O que é inépcia da denúncia?

Pergunta de Joaquim Manuel Macedo Marques em 31-05-2022
(28 votos)

O art. 41 do Código de Processo Penal (CPP) dispõe: “A denúncia ou queixa conterá a exposição do fato criminoso, com todas as suas circunstâncias, a qualificação do acusado ou esclarecimentos pelos quais se possa identificá-lo, a classificação do crime e, quando necessário, o rol das testemunhas.”

Quando uma denúncia é manifestamente inepta?

O devido processo legal deve ser iniciado com a formulação de uma acusação que narre de forma satisfatória a conduta delituosa. Caso contrário, a denúncia deve ser considerada inepta por não permitir ao réu seu direito de defesa.


O que é inépcia formal?

8- Inépcia. A inépcia da denúncia tanto pode ser formal quanto material, ou ainda cumulativamente formal e material. Ou seja, pode ser verificada na insuficiente narração e demonstração dos fatos ou pode decorrer da ausêcia de suporte mínimo indiciário apto para definir a autoria e precisar a materialidade.

O que acontece se o juiz rejeitar a denúncia?

Segundo o CPP, deve o juiz rejeitar a denúncia por inépcia se o fato narrado evidentemente não constituir crime. Se o fato narrado na denúncia é evidentemente atípico, deve o juiz absolver sumariamente o réu (art. 397, inc.

O que acontece quando o Ministério Público oferece denúncia?

Oferecida a denúncia, os autos serão conclusos ao Juiz para análise. Nessa fase, o Magistrado poderá receber, rejeitar, ou até mesmo determinar diligências. Para o presente artigo, destacam-se a rejeição e, principalmente o recebimento da denúncia.

COMO IDENTIFICAR A INÉPCIA DA DENÚNCIA


16 curiosidades que você vai gostar

O que acontece depois do recebimento da denúncia?

A partir do recebimento da denúncia, o réu é chamado ao processo através da citação para que possa apresentar sua defesa, sendo que, nos termos do artigo 363 do Código de Processo Penal, o processo terá completa sua formação com a citação do acusado.

O que acontece quando o juiz recebe a denúncia?

Art. 396. Nos procedimentos ordinário e sumário, oferecida a denúncia ou queixa, o juiz, se não a rejeitar liminarmente, recebê-la-á e ordenará a citação do acusado para responder à acusação, por escrito, no prazo de 10 (dez) dias (redação dada pela Lei nº 11.719, de 2008). Parágrafo único.

É possível o juiz rejeitar a denúncia após o recebimento?

Conforme tal entendimento, o STJ já decidiu que "é possível ao Juiz reconsiderar a decisão de recebimento da denúncia, para rejeitá-la, quando acolhe matéria suscitada na resposta preliminar defensiva relativamente às hipóteses previstas nos incisos do art.

Quando a denúncia deve ser rejeitada?

A denúncia ou queixa será rejeitada quando: I - for manifestamente inepta; II - faltar pressuposto processual ou condição para o exercício da ação penal; III - faltar justa causa para o exercício da ação penal.



Outras questões

O que é um amuleto da sorte?

Quais são os órgãos da Justiça do Trabalho?

Pode tomar Rivotril todos os dias?

O que pode causar pneumonia de repetição?

Como desarquivar um contato?

Como se classifica o sujeito indeterminado?

O que significa sonhar com um vulto preto?

Como surgiu a política social no Brasil?

Como se forma o comportamento alimentar?

Quando começa os 9 meses?

Quais são as chances de você nascer?

O que precisa para estudar em Portugal?

Como deve ser feita a avaliação na educação inclusiva?

Como fazer para transformar graus em minutos?

Qual é o significado das flores?

Quais as condições necessárias para se ter a formação de uma solução sólida Substitucional completa?

Quais são os ativos intangíveis?

Qual a origem de uma semente?

Qual a função de um escrevente?

Qual o recurso contra decisão que admite recurso especial?

Política de privacidade Sobre nós Contato
Copyright 2025 - todasasrespostas.com