O deslocamento como mecanismo de defesa é o deslocamento de ações de um alvo desejado para um alvo substituto quando há alguma razão em que o primeiro alvo não seja permitido ou não disponível. O deslocamento pode envolver manter a ação e simplesmente mudar o alvo dessa ação.
Deslocamento (em alemão: Verschiebung, "mudar, mover"), na Psicanálise, é um mecanismo de defesa inconsciente pelo qual a mente transfere (desloca) uma reação emocional a um objeto ou pessoa para outro objeto ou pessoa.
A condensação é o resumo das ideias que têm pontos em comum e uma analogia entre si. Funde elementos que estão a um nível latente com traços comuns num só. Estabelece uma relação entre o conteúdo manifesto e o latente. Ao nível do conteúdo latente, onde existem ideais e ao nível do manifesto, onde existem imagens.
É o mecanismo pelo qual uma representação inconsciente concentra os elementos de uma série de outras representações. Tal como o deslocamento equivale à metonímia, a condensação, equivale à metáfora. Mas deslocamento e condensação distinguem-se por serem mecanismos do processo primário inconsciente.
Condensação segundo Freud / Deslocamento e sonhos
A condensação é quando deslocamentos se fundem / fusionam / condensam. Freud argumentou que um dos aspectos do conteúdo manifesto poderia vir a representar um número de elementos latentes (e vice-versa) através de um processo chamado de condensação.
32 curiosidades que você vai gostar
Deslocamento e condensação caracterizam, para Freud, o processo primário. O deslocamento acontece quando uma representação recebe todo o investimento devido a uma outra, de modo que a segunda acaba por substituir completamente a primeira.
Conteúdo manifesto / conteúdo latente
O conteúdo manifesto é o relato descritivo do sonho feito pelo sonhador e o conteúdo latente é o conjunto do que vai sendo revelado a partir da análise.
Os 9 Mecanismos de Defesa na psicanáliseRecalcamento, recalque ou repressão.Negação.Regressão.Deslocamento.Projeção.Isolamento.Sublimação: um dos principais mecanismos de defesa.Formação reativa.
O sonho e seus mecanismos
O que Freud chamou de trabalho do sono, para ele, havia quatro tipos de mecanismos do sonho: a condensação, o deslocamento, a dramatização e a simbolização. Assim, por meio desses mecanismos é que os sonhos se transformavam em manifestos. Os quais deveriam ser interpretados.
Qual o significado da palavra incredulidade na Bíblia?
O que usar para dar liga no reboco?
Quais são os tipos de sensores?
Como saber se o crime é inafiançável?
Quais tecnologias recursos usamos no dia a dia?
O que significa servidão na Bíblia?
Quantos dias fiscalização aduaneira?
Como voltar o nome de solteira no CPF?
Como editar um arquivo XML no Excel?
Quanto custa faculdade de veterinária?
Como conseguir fazer uma abdominoplastia pelo SUS?
Como tirar mancha de sol do pé?
Como deixar a porta USB ligado?
O que acontece quando a gente faz um boletim de ocorrência contra uma pessoa?