Após quitar o financiamento imobiliário, além de comemorar o término dessa fase e, enfim, celebrar essa conquista mais que merecida, é necessário fazer o registro da quitação da operação em um Cartório de Registro de Imóveis da jurisdição do imóvel.
Assim, para quitar o financiamento do seu imóvel mais rápido, você precisa acelerar o pagamento do valor principal da dívida, ou seja, a amortização do financiamento. E é claro, sempre vale prestar atenção não só na taxa de juros, mas também no Custo Efetivo Total (CET) do seu financiamento.
Só valerá a pena quitar a dívida imobiliária imediatamente se você não conseguir um investimento que supere a taxa efetiva do financiamento. Por exemplo, se a taxa efetiva do seu financiamento é 8%, só valerá a pena quitá-lo se você não conseguir encontrar investimentos com um retorno maior do que esse.
A possibilidade de quitar um financiamento antes do prazo é bastante discutida entre as pessoas, mas, sim, é possível você realizar isso. Além do que, os bancos são obrigados legalmente a aceitar o seu pedido de quitação do financiamento. Assim, encerrando de vez essa bendita dívida.
O desconto é maior para as parcelas que tem mais prazo para vencer. Ou seja, é um desconto progressivo. Um exemplo: se você financiou um veículo em 60 parcelas, ao antecipar a parcela de número 60 o desconto no valor desta prestação pode chegar a 70%.
36 curiosidades que você vai gostar
A carta de crédito e o financiamento devem estar no mesmo nome do requerente; O financiamento somente poderá ser quitado com o papel emitido para aquisições no segmento imobiliário; O valor da declaração deve ser igual ou superior ao saldo devedor, já que o intuito é fazer a sua quitação.
A maioria dos especialistas afirma que a prioridade de quem tem dívidas deve ser quitá-las pois o custo costuma ser superior aos rendimentos de qualquer investimento. No entanto, em casos específicos, ainda que uma pessoa possua alguma forma de dívida, pode ser viável se planejar para investir.
No exemplo acima, a amortização foi no tempo da dívida, ou seja, para encurtar o prazo do financiamento. Isso evita que o cliente tenha que pagar anos e anos de juros sobre juros. Mas também é possível amortizar o valor das parcelas, fazendo com os valores mensais encolham.
Geralmente, especialistas orientam que a melhor opção é diminuir o prazo do financiamento imobiliário. Porque os juros são cobrados sempre sobre o saldo devedor, portanto quanto mais tempo pagando pelo financiamento, maior será o valor total.
Quanto um advogado cobra para defender uma causa trabalhista?
Qual animal representa Sonserina?
Quais são os tipos de respiração nas duas fases do desenvolvimento dos anfíbios?
Qual o adubo que tem nitrogênio?
Qual a diferença entre piso retificado e não retificado?
Qual óleo passar antes de descolorir os pelos?
O que não comer para evitar queloide?
Quais são as sequelas da Guillain-barré?
O que a Cleópatra usava em sua pele?
O que diz o artigo 26 do Código Penal?