Para Kant, a dignidade é o valor de que se reveste tudo aquilo que não tem preço, ou seja, não é passível de ser substituído por um equivalente.
Para Kant os elementos que fundamentam a dignidade da pessoa humana, tem como ponto partida, a educação da razão, pois é por ela que o ser humano é “construído”. ... A liberdade, a autonomia e a vontade são atributos de um sujeito devidamente educado e conhecedor dos seus direitos.
Aponta no pensamento de Immanuel Kant o conceito de dignidade da pessoa humana isento de explicações metafísicas, numa cosmovisão antropocêntrica, na qual o ser humano, por ser dotado de razão, é ao mesmo tempo um fim em si mesmo e dotado de vontade autônoma. Palavras-Chave: Dignidade.
“Para Kant, a prerrogativa do legislador universal é de nos tornar pessoa, um ser com dignidade, como fim em si mesmo, que nos faz membros de um reino de fins, que liga todos os seres racionais sob leis comuns” (SOUZA, 1999, p. 27).
É uma qualidade inerente ao ser humano, que o protege contra todo tratamento degradante e discriminação odiosa, o assegurando condições materiais mínimas de sobrevivência.
38 curiosidades que você vai gostar
O princípio da dignidade da pessoa humana se refere à garantia das necessidades vitais de cada indivíduo, ou seja, um valor intrínseco como um todo. É um dos fundamentos do Estado Democrático de Direito, nos termos do artigo 1º, III da Constituição Federal, sendo fundamento basilar da República.
Dignidades sociais
Ou seja, segundo esses tipos de dignidade, as pessoas podem ser mais dignas ou menos dignas; e sua posição na “escala” de dignidade pode variar no tempo. i) dignidade de mérito; ii) dignidade de estatura moral; e, iii) dignidade de identidade.
Segundo Kant, todo ser humano tem um direito legítimo ao respeito de seus semelhantes e está, por sua vez, obrigado a respeitar todos os demais. A humanidade em si mesma caracteriza dignidade, pois o ser humano não pode ser usado meramente como meio por qualquer ser humano, mas deve sempre ser usado como um fim.
De acordo com Kant (1995:71-72), "quando uma coisa tem um preço, pode pôr-se em vez dela qualquer outra equivalente; mas quando uma coisa está acima de todo o preço e, portanto, não permite equivalente, então tem ela dignidade".
Como os profissionais de marketing entende e atende ao comportamento do consumidor?
Qual palavra pode substituir muitas?
Como os resíduos biológicos são classificados?
Qual é o gás que substitui o gás de cozinha?
O que substituir por hoje em dia?
Como colocar o CMD no lugar do PowerShell?
Quais são os sinônimos de educação a distância?
Qual o sentido da palavra passa?
O que fazer quando o Microsoft Edge não responde?
Como resolver o problema do vídeo no Instagram?
Como solucionar o problema da obsolescência programada?
Como resolver o problema de codec no celular?
Como substituir palavras num texto?
O que fazer quando o Origin não abre?
Porque o meu Adobe Flash Player não funciona?