Os ácidos nucleicos, que podem ser DNA ou RNA, são constituídos por uma pentose, um ácido fosfórico e uma base nitrogenada. No caso do DNA, a pentose é do tipo desoxirribose e as bases nitrogenadas são adenina, citosina, guanina e timina.
Assim como o RNA, o DNA é um polímero formado por nucleotídeos. Cada nucleotídeo é constituído por um açúcar, um grupo fosfato e uma base nitrogenada. No caso do DNA, o açúcar é uma desoxirribose e as bases nitrogenadas podem ser adenina (A), citosina (C), guanina (G) ou timina (T).
Ele é constituído por uma pentose, um fosfato e tem como bases nitrogenadas a adenina, guanina, citosina e uracila. O RNA, ao contrário do DNA, é composto por apenas uma fita e ela é produzida no núcleo celular a partir de uma das fitas de uma molécula de DNA.
A molécula de DNA é longa, formada por dois filamentos ligados entre si e entrelaçados, constituindo uma dupla hélice. Cada filamento de DNA contém unidades chamadas nucleotídeos, que são formados por três elementos químicos: fosfato, base nitrogenada e pentose (tipo de açúcar contendo cinco átomos de carbono).
O DNA apresenta diferentes conformações, são elas denominadas como A-DNA, B-DNA e Z-DNA. Sendo que, nas duas primeiras formas, a hélice gira para a direita, e a diferença entre elas está na distância necessária para fazer uma volta completa da hélice e no ângulo que as bases fazem com o eixo da hélice.
19 curiosidades que você vai gostar
Nos organismos eucarióticos, o DNA é encontrado no núcleo da célula, nas mitocôndrias e nos cloroplastos. Nos procariontes, o DNA está localizado em uma região que não é delimitada por membrana, denominada de nucleoide.
A diferença entre A e B-DNA está no número médio de pares de bases por volta da hélice: 10,9 no A-DNA e 10 no B-DNA. Já o Z-DNA tem uma estrutura um pouco diferente, com uma hélice de mão esquerda o esqueleto de açúcares e fosfato fazem um caminho em zig-zag. O B-DNA é a conformação mais importante in vivo.
A molécula de DNA é formada de dupla hélice longa, entrelaçada, com duas cadeias de açúcar (desoxirribose) e moléculas de fosfato, conectadas por pares de quatro nucleotídeos (bases). Os nucleotídeos são pareados; adenina (A) é pareada com timina (T) e guanina (G) é pareada com citosina (C).
No DNA, cada nucleotídeo é composto por três partes: um açúcar de cinco carbonos chamado desoxirribose, um grupo fosfato e uma base nitrogenada. O DNA usa quatro tipos de bases nitrogenadas: adenina (A), guanina (G), citosina (C) e timina (T).
Como tomar 4 comprimidos 3 vezes ao dia?
Como funciona as vagas remanescentes do Fies?
Como Iniciar uma carreira em TI?
Qual atividade desenvolve a flexibilidade?
Como funciona as redes de comunicação?
Como saber quem visitou meu Instagram grátis?
O que representa a mãe na constelação familiar?
Quais são as fases do rigor mortis?
Por que trabalhar a coordenação motora fina na educação infantil?
Qual é a nota mais difícil de cantar?
Como lucrar com compra e venda de ações?
Quais são os efeitos Fisiologicos da drenagem linfática?
Como saber quem se oxida é quem se reduz?
Como saber quem sofre redução é oxidação?
Como trabalhar identidade no berçário?
Como funciona o porte de arma para PM?
Como ver o perfil de alguém que me bloqueou?
Para que serve o mestrado e doutorado?
Qual a importância de trabalhar as frutas na educação infantil?