Diabetes Tipo MODY – O Diabetes Mody é um “tipo” de diabetes muito raro que , juntamente com o LADA acima, representa cerca de 1% dos casos diagnosticados. O termo MODY vem da sigla em inglês para Maturity Onset Diabetes of the Young” – o que significa, algo como diabetes juvenil de início tardio.
O MODY é definido como um diabetes familiar com idade de diagnóstico precoce (infância, adolescência ou adultos jovens) e modo de transmissão autossômico-dominante (revelado pela presença de três gerações de mesma linhagem afetadas) associado a defeitos no âmbito da secreção de insulina (1).
O TERMO DIABETES AUTO-IMUNE latente do adulto (LADA) foi introduzido por Tuomi e Zimmet para definir pacientes diabéticos adultos que não requeriam insulina inicialmente, mas que apresentavam auto-anticorpos contra as células-beta e progressão mais rápida para insulino-dependência (1).
Menos conhecido, o diabetes tipo Lada (diabetes latente autoimune do adulto) atinge 2% da população e ocorre geralmente em adultos. Esse tipo de diabetes se caracteriza por uma agressão ao sistema imunológico que destrói as células Beta, responsáveis pela produção de insulina em nosso corpo.
Os primeiros sintomas de diabetes tipo LADA incluem:Cansaço constante ou cansaço regular depois das refeições;Cabeça ausente;Fome logo depois das refeições.
23 curiosidades que você vai gostar
A diabetes tipo LADA pode ser inicialmente tratado com os antidiabéticos orais, usados para diabetes tipo 2, após o qual o tratamento com insulina é geralmente necessário, bem como monitoramento regular a longo prazo de complicações.
Quando se deve suspeitar da doença:Polifagia;Polidipsia;Formigamento nos pés e mãos;Poliúria;Infecções frequentes na bexiga, rins, pele e infecções de pele;Feridas que demoram para cicatrizar;Visão embaçada.
A consequência do diabetes tipo 1 é um acúmulo permanente de glicose na corrente sanguínea, o que causa uma porção de danos. Entre as complicações, destacam-se: Lesões e placas nos vasos sanguíneos, que comprometem a oxigenação dos órgãos e elevam o risco de infartos e AVCs.
A insulina é sempre usada no tratamento de pacientes com diabetes tipo 1, mas também pode ser usada em diabetes gestacional e diabetes tipo 2 (quando o pâncreas começa a não produzir mais insulina em quantidade suficiente).
Em relação às diferenças, os pacientes com LADA clinicamente tendem a ter uma média de idade menor, menor índice de massa corporea e mais frequentemente necessidade de insulina para o controle do diabetes.
A diabetes tipo 2 é uma doença crônica caracterizada pela resistência do organismo à insulina e aumento dos níveis de açúcar no sangue, que gera os sintomas clássicos como sensação de boca seca, aumento da vontade para urinar, vontade aumentada para beber água e, até, perda de peso sem causa aparente.
Recentemente, Fourlanos e cols. (4) sugeriram cinco critérios clínicos para diferenciar LADA de DM2: idade do início do diabetes < 50 anos, sintomas agudos ao diagnóstico, IMC < 25 kg/m2, história pessoal e familiar de doença autoimune.
Descrição: Doença auto-imune caracterizada pela destruição das células beta produtoras de insulina, uma vez que o organismo as identifica como corpos estranhos. A sua ação é uma resposta auto-imune. Existem vários tipos de diabetes, sendo que as principais são: tipo 1, tipo 2 e gestacional.
Existem dois tipos de diabetes: o diabetes tipo 1 e o diabetes tipo 2. Apesar do nome, são doenças diferentes, que possuem duas coisas em comum: a deficiência na produção da insulina e o excesso de açúcar no sangue.
Glicoquinase catalisa a mesma reação no fígado mas não sofreinibição aloestérica por G-6-P . "Tecidos" que só utilizam glicose como fonte de energia: tecido nervoso central (120 g/dia) e hemácia (36 g/dia). Reações de fermentação alcoólica possibilitam a obtenção de NAD+ na forma oxidada.
Sulfoniluréias: estimulam as células beta do pâncreas (células responsáveis pela produção de insulina) para liberar mais insulina. Estas drogas têm sido usadas desde os anos 1950.
A insulina deve ser administrada em pacientes com diabetes tipo 1 e em alguns casos de diabetes tipo 2 ou diabetes gestacional.
O uso da insulina deve ser recomendado pelo endocrinologista de acordo com o tipo de diabetes que a pessoa possui, podendo ser indicada a aplicação da injeção todos os dias antes das principais refeições, no caso da diabetes do tipo 1, ou quando os remédios anti-diabéticos começam a não ter efeito, no caso da diabetes ...
A indicação de iniciar insulina em DM2 ocorre na presença de DM descompensado, com perda de peso ou glicemia de jejum acima de 300 mg/ dl; também nos casos que a HbA1c estiver fora da meta de < 7,0 por mais de 3 meses, mesmo em uso correto de dieta e hipoglicemiantes orais.
No caso das pessoas com diabetes tipo 2, a idade média era de 65,4 anos e a expectativa de vida, de 18,6 anos (vivendo até 84 anos).
Diabetes tipo 2 – ocorre quando além da carga genética, a obesidade, o sedentarismo e a alimentação inadequada, dificultam o trabalho da insulina liberada no organismo, que por vezes não produz insulina suficiente para controlar a taxa de glicemia. Esse é o tipo mais comum e atinge 90% das pessoas que têm diabetes.
O diagnóstico de LADA é atualmente baseado em três critérios: (1) idade adulta no início do diabetes; (2) a presença de autoanticorpos de ilhotas circulantes; e (3) falta de necessidade de insulina por pelo menos 6 meses após o diagnóstico.
Diabetes Tipo 2PESO – Mantenha o seu peso ideal: O seu peso ideal baseia-se no Índice de Massa Corporal (IMC) e no seu perímetro abdominal. ... ALIMENTAÇÃO – Faça uma alimentação mais saudável e equilibrada: Evite as gorduras e fast food e opte antes pelas carnes magras.
Uma doença autoimune é um mau funcionamento do sistema imunológico, levando o corpo a atacar os seus próprios tecidos. Ainda não se sabe o que desencadeia as doenças autoimunes. Os sintomas variam de acordo com a doença e a parte do corpo afetada.
O que fazer quando o soro infiltra?
Onde guardar a ração do cachorro?
O que fazer quando o veículo tem autuação?
Qual animal que começa com a letra Q?
Qual o nome genérico do paracetamol?
O que falar da turma no Conselho de Classe?
O que é questão prejudicial homogênea e heterogênea?
Qual é o nome do símbolo do dinheiro?
Qual o tempo ideal para ficar na internet?
O que acelera a aparição e propagação da resistência aos antimicrobianos?
Quais as 10 maiores cidades da Inglaterra?
Quanto ganha filha solteira de militar?