Dissolver o soluto com um pouco de solvente até obter uma mistura homogénea. Transferir a mistura para um balão volumétrico, com a ajuda de um funil de vidro e de uma vareta de vidro. Lavar o gobelé com um pouco de água, para completa remoção do soluto, transferindo-a também para o balão volumétrico.
A diluição de uma solução se dá quando se acrescenta solvente a ela, aumentando o volume e diminuindo a concentração, mas a massa do soluto permanece constante.
No dia a dia, várias vezes, até sem perceber, realizamos o processo de diluição de soluções. Por exemplo, a embalagem de produtos de limpeza e higiene doméstica, como desinfetantes, orienta que eles sejam diluídos antes de sua utilização.
Essa prática também é muito comum nos laboratórios, pois geralmente as soluções que são comercializadas vêm numa concentração bem alta e, de acordo com a finalidade, os cientistas preparam soluções mais diluídas a partir da solução inicial.
A concentração de uma solução é a relação entre a quantidade do soluto e a quantidade do solvente ou da solução. Uma vez que as quantidades de solvente e soluto podem ser dadas em massa, volume ou quantidade de matéria, há diversas formas de se expressar a concentração de soluções. As relações mais utilizadas são:
Como protocolar na Justiça Federal SP?
O que falar na abertura de um seminário?
Quem trouxe o stand up para o Brasil?
Como funciona o sistema de numeração chinês?
Como se planta feijão-de-porco?
Como cultivar a planta borboleta azul?
Como se preparar para a crise?
Qual origem do teatro no Brasil *?
Como me preparar para o Enem em 3 meses?
Qual foi a função do arco romano?
Pode plantar direto no vaso de cimento?
Como ocorreu a mundialização da economia?
O que levar no dia do Enem 2021?
Onde e como surgiu os Jogos Olímpicos?
Quem criou o controle estatístico de processo?
Como tirar o certificado da Microsoft?