Erosão é a ação de processos superficiais, que remove solo, rochas, ou material dissolvido de um local na crosta da Terra, que então o transporta para outro local.
Erosão é o sistema de deterioração dos solos e rochas provocado por agentes naturais (chuva, água, vento, gelo, clima, etc.) e antrópicos (intervenção humana).
A erosão envolve o desgaste, o transporte e a deposição dos solos e das partículas de rochas. ... O processo de desagregação das partículas de rochas (chamadas de sedimentos) é ocasionado pela ação do intemperismo (conjunto de processos químicos, físicos e biológicos que provocam o desgaste dos solos e rochas).
Tipos de erosão
Erosão antrópica. Como mencionado anteriormente, a erosão antrópica ocorre através de ações do ser humano. ...
Erosão eólica. O vento é um poderoso agente de erosão, capaz de transportar poeira, areia e cinzas de um lugar para outro. ...
Erosão fluvial.
Entre os fatores que mais contribuem para a erosão destacam-se: desmatamento, queimadas, urbanização, impermeabilização do solo, drenagem das estradas, mineração, serviços agrícolas de forma desordenada, entre outros.
43 curiosidades que você vai gostar
Quando ocorre por ação da natureza, a erosão está associada a agentes como o vento, as águas, a presença de seres vivos e variações climáticas, que modificam os solos e demais materiais da crosta terrestre.
Erosão por chuva e clima
A chuva é o principal fator climático relacionado à erosão. Contudo, a mesma intensidade de chuva pode levar a diferentes situações erosivas, a depender dos demais fatores que afetam a erosão. Dois aspectos, mais importantes, são a quantidade e a duração da chuva.
1.2. Erosão laminar: é quando o escoamento superficial das águas das chuvas “lava” o solo, ou seja, retira a sua cobertura superficial, desgastando-o. 1.3. Erosão em sulcos: ocorre quando o escoamento da água sobre os solos intensifica o seu desgaste a ponto de formar pequenas “linhas” ou cortes no terrenos.
O intemperismo é um processo que representa o caráter dinâmico do solo e das rochas. O intemperismo é o processo de transformação e desgaste das rochas e dos solos, através de processos químicos, físicos e biológicos. ... Existem três tipos de intemperismo: o físico, o químico e o biológico.
O solo pode ser dividido em quatro tipos: arenoso, argiloso, humoso e calcário. Para compreender melhor a função de cada um, é importante conhecer mais sobre eles.
Erosão antrópica
É a erosão causada pela ação do ser humano. Em geral não tem grande influência, por que sua ação é de duração muito curta, Mas, nossa capacidade de remover grandes massas de terra ou de rocha é cada vez maior e a erosão antrópica tende a ser cada vez mais significativa.
A erosão pluvial, provocada pela ação da chuva, é apenas uma das causas da degradação do solo. Quando a vegetação não consegue proteger o solo de forma correta, a água da chuva penetra no local e o destrói, retirando parte do material que o constitui. ... Os impactos ambientais no solo são enormes.
A erosão marinha, também chamada de erosão marítima, é definida como “o processo de desgaste, transporte e sedimentação de rochas e solos litorâneos por agentes erosivos”. Fundamentalmente, ela pode ser causada pela ação de três fatores: ondas, correntes e marés.
Lixiviação do solo
Em sua definição geológica, a lixiviação é retratada como sendo “a extração ou solubilização dos constituintes químicos de uma rocha, mineral, solo ou depósito sedimentar pela ação de um fluido percolante”, isto é, que faz movimentos descendentes.
Os danos externos são o assoreamento das nascentes, alagamentos, dificuldade do tratamento de água, redução na capacidade de armazenamento de água nos reservatórios e contaminação dos rios, prejudicando a produção de peixes.
Em áreas planas, há o predomínio da sedimentação trazida pela erosão, ou seja, áreas mais altas estão mais sujeitas às erosões. A presença intensa de árvores e plantas contribui para que as erosões ocorram com menos intensidade, pois a cobertura vegetal protege o solo, diminuindo eventuais desgastes naturais.
O intemperismo físico ocorre quando há uma desagregação ou quebra das partículas de rochas, sendo que as suas estruturas fragmentam-se em pequenos sedimentos. Quando uma rocha se quebra em vários pedaços ou partículas de poeira, temos um exemplo de intemperismo físico.
Dá-se o nome de intemperismo (também chamado de meteorização) ao conjunto de alterações físicas (desagregação) e químicas (decomposição) que as rochas sofrem quando ficam expostas na superfície da Terra.
Intemperismo físico-mecânico:
Ocorre devido as interações mecânicas, que podem ser ocasionadas por diversos fatores que provoquem ruptura, rompimentos, fendas ou mudanças nos estados físicos dos materiais que formam a rocha. O congelamento da água é um agente que pode causar o intemperismo físico-mecânico.
Conheça os Principais Tipos de Erosão
Erosão pluvial.
Erosão fluvial.
Erosão eólica.
Erosão glacial. Leia mais:
Erosão pela Água
Lençol: superficial ou laminar; desgasta de forma uniforme o solo. ...
Sulcos: canais ou ravinas; apresenta sulcos sinuosos ao longo dos declives, estes formados pelo escorrimento das águas das chuvas no terreno.
A erosão hídrica compreende três fases físicas distintas: desagregação, transporte e deposição. A desagregação é o processo de quebra e individualização das partículas da massa de solo, sendo causada, basicamente, pelo impacto direto das gotas da chuva contra a superfície do solo e pelo escoamento superficial.
Dentre os fatores naturais que determinam a erosão estão as características da chuva, do solo e da encosta. Já os fatores antrópicos que influenciam na erosão do solo são o uso e manejo do solo e da água e o uso de práticas conservacionistas.
A atividade humana acelera o processo de desgaste e perda do solo, entre os fatores causadores da erosão estão as praticas agrícolas sem o manejo adequado do solo, as culturas e cultivos não adaptados às características dos solos, as queimadas e o desmatamento.
Os agentes erosivos naturais são internos e externos à superfície terrestre. Os movimentos das placas tectónicas, os sismos e os vulcões são os internos que, a partir de dentro da Terra, podem provocar alterações no exterior. Já a água e o vento são agentes erosivos externos.
Onde foi instituída a monarquia parlamentar?
Quais os sintomas que a tireoide não está bem?
O que precisa para fazer desinfetante?
Porque a Idade da Pedra Lascada recebeu esse nome?
Como encontrar alguém específico no happn?
Como surgiu a política na Grécia Antiga e o que ela se refere?
Como fazer depilação na virilha com cera fria?
Como saber se a parede está fora de esquadro?
O que Deus falou quando criou Eva?
Quanto tempo para regular válvula de moto?
Como saber se a vela da moto está boa?
Como fazer uma doação de pai para filho?
Como saber se minha água foi cortada embasa?
Como surgiu a necessidade de ter o alfabeto?
Como deixar batata congelada crocante?