O termo exantema maculopapular geralmente indica uma erupção aguda e generalizada. Mácula: lesão cutânea plana e circunscrita ≤1 cm no maior diâmetro. Quando uma mácula excede 1 cm, o termo adequado é mancha.
Geralmente, o exantema surge devido a uma alergia, uso de medicamentos, infecções virais, bacterianas ou fúngicas, doenças autoimunes, estresse ou picadas de inseto.
Um exantema pode ser definido como uma erupção aguda e generalizada da pele, a qual pode estar associada à febre ou a outros sintomas constitucionais. Pode ser uma manifestação de uma doença infecciosa, de doença autoimune ou de reação adversa a droga.
As principais doenças exantemáticas são: sarampo, rubéola, escarlatina, exantema súbito, eritema infecioso, varicela e doença de Kawasaki.
As causas do rash cutâneo são variadas, sendo que muitas doenças podem causar o surgimento dessas manchas avermelhadas no corpo do indivíduo. É o caso, por exemplo, da dengue, do sarampo, da rubéola, da sífilis na fase secundária, da mononucleose, da escarlatina e do eritema infeccioso.
31 curiosidades que você vai gostar
Qualquer medicamento pode desencadear estas reações na pele, mas os que mais comumente causam estes problemas são os antibióticos, anti-inflamatórios, anticonvulsivantes e os psicotrópicos.
O rash geralmente aparece após 48 a 72hs após a infecção, está associado à febre alta e vai embora geralmente após 5 ou 8 dias.
O Sinal de Forchheimer corresponde a máculas eritematosas ou petéquias localizadas na transição entre palato duro e o palato mole. As principais doenças que geram esse tipo de alteração são: faringite estreptocócica; escarlatina e rubéola.
Também conhecido como roséola infantil, é uma doença exantemática febril que acomete principalmente crianças entre seis meses e três anos de idade. Sua causa é o herpesvírus humano tipo 6, que é transmitido pelas secreções respiratórias.
Exantema petequial ou purpúrico: alterações vasculares com ou sem distúrbios de plaque- tas e de coagulação. Pode estar associado a infecções graves como meningococcemia, septice- mias bacterianas, febre purpúrica brasileira e febre maculosa.
As dermatoses específicas da gravidez são condições que ocorrem exclusivamente na gestação, como a colestase intra-hepática da gravidez (CIH), gravidez, herpes gestacional (HG), placas e pápulas urticariformes pruriginosas da gravidez (PUPPP) e prurigo gestacional (PG).
Rubor: eritema rubro, conseqüente de vasocongestão ativa ou arterial com aumento de temperatura. Exantema: eritema generalizado, agudo, de duração relativamente curta. Pode ser morbiliforme ou rubeoliforme, quando há áreas de eritema entremeadas com áreas de pele sã ou escarlatiniforme quando é difuso e uniforme.
5 tipos de alergias:Urticária alérgica. Se dá pelo aparecimento de placas avermelhadas na região da pele. ... Angioedema. Possui a mesma origem da Urticária, porém os sintomas são mais agressivos. ... Dermatite de contato. ... Dermatite atópica. ... Picada de mosquito.
Em exantema e exantemático o x vale de zê, tal como diz. O x (xis) tem, como assinala o insigne foneticista Gonçalves Viana, diversos valores em português actual: 1.º = ch, na lingua normal, como em xadrez; 2.º = z, como em exame; 3.º = cs, como em fixo; 4.º = ss, como em próximo].
Assim, apesar de não se pegar mais de uma vez a infecção pelo mesmo vírus, é possível adquirir roséola mais de uma vez, caso a criança seja infectada por um vírus diferente das outras vezes. Embora cause sintomas incômodos, a roséola costuma ter uma evolução benigna, sem complicações, e curando-se sozinha.
A roséola, também chamada de exantema súbito ou sexta doença, apesar de ser parecida com a rubéola, é provocada por outro vírus, o herpes vírus humano tipo 6 (HHV-6) que, em geral, infecta crianças nos primeiros meses de vida e até os 3 anos. A transmissão ocorre de uma pessoa para outra, durante o período febril.
Os principais sintomas da roséola são:
Febres que variam entre 38 e 40 graus e dura de três a cinco dias (sintoma inicial); Manchas vermelhas na pele que podem durar de algumas horas até três dias.
As manchas de Koplik são classicamente descritas como pontos vermelhos brilhantes com centro branco ou branco-azulado que podem se assemelhar a grãos de areia. Podem se localizar em qualquer parte da boca, muitas vezes precedem o exantema generalizado e são patognomônicas do sarampo.
Caracteriza-se por febre alta, acima de 38,5°C, exantema maculopapular morbiliforme de direção cefalocaudal, tosse seca (inicialmente), coriza, conjuntivite não purulenta e manchas de Koplik (peque- nos pontos brancos amarelados na mucosa bucal, na altura do terceiro molar, antecedendo o exantema) (Figura 1).
Existem dois tipos de vacinas contra rubéola:
vacina tríplice-viral: protege contra 3 doenças causadas por vírus (Sarampo, Caxumba e Rubéola); vacina tetra- viral: protege contra 4 doenças causadas por vírus (Sarampo, Caxumba, Rubéola e Catapora).
As manchas da dengue não costumam causar coceira, mas alguns pacientes referem algum grau de comichão. O rash dura por volta de 3 dias e desaparece sem descamar ou deixar manchas na pele.
Para aliviar a coceira na pele, que surge nos primeiros 3 dias após a infecção por dengue, boas opções são:Tomar um banho de água fria;Aplicar compressas geladas na região afetada;Aplicar compressas molhadas em chá de alfazema;Passar pomadas para coceira na pele, como Polaramine, por exemplo.
Medicamentos e metais pesados que podem causar hiperpigmentação incluem os seguintes:Amiodarona.Hidroquinona.Medicamentos antimaláricos.Antibióticos tetraciclinas.Fenotiazinas.Alguns medicamentos para quimioterapia contra o câncer.Alguns antidepressivos tricíclicos.
Alergia a medicamentos – pode se manifestar de forma imediata (entre 30 minutos e 1 hora após a administração do medicamento), acelerada (de 2 a 24 horas após) ou tardia (depois de 24 horas até dias ou semanas).
As principais formas de tratamento para urticária são:Evitar as causas. A forma mais simples e eficaz de tratamento da urticária é identificar o agente causador dos sintomas e, assim, evitar o contato. ... Uso de anti-histamínicos. ... Uso de medicamentos corticoides. ... Associação de anti-histamínicos e corticoides.