Mimésis é um termo oriundo do grego e significa a faculdade do homem de reproduzir, imitar. Na filosofia aristotélica, a mimésis representa os fundamentos da arte e Platão, por sua vez, cria ser tudo imitação, até mesmo que o universo é oriundo de uma imitação verdadeira, o mundo das ideias.
Aristóteles também define a poesia épica como mímesis, mas em um sentido positivo, pois ela tem o poder de enriquecer os fenômenos sensíveis. Assim, o objetivo deste trabalho é investigar o papel da poesia épica em ambos os filósofos, compreendendo e estabelecendo as suas divergências.
Termo de origem grega que significa imitar. A mimese é a imitação ou representação de algo. Em sua origem, era o ato de representar uma pessoa através dos gestos e falas, porém, essa pessoa também poderia ser uma coisa, uma ideia, um deus, um herói, etc.
De acordo com Aristóteles, a arte mimética é uma atividade cognitiva na medida em que permite um entendimento quase filosófico dos eventos humanos, quanto a possibilidade e probabilidade deles: ela expressa a ação e interação humana em sua universalidade.
Figura de retórica que se baseia no emprego do discurso direto e essencialmente na imitação do gesto, voz e palavras de outrem. Imitação verosímil da natureza que constitui, segundo a estética aristotélica e clássica, o fundamento de toda a arte.
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A arte como imitação (mimesis) é a teoria criada para definir as obras produzidas pelo Homem em que são imitadas perspectivas da Natureza e a ação do Homem. A palavra mimesis é grega e é traduzida por imitação. Esta é uma das mais antigas teorias relacionadas com a arte.
São tradicionalmente conhecidas como "artes da imitação" a pintura e a escultura, nas quais se procura reproduzir os objetos na sua natureza própria, num meio artificial e de forma incompleta.
Por natureza, quando em vista de algum fim; por acaso, quando os fatos são subtraídos às leis da finalidade, nos quais um fim se produz sem ser perseguido.
Significa "imitação". Arte como mimeses e representação. As mais antigas interpretações da arte foram desenvolvidas na Grécia Antiga, a partir das ideias do filósofo grego Platão, nascido em Atenas (427 a 347 a.C.) e têm por definição que arte é mimeses (imitação).
Veja como o grego Aristóteles se tornou um dos pais da Filosofia. Ele questionou a existência do Ser Humano e também do mundo material. Para ele tudo requer pelo menos Quatro Causas para existir: causa material, causa formal, causa eficiente e causa final.
Para Platão, o Belo está pautado na noção de perfeição, de verdade. Para ele, a Beleza existe em si mesma, no mundo das ideias, separada do mundo sensível (que é o mundo concreto, no qual vivemos).
1. Figura de retórica em que o orador imita o gesto ou a voz de outrem.
Mimese, do grego mimesis, é um dos assuntos abordados no Componente e significa imitação da realidade que, neste caso, é feita através da reprodução artística. ... Sendo assim, os espetáculos teatrais são representações da realidade através de um sentido prático revelado pelo autor.
→ Empirismo
Pode-se dizer que Aristóteles foi o primeiro pensador a teorizar a importância do conhecimento prático para o entendimento da verdade e do mundo.
Poética de Aristóteles tem importância capital na história do pensamento humano e da crítica literária. O termo mimese é constantemente utilizado para designar o processo estético de composição do mito que não é cópia ou reprodução de acontecimentos ou coisas pré-determinadas.
Mimésis é um termo oriundo do grego e significa a faculdade do homem de reproduzir, imitar. Na filosofia aristotélica, a mimésis representa os fundamentos da arte e Platão, por sua vez, cria ser tudo imitação, até mesmo que o universo é oriundo de uma imitação verdadeira, o mundo das ideias.
Assim como alguns fazem imitações em modelo de cores e atitudes —uns com arte, outros levados pela rotina, outros com a voz –, assim também, nas artes acima indicadas, a imitação é produzida por meio do ritmo, da linguagem e da harmonia, empregados separadamente ou em conjunto.
A tragédia impõe um limite temporal e espacial, prendendo-se normalmente a ação a um único cenário e a um único dia; já a epopeia costuma empregar uma extensão temporal muito mais ampla e variar as locações. Enquanto a epopeia tem estrutura narrativa, a tragédia tem representação por atores.
c) Jogos de imitação: são jogos em que os participantes incorporam em si o papel de determinado personagem, nas crianças este jogo se caracteriza pela imitação do adulto, o prazer está em se passar por outro. ... A criança sabe que ao rodar rapidamente, atinge um estado de fuga e evasão.
* “Imitação musical” é imitar o resultado musical. * Imitar por si mesmo não causa nenhum vício. * APENAS copiar as teclas de um tutorial, sem um plano didático, é a “imitação” ruim, que resultará em vícios e estagnação. * A mistura de imitações cria um estilo próprio (continue lendo pra entender como).
A aprendizagem por imitação é a primeira maneira que as crianças têm de conhecer e reproduzir comportamentos humanos. A aprendizagem por imitação é o primeiro e mais antigo modelo de aprendizagem de todas as espécies. Tanto os animais quanto os humanos aprendem os aspectos mais básicos dessa maneira.
Segundo Aristóteles, a arte mimética como atividade artística e recreadora da realidade. Por outras palavras, a mimese não representa uma mera imitação, mas um agir expressivo no âmbito da poiesis grega, servindo-se, para isso, de uma techné (técnica).
Cânone nas artes
Nas Belas-artes, cânone era uma regra que estabelece as proporções ideais da figura humana. O Homem Vitruviano, de Leonardo da Vinci, é considerado um cânone das proporções humanas. Posteriormente foi aplicada também na arquitetura.
Para Aristóteles “a arte imita a vida”, sendo a arte uma técnica estratégica usada para vencer os empecilhos que sozinha a natureza tem dificuldades para superar, demonstrando com isso que o homem ético e político age com prudência, enquanto o técnico/artista age com habilidade através da licença poética que lhe é ...
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