O desgaste de flanco ocorre na superfície de folga da ferramenta, causado pelo contato entre a ferramenta e a peça. É o tipo mais comum de desgaste. Ocasiona a deterioração do acabamento superficial da peça, pois modifica totalmente a aresta de corte original.
O crescimento do ângulo de folga (α) diminui o desgaste de flanco, porque reduz a área de atrito entre a ferramenta e a peça. Por outro lado, seu crescimento também enfraquece a cunha de corte.
Tipos de DesgasteFadiga de contato.Fadiga térmica.Curva S-N.
No flanco da ferramenta, onde ocorre o desgaste de flanco, são medidas a largura média do desgaste VB e a largura máxima da marca de desgaste VBmáx. Nem sempre a marca de desgaste é muito nítida, devido a mudanças de cor ou oxidações que ocorrem no flanco, nas regiões limites de contato.
Em síntese, o desgaste de flanco (Figura 4) ocorre nas superfícies de folga, atingindo tanto a aresta principal de corte como a secundária, ou ambas. Quando atinge a aresta principal de corte, resulta num aumento das temperaturas e forças envolvidas no corte, podendo causar vibrações tanto na ferramenta como na peça.
15 curiosidades que você vai gostar
O motivo do desgaste está na combinação de altas temperaturas de usinagem e fortes carregamentos mecânicos. O desgaste de flanco ocorre na superfície de folga da ferramenta, causado pelo contato entre a ferramenta e a peça. É o tipo mais comum de desgaste.
Os mecanismos de desgaste das ferramentas cerâmicas são complexos e geralmente influenciados por: difusão, lascamento, abrasão na superfície de flanco, adesão na superfície de saída, abrandamento térmico, fratura catastrófica, cratera e desgaste de entalhe no flanco e na aresta secundária.
O desgaste, de maneira genérica, pode ser definido como uma perda progressiva de material de uma superfície ocasionado pela interação dela com outra superfície ou com o meio ao qual ela está sendo exposta.
O desgaste por abrasão é amplamente encontrado na indústria. Ele acontece em peças nas quais as superfícies possuem movimentos relativos entre si. Esse tipo de desgaste acontece quando há uma remoção de material da superfície devido a ação de partículas duras presentes entre elas.
2 AVARIAS E DESGASTES DA FERRAMENTA
Esta elevada solicitação da ferramenta conduz aos chamados desgastes ou avarias. Desgaste é o fenômeno progressivo nas superfícies da ferramenta em função da ação de cortar, que muda a forma e, portanto a geometria original da ferramenta.
Desgaste ocorre em acoplamento estacionário entre duas peças em movimento relativo causado por uma vibracão ou outro fator. Pode ser identificado pela aparência corroída da superfície, presença de ferrugem e pela aspereza da superfície. Maneiras de eliminar ou reduzir esse tipo de desgaste: Diminuir vibração.
Um dos principais tipos de desgaste estudados em tribologia é o abrasivo, devido a sua importância financeira e ocorrência. A ASTM G40-01 define como desgaste abrasivo como ¨a perda de massa resultante da interação entre partículas ou asperezas duras que são forçadas contra uma superfície, ao longo da qual se movem¨.
Atrição/Abrasão no desgaste dentário
Ocorre devido ao atrito entre os dentes superiores e inferiores, durante a mastigação e a oclusão. Embora certo nível de atrição seja considerado normal, em casos mais graves pode levar a uma considerável perda óssea e até dentária.
O desgaste de uma ferramenta de corte é caracterizado pela mudança de sua forma original durante o corte, resultante da perda gradual de material. As formas de desgaste que a ferramenta pode apresentar são decorrentes dos mecanismos de adesão, oxidação, abrasão e difusão.
Vibrações regenerativas
Resultam de um mecanismo de auto-excitação na geração da espessura do cavaco durante as operações de usinagem. Podem ser causadas por acoplamento de modos ou regeneração da espessura do cavaco.
Diniz et al (2001), estabelece alguns fatores que determinam até quando uma ferramenta deve ser substituída e que podem ser utilizados como uma referência para o fim de vida de uma ferramenta: valores elevados de desgastes podendo levar à quebra da ferramenta; temperaturas excessivas atingidas pela ferramenta; as ...
Abrasão entre dois corpos
Se dá quando o desgaste é causado por protuberâncias ou partículas rígidas fixadas à superfície. Com o passar do tempo essas superfícies ficam mais desgastadas e perdem se partículas do objeto.
Com relação aos mecanismos de desgaste, se destacam:1 – Desgaste por Adesão: As superfícies não são totalmente planas, ainda que polidas. ... 2 – Desgaste Por Abrasão: Mecanismo mais comumente encontrado. ... 3 – Desgaste por Corrosão: ... 4 – Desgaste por Fadiga: ... 5 – Desgaste por Erosão:
abrasão Processo erosivo de rochas pelo impacto e. Processo erosivo ou de desgaste de rochas pelo impacto e/ou atrito/fricção de partículas ou fragmentos carregados por correntes eólicas, glaciais, fluviais, marinhas, de turbidez, pelo vai e vem de ondas.
Você conhece o desgaste por corrosão? Ele consiste na destruição ou estrago gradual do material devido a sua reação com o local em que está interagindo. O material pode ser metálico, cerâmico ou polimérico (deterioração), apesar que seja mais trivial o estudo da corrosão em metais.
Erosão é o processo de desgaste, transporte e sedimentação do solo, dos subsolos e das rochas como efeito da ação dos agentes erosivos, tais como a água, os ventos e os seres vivos.
19 sinônimos de desgaste para 4 sentidos da palavra desgaste: Deterioração de um material: 1 deterioração, destruição, corrosão, ruína, degradação, esfacelamento, gasto, consumo, consumição, consumpção, atrição, usura.
Assim são os processos de usinagem – que consistem em fazer o desgaste de uma matéria-prima para a fabricação de uma peça.
...
São elas:Fresadoras CNC;Torno mecânico;Torno CNC;Retífica cilíndrica;Máquina de corte a laser;Máquina de corte a seco;Centro de usinagem.
Torneamento é o processo de usinagem usado para fabricar peças cilíndricas, no qual a ferramenta desenvolve um deslocamento linear, enquanto a peça exerce um movimento rotacional. Normalmente executado por um Torno, o torneamento usina o diâmetro da peça até certa dimensão especificada dando-lhe um suave acabamento.
No processo de fresamento, o metal excedente de uma peça é removido com a fresa. Essa ferramenta usa diversos gumes cortantes na tarefa. Essa operação, típica da usinagem, é feita através de uma máquina chamada de fresadora.
Como faço para regularizar o GNV?
Como jogar o Valorant no Brasil?
Como atualizar o Cadastro da Caixa Econômica Federal?
Como fazer a planta de um imóvel já construído?
Como regularizar obra antiga na Receita Federal?
Como renovar documentação de embarcação?
Quanto custa para devolver um cheque ao banco Bradesco?
O que é supressão do eixo hormonal?
Como regularizar o MEI na Receita Federal?
Como fazer a regulagem de uma calcareadeira?
Quanto tempo demora a validação do Caixa Tem pelo WhatsApp?
O que é preciso para legalizar um estúdio de pilates?
Como conseguir certidão de quitação eleitoral?
Como consultar todos meus dados na Receita Federal?
Como jogar GTA San Andreas sem comprar?