Quando for uma imagem, faça a descrição da esquerda para a direita e de cima para baixo, na mesma ordem natural da escrita e leitura ocidental. Informe os elementos que constam na imagem e suas cores como cor de fundo, cor de cabelos, olhos, roupa. Seja breve e sucinto, mas capriche!
Reconhecendo as cores com o tato “O cego sente o código com as mãos e é bem simples de aprender. É só imaginar um relógio com um ponteiro no centro. Eu usei o ponto do Braile e uma linha. Se ela está apontando para cima é o vermelho, para o lado esquerdo é o azul e para o outro o amarelo.
Durante a descrição, é preciso lembrar que a interpretação da imagem deve ficar a cargo do usuário. Portanto, o uso de adjetivos ou expressões que remetem a sentimentos, por exemplo, não devem ser utilizados. Os elementos visuais devem ser descritos com objetividade e imparcialidade.
4 passos para descrever gráficos
Basicamente, o movimento #PraCegoVer consiste em despertar a atenção dos usuários, para que coloquem uma descrição detalhada da imagem utilizada em suas publicações em mídias sociais. Estas informações serão reproduzidas em aplicativos de áudio descrição destinados, principalmente, para deficientes visuais.
O #PraCegoVer é um projeto de disseminação da cultura da acessibilidade nas redes sociais e tem, por princípio, a descrição de imagens e a audiodescrição para apreciação das pessoas com deficiência visual. Quem acessa a página do Projeto no Facebook, logo encontra dois avisos em destaque.
Os daltônicos geralmente veem vermelho, laranja, amarelo e verde tudo no mesmo tom; e azul e roxo acabam sendo a mesma coisa para eles. Para ajudar essa pessoa, você pode simplesmente falar os nomes das cores de objetos comuns do dia a dia.
Uma imagem pode ou não transmitir uma informação. ... Já as imagens com conteúdo podem ser fotos, gráficos, organogramas, ilustrações etc. Elas devem conter uma descrição que pode ser informada no próprio texto ou por meio do campo “texto alternativo”, também chamado de ALT, disponível na edição das imagens.
Dizendo o que não se deve fazer no contato com a pessoa cega, define-se, em linhas gerais, um modo de tratamento adequado às interações das quais ela participa.
As pessoas que estabelecem contato com pessoas cegas, seja de forma ocasional ou regular, revelam-se de um modo geral inseguras sobre como agir diante das diferentes situações que possam ocorrer. É importante, antes de tudo considerar que a convivência em qualquer nível ou dimensão, constitui tarefa complexa.
4 – Não se dirija a uma pessoa cega chamando-a de “cego” ou “ceguinho”; é falta elementar de educação, podendo mesmo expressar um sentimento falso e piegas, ou constituir ofensa, chamar alguém pela palavra designativa de sua característica sensorial, física ou intelectual.
De acordo com os resultados do estudo, pessoas que nasceram cegas tiveram pesadelos 25% do tempo. No entanto, pesadelos ocorreram apenas 7% do tempo para pessoas que ficaram cegas durante sua vida e 6% para pessoas que podiam ver. A pesquisa também revelou as disparidades entre os sonhos das pessoas nos três grupos.
Quantas vezes devo usar o neutralizante?
O que faz mexer as folhas das árvores?
Como sair do emprego no primeiro dia?
Qual óleo é bom para bronzear?
Como fazer cheque administrativo na Caixa Econômica Federal?
Qual é a coisa mais rápida do Minecraft?
Como conseguir o certificado de conclusão do ensino médio RJ?
Como conseguir Raikou Pokémon GO?
Como pegar o Giratina no Pokémon GO?
Como imprimir minha Carteira de Trabalho Digital?
Como pegar Caixa Meltan Pokémon HOME?
Como pegar bronze rápido no quintal?
Onde é encontrado o hantavírus no mundo?
Como conseguir frio na espinha Dead by Daylight?
Como repor as proteínas do corpo?