Real
Nas empresas optantes pelo Lucro Real só ocorrerá recolhimento de impostos na venda do ativo imobilizado se na apuração do lucro líquido do período a empresa obter lucro, sendo obrigada a fazer a apuração do IRPJ e CSLL.
CFOP 5551 Venda de bem do ativo imobilizado.
Não incide ICMS. no caso como e venda de ativo imobilizado deveria utilizar o CFOP 5.551 correto ? Sim, existe o CFOP específico para essa venda: 5.551 - Venda de bem do ativo imobilizado.
35 curiosidades que você vai gostar
Como é tributado um ativo imobilizado
Venda após um ano da aquisição do bem: Caso na venda deste bem, haja um ganho de capital, o ganho deverá ser tributado à alíquota de 15% do imposto de renda e deverá ser pago à receita federal em DARF específica com código 0507.
Os impostos incidentes são: Contribuição Social, alíquota de 9% e o Imposto de Renda a alíquota de 15%, mais adicional de 10%, devendo ser recolhidos ao final de cada trimestre quando ocorre a apuração do IRPJ da CSLL. No Lucro Real, o Ganho de Capital será identificado através da apuração do lucro líquido do período.
CFOP 5556 - Devolução de compra de material de uso ou consumo.
CFOP 5550 - Operações com bens de ativo imobilizado e materiais para uso ou consumo. Classificam-se neste código os bens do ativo imobilizado transferidos para outro estabelecimento da mesma empresa.
CFOP 5501 Remessa de produção do estabelecimento, com fim específico de exportação.
Para apurar o ganho de capital de pessoa jurídica será necessário descobrir a diferença positiva ou negativa entre o valor de alienação do imóvel e o valor contábil do patrimônio. O ganho de capital será encontrado assim: Valor de Alienação – Valor Contábil = Ganho de Capital.
O processo de dar baixa em um bem ativo imobilizado requer o envolvimento de uma documentação hábil e idônea, em outras palavras, mesmo que não haja uma formalidade imposta perante a lei no que se refere à eliminação do ativo, em qualquer cenário o contribuinte deve comprovar o ato ou fato econômico que baseou os ...
Para comprar e vender ativos de Renda Variável, você precisa acessar uma de nossas plataformas de investimentos, seja ela a Plataforma para Iniciantes, o Home Broker ou alguma de nossas plataformas mais avançadas.
Contas do Ativo ImobilizadoImóveis. Os imóveis são utilizados para desenvolver as atividades necessárias da empresa. ... Máquinas e Equipamentos. ... Móveis e utensílios. ... Veículos. ... Ferramentas. ... Equipamentos de informática. ... Imobilizado em andamento.
Para emitir uma nota fiscal com CFOP 5554, é preciso colocar esse código identificador no documento, que refere-se ao uso do ativo imobilizado fora da empresa. Normalmente, esse tipo de transação acoberta a saída dos bens de ativo imobilizado da empresa para o uso na prestação de serviços.
Na aquisição de ativo imobilizado, a Nota Fiscal deve ser emitida no momento em que entrar no estabelecimento, mesmo que simbolicamente, o bem remetido a qualquer título por pessoa natural ou jurídica não obrigada à emissão de documentos fiscais (art. 136, I, a, do RICMS/SP) II.
c) de "Venda do Veículo" - com o Código Fiscal de Operações e Prestações (CFOP): 5.115 ou 6.115, sendo a operação interna ou interestadual, respectivamente, com o mesmo valor da nota fiscal de entrada em consignação, com destaque do imposto, aplicando a redução da base de cálculo para 5% ou 0%, conforme o caso, do ...
Deve ser indicado o CFOP 5.910 (“Remessa em bonificação, doação ou brinde”) no documento fiscal referente à remessa de mercadorias em bonificação, além da indicação do CST 110 indicando a sujeição dessa operação à sistemática da substituição tributária.
Vc deve utilizar o CFOP 1202.
5556 - Devolução de compra de material de uso ou consumo Classificam-se neste código as devoluções de mercadorias destinadas ao uso ou consumo do estabelecimento, cuja entrada tenha sido classificada no código 1.556 - Compra de material para uso ou consumo.
As receitas decorrentes da venda de bens do Ativo Imobilizado NÃO incidem PIS e Cofins para as empresas do Lucro Presumido. ICMS: Haverá a incidência do ICMS de acordo com o art. 11 do RICMS AP (Decreto nº 2269/98), com redução de 20% na base de cálculo.
APURAÇÃO DO GANHO DE CAPITAL NO LUCRO PRESUMIDO
No Lucro Presumido o Ganho de Capital será acrescido a base de cálculo do imposto e adicional, sendo recolhido ao final de cada trimestre, quando ocorre a apuração do IRPJ da CSLL, conforme art. 36 e 56 da Instrução Normativa 093/1997.
Como calcular ganho de capital na venda de veículo
Para fazer o cálculo, basta levar em consideração o valor da compra do veículo em relação ao valor da sua venda. Existindo lucro, basta aplicar a alíquota correspondente, conforme a tabela.
Como descobrir o endereço MAC de um notebook?
Como consultar processo judicial pelo número?
Como descobrir o endereço de IP do roteador Tp-link?
Como usar o VoiceOver no iPhone?
Como ouvir o YouTube com a tela bloqueada?
Como saber quando meu iPhone foi ligado pela primeira vez?
Como usar um servidor proxy para a rede local?
Como configurar adaptador wireless Xbox?
Quais os dias que o carteiro passa em minha rua?
Como iniciar uma sessão de coaching?
Onde fica o código na conta de luz?