As estratégias de recursos humanos têm como objetivo principal o desenvolvimento dos profissionais com base no DNA da própria organização. Isso agrega mais identidade, produtividade e economia na retenção e atração de talentos, além de promover os resultados da empresa.
Alinhamento de objetivos O primeiro passo para se ter um RH mais estratégico é o alinhamento dos objetivos organizacionais, o que a empresa deseja alcançar através de seus colaboradores? Essa pergunta envolve diversos quesitos como: mais produtividade, maior eficiência, colaboradores mais engajados e por aí em diante.
Por todas as suas características, o RH estratégico é determinante para reduzir os custos de atuação do negócio. Com menor perda de talentos, por exemplo, há menos gastos com novas contratações e treinamentos. Também há redução nos erros, elevação na capacidade de atuação e máxima integração aos objetivos.
A estruturação de um RH estratégico promove um melhor aproveitamento do quadro de funcionários. Os profissionais precisam ser valorizados para que consigam trabalhar bem e apresentar melhores resultados, assumindo uma postura empreendedora dentro da corporação.
A gestão estratégica de RH é um modelo de trabalho que se diferencia dos métodos tradicionais. Nela a coordenação é feita de forma proativa, ou seja, os profissionais responsáveis pensam à frente, buscando soluções para suprir necessidades da empresa antes que elas efetivamente apareçam.
Em um lado, o tradicional foca muito no operacional e nos procedimentos básicos, como seleção, contratação e treinamento de funcionários. Já no estratégico o foco é a busca alinhar tais pontos aos objetivos de cada setor e da empresa.
Mas, se o profissional de RH souber valer-se de algumas táticas nesse processo, certamente poderá coletar informações que ajudarão na tomada de decisão. Além da formação profissional e das competências, cada vez mais deve-se observar aspectos relacionados à personalidade das pessoas, o modo de vida, seus sonhos e expectativas.
Por isso, é preciso criar estratégias para atrair e reter. Uma das principais é oferecer uma boa cesta de benefícios. Além dos tradicionais (plano de saúde, seguro de vida etc.), existem outros mais modernos e capazes de entusiasmar os talentos. Vale-cultura, bolsa de estudo, parceria com academias, entre outros.
Uma gestão estratégica de pessoas é aquela na qual o RH busca criar um elo entre as pessoas e a estratégia da organização. É o alinhamento do planejamento do RH com o planejamento estratégico da organização.
Realizada a seleção, é importante que o RH desenvolva atividades de integração desse novo colaborador.
Como eliminar miomas de útero naturalmente?
Qual o principal artista abstrato?
Em que ano surgiu o feminismo no Brasil?
Por que a furosemida é um diurético potente?
Qual o nome do arquivo do certificado digital?
Como permitir apps não confiáveis no iPhone 2019?
O que é devolutiva das atividades?
O que é preciso para colocar uma empresa no Procon?
Qual é a sequência de aminoácidos decorrente do processo de tradução desta molécula de RNA?