A globalização ou a mundialização é o fenómeno que tende a aumentar a integração das economias e que afecta os mercados, as operações financeiras e os processos produtivos. ... A primeira constata que a economia mundial é hoje dominada pelos Estados Unidos, Japão e União Europeia.
O marco histórico da “mundialização do capital” é a recessão de 19, o início desta “longa crise rastejante”. A partir daí, o capital procurou, de todas as formas, romper as amarras das relações sociais, leis e regulamentações dentro das quais se achava possível prendê-lo com a ilusão de poder “civilizá-lo”.
Outro fator é que, com as expansões das inúmeras multinacionais em todo o mundo, amplia-se a concentração de renda, de modo que o número de pessoas contempladas pelos benefícios da mundialização diminui constantemente.
Quando surgiu a Globalização? Muitos historiadores afirmam que este processo - Globalização - teve início no séculos XV e XVI com as grandes navegações e descobertas marítimas. Neste contexto, o Homem Europeu entrou em contacto com povos de outros continentes, estabelecendo relações comerciais e culturais.
Especificamente, na área económica, o fenómeno da mundialização teve como consequência a globalização dos mercados.
Em 2000, o Fundo Monetário Internacional (FMI) identificou quatro aspectos básicos da globalização: comércio e transações financeiras, movimentos de capital e de investimento, migração e movimento de pessoas e a disseminação de conhecimento.
O que é uma empresa de capital aberto?
Quais são os 4 pilares da segurança comportamental?
Quais são as características de um vírus?
Quanto custa uma tomografia de tórax com contraste?
Por que a democracia dos nossos dias é considerada indireta?
Quais são os tipos de memórias primárias?
Porque não pode cortar as árvores?
Quais as sequelas da osteoporose?
Quanto cada professor vai receber do Fundeb?
Porque o solo arenoso retém menos água?
Quando acabou as horas in itinere?