A fibromatose gengival hereditária consiste em uma condição rara (acomete uma a cada 750 mil pessoas), que afeta as gengivas, causando aumento lento e progressivo dos tecidos da região, em decorrência do acúmulo excessivo de colágeno, que chega a cobrir parcial ou totalmente os dentes.
A Fibromatose Gengival (FG) é descrita como uma condição bucal rara, clinicamente manifestada por um crescimento lento, progressivo, difuso e benigno dos tecidos gengivais. Essa condição pode se manifestar de forma isolada, em associação a outras doenças sistêmicas ou como componente de síndromes.
Quais as causas da fibromatose gengival? A fibromatose gengival tem duas causas principais: o fator hereditário e os fármacos. É preciso ressaltar que essa doença é rara, por isso não entre em pânico. Ela é fácil de ser identificada – o crescimento da gengiva é aparente – e pode ser tratada.
Quais são as doenças da gengiva mais comuns?Gengivite. A gengivite pode ser definida como a forma mais leve (ou inicial) da doença periodontal. ... Periodontite. ... Ranger os dentes. ... Gravidez. ... Má nutrição. ... Periodontite moderada. ... Periodontite avançada. ... Mudanças na coloração.
A periodontite pode ocorrer quando a gengivite não é tratada. É causada pela formação da placa bacteriana na parte superior e embaixo da linha da gengiva (a área onde a gengiva e os dentes se encontram). Isso pode fazer com que os ossos e os tecidos que sustentam seus dentes tornem-se irreversivelmente danificados.
34 curiosidades que você vai gostar
De acordo com a Academia Americana de Periodontia, a principal causa de inflamação da gengiva é a placa bacteriana, mas outros fatores podem contribuir para esse problema ou aumentar a probabilidade de seu desenvolvimento. Estresse, má nutrição, uso de tabaco, obesidade e ter ultrapassado os 65 anos aumentam o risco.
Tratamento e cuidados para a hiperplasia gengivalLimpar cuidadosamente entre os dentes uma vez por dia, usando fio dental, um produto de limpeza ou uma escova interdentais.Escovar seus dentes duas vezes ao dia delicadamente, usando uma escova de cerdas macias.Fazer bochechos com um enxaguante ou anti-séptico bucal.
A resposta simples é não. Se as suas gengivas estiverem danificadas devido a, por exemplo, periodontite - a forma mais grave de doença gengival - não é possível que as gengivas retraídas voltem a crescer.
Como tratar a gengiva retraída
Limpeza profunda: o dentista pode usar instrumentos especiais para remover a placa bacteriana e o tártaro acumulados na raiz, no local em que a gengiva está retraída, um procedimento conhecido como alisamento radicular.
Quanto ganha um juiz no início de carreira?
Quanto é meia xícara de óleo em ML?
Como ocorre o processo de reprodução dos fungos?
Como finalizar entrega no iFood restaurante?
Qual a melhor fonte para redigir um documento?
O que é codificação no marketing?
Como sincronizar Samsung Health com Google Fit?
Quanto custa para tirar carta?
Onde nasceu o ator José Wilker?
Como desbloquear áudio no Meet?
Que significa fidelidade de Deus?