O útero é mantido em sua posição por três ligamentos: ligamento largo do útero, ligamento redondo do útero e ligamento útero-sacral.
Ligamentos largos: são formados por uma camada dupla de peritônio (membrana que reveste a cavidade abdominal e órgãos nela contidos), ligam o útero à cavidade pélvica por meio das margens laterais. Ligamentos redondos: são dois ligamentos que têm sua fixação na parte superior do útero, perto das tubas uterinas.
O ovário contém quatro superfícies (anterior, posterior, medial e lateral) e dois polos (superior e inferior). É sustentado em sua posição por vários pares de ligamentos: ligamento suspensor do ovário, ligamento ovariano próprio (ligamento do ovário) e mesovário.
O Ligamento Suspensor do Ovário estende-se da fáscia do músculo psoas maior à extremidade tubal do ovário, enquanto o Ligamento Próprio do Ovário vai de sua extremidade uterina à borda lateral do útero, logo abaixo da implantação da base da tuba uterina.
O útero baixo é caracterizado pela proximidade entre o útero e o canal vaginal, o que pode levar ao surgimento de alguns sintomas, como dificuldade para urinar, corrimento frequente e dor durante a relação sexual, por exemplo.
O corpo do útero tem 3 camadas. A camada interna ou de revestimento chamada endométrio. A serosa que é a camada de tecido que cobre a parte externa do útero e uma parte medial, camada espessa de músculo que é o miométrio. Esta camada muscular é necessária durante o parto.
Anatomicamente, a tuba uterina divide-se em quatro partes: infundíbulo, ampola, istmo e intramural. A porção medial da tuba, de calibre menor, é o istmo; a ...
O útero destaca-se por ser um órgão relativamente móvel e fixado por ligamentos. Os ligamentos que garantem a fixação do útero são: largo, redondo, cardinal e uterossacro. Esse órgão apresenta conexão direta com as tubas uterinas, que penetram o útero pela região superior. As duas tubas uterinas são órgãos também do sistema reprodutor e ...
As tubas possuem duas extremidades, a medial e lateral. Na extremidade medial, óstio uterino da tuba, se comunica com a cavidade uterina. Na extremidade lateral, óstio abdominal da tuba, se comunica com a cavidade peritoneal.
Os ligamentos que garantem a fixação do útero são: largo, redondo, cardinal e uterossacro. Esse órgão apresenta conexão direta com as tubas uterinas, que penetram o útero pela região superior. As duas tubas uterinas são órgãos também do sistema reprodutor e caracterizam-se por serem o local onde geralmente ocorre a fecundação.
Como tirar cola de adesivo de vidro de fogão?
Como configurar para abrir links no Google Chrome?
Qual é o maior sobrenome do Brasil?
O que é mais resistente porcelanato ou mármore?
Qual a importância dos microrganismos mesófilos?
Quanto maior a amplitude de uma onda maior sua Seu *?
Qual a melhor panela para ferver leite?
Quais os agentes interventores?
Tem como antecipar o pagamento de uma compra parcelada no cartão?
Quem é mais forte Klaus ou Lucien?
Quem trabalha 3 vezes na semana tem direito a férias?